Executando verificação de segurança...
1

Vai por mim, escolha um framework css, a coisa mais improdutiva é fazer layout com css puro. Os Framework css ja resolveram um monte de problemas e mesmo voce sendo o cara mais pica no css vai encontrar cenarios que vão te fazer perder horas pra resolver, principalmente questões relacionadas a versões de browser, mobile etc.

Eu iria além, use e abuse de frameworks consolidados como angular, react, vue, blazor use orms, etc.

Se concentre em fazer todo o sistena funcionar, entregue na metade do prazo e na sequência refatore pra obter o maximo de desempenho.

Esse é o segredo do sucesso, entrega rapida com performance e qualidade e os frameworks estao ai pra isso.

Carregando publicação patrocinada...
1

Discordo da sua visão. Primeiro que, se você tem experiência com CSS, não vai perder hora para resolver uma situação. Sinceramente, se você perder horas, você só não domina linguagem. Eu mesmo executo CSS sem olhar para a documentação, mas tenho muita experiência com a tecnologia.

Já fiz landing pages de alta performance com menos de 5KB de CSS nativo e ferramentas de transpilação. Enquanto de você aiciona no mínimo 160KB só para o Bootstrap, por exemplo.

Sobre questões relacionadas a "browser, mobile, etc"; não entendi muito bem. Existem diversas ferramentas que ajudam a transpilar o CSS e trazer compatibilidade, tratamento e compressão. À exemplo, SASS, SCSS, LESS, Styled-Components, PostCSS, etc.

E por fim, você tem que sempre analisar cada cenário. Geralmente websites institucionais, plataformas voltada para o público geral, fugiria de frameworks. Eles tiram toda a personalidade do projeto. No máximo utilizaria uma biblioteca atômica, como Tailwind.

Já para sistemas internos, preditivos, frameworks encaixam melhor. Ainda sim, utilizaria bibliotecas atômicas que podem compilar apenas as classes CSS que foram utilizadas.

1

Se você é um dev "pica" no frontent e consegue ser mais produtivo usando css puro, do que usando frameworks, ai nem entra a discussão.
Ponto é que nem todo mundo é o bichão do css.
Considerando que é um projeto médio, considerando que outros darão continuidade no projeto, eu com certeza não utilizaria css puro.
Será uma dor de cabeça contratar um bom profissional que depois consiga dar manutenção porque é escasso esse perfi no mercado. A grande maioria dos devs estão acostumados com frameworks, seja Tailwind, Bootstrap, etc.

Sobre tamanho de css, isso é coisa do passado, a internet mais "peba" hoje em dia da conta de carregar alguns kbs a mais dos frameworks, sem contar os CDNs da vida.

Questões de mobilidade que eu falei, é sobre coisas tolas como alinhamento de um objeto no celular, mobile first, já vi dev especialista levar um coro para resolver problemas assim, coisa que frameworks já resolveram.

Sobre tirar a personalidade do projeto, o framework é para resolver coisas triviais, a identidade visual ainda é responsabilidade da equipe que deve seguir a orientação do cliente.
Neste caso concordo contigo que Tailwind seja uma opção melhor do que boostrap.

Para finalizar, muitos projetos atrasam por questões como essa, o simples reinventar a roda, então eu levaria esse quesito de velocidade de entrega muito a sério.

1

Um tanto equivocado seu conselho.

Ele pediu opnião sobre css e bootstrap, ou seja, algo voltado pra estilização.
E sobre o segredo do sucesso "Esse é o segredo do sucesso, entrega rapida com performance e qualidade e os frameworks estao ai pra isso.", do jeito citado, parece até ser algo trivial.

1

Equivocado por quê?
Dei minha opinião baseado no que vivi ao longo de mais de 10 anos como programador.
Trabalhei praticamente minha vida toda no seguimento bancário onde o foco sempre foram produtividade e desempenho, por isso dei o conselho baseado nisso.

Sendo banco a coisa mais insana que existe, acho até difícil um cenário que tenha mais pressão do que este, logo para mim se tornou uma obrigação a busca por produtividade e performance.

Sobre entregar rápido e com desempenho.
Sabe porque não é trivial?
Devido a dúvidas como essas, devido ao desejo de reinventar a roda, por eternas, longas e filosóficas discussões, frameworks estão ai para serem usados, para encurtar caminho.
Desempenho se consegue com noções básicas e bom senso, o simples que funciona, o benchmarking, tudo isso tem como monitorar.
Logo se você constrói com framework, você entrega mais rápido, o passo seguinte você começa o monitoramento e atua refatorando os gargalos.

Vivemos a época de ouro da programação, devops, kubernets, cloud, microsserviços, frameworks, alto poder de processamento até em um notebook domestico e você vai me dizer que produtividade e desempenho não é trivial? ; - )