Discordo da sua visão. Primeiro que, se você tem experiência com CSS, não vai perder hora para resolver uma situação. Sinceramente, se você perder horas, você só não domina linguagem. Eu mesmo executo CSS sem olhar para a documentação, mas tenho muita experiência com a tecnologia.
Já fiz landing pages de alta performance com menos de 5KB de CSS nativo e ferramentas de transpilação. Enquanto de você aiciona no mínimo 160KB só para o Bootstrap, por exemplo.
Sobre questões relacionadas a "browser, mobile, etc"; não entendi muito bem. Existem diversas ferramentas que ajudam a transpilar o CSS e trazer compatibilidade, tratamento e compressão. À exemplo, SASS, SCSS, LESS, Styled-Components, PostCSS, etc.
E por fim, você tem que sempre analisar cada cenário. Geralmente websites institucionais, plataformas voltada para o público geral, fugiria de frameworks. Eles tiram toda a personalidade do projeto. No máximo utilizaria uma biblioteca atômica, como Tailwind.
Já para sistemas internos, preditivos, frameworks encaixam melhor. Ainda sim, utilizaria bibliotecas atômicas que podem compilar apenas as classes CSS que foram utilizadas.