Executando verificação de segurança...
4

Parabéns por se desafiar a fazer algo novo e reconhecer seus erros, é assim que se vai para frente.

Uma dúvida: esse ano que você gerou a receita de RS3.000 inclui o tempo de produção ou foi um ano inteiro de atividade? Porque um questionamento que surge lendo o seu relato é por que você não resolveu esses problemas ao longo do ano? Por exemplo, esse problema da assinatura "freemium" seria resolvido facilmente com um ajuste dos valores, não? Além disso, é normal no começo de um empreendimento ter que segurar o rojão até começar a dar lucro, mas RS2.000/mês com um faturamento bruto médio de RS250/mês é osso. Por isso, baratear os custos de manutenção era absolutamente fundamental; sem saber a fundo detalhes do projeto não consigo afirmar se isso seria fácil, mas de qualquer jeito era necessário.

De toda forma, tenho certeza que a experiência desse projeto te trará muitos frutos no futuro.

Abs.

Carregando publicação patrocinada...
2

Felizmente eu não cheguei a pagar por nenhuma fatura. Mas realmente foi bem desanimador, tentei por muitos, mas chegou num momento que não conseguia nem mesmo me convencer de que valia a pena continuar.

Diminuir os custos de manutenção seria uma tarefa fácil de fazer, com alguns energéticos dava pra resolver num sábado a noite. Me perguntei sériamente se gostaria de fazer isso e cheguei a conclusão que não, que eu deveria focar em outra coisa, dessa vez mais experiente, mais preparado e com vontade de dar a volta por cima.

Isso foi um dos grandes motivadores para eu "quitar" do projeto.

Obrigado pelo seu comentário!