Executando verificação de segurança...
14

PITCH: Criei um gerador de Qr Code Pix

Olá pessoal !

Me chamo Leandro e sou formado em Ciência da Computação há alguns bons anos (é, ja to ficando velho haha). Atualmente trabalho como dev back-end, porém essa vida de CLT está me deixando muito desanimado, não tenho mais tanta motivação como tinha há anos atrás.

Como gosto muito de empreendedorismo, comecei a me aprofundar em negócios (Micro)SaaS, estudar conceitos e formas de monetização. Em 2021 eu comecei a brincar com side-projects, nisso desenvolvi um gerador de Qr Code Pix em PHP, algo muito simples e básico, com o intuito de estudar sobre SEO e formas de monetização.

Na época meu site tinha poucas visitas, cerca de 15 ao dia. Bem, eu já estava feliz pois não fazia nenhum tipo de divulgação ou trabalho de SEO, realmente era muito cru nisso. Ano passado fiz um rework no site, comecei a aprender VueJS e reestruturei algumas features e layout, otimizando SEO on-page e off-page. Em poucos meses passei de 15 visitas ao dia para 100, e de lá pra cá foi crescendo!

Com esse aumento de visitas orgânicas, implementei monetização de forma recorrente, integrando à um gateway de pagamento. Nos primeiros dias já consegui meus primeiros clientes, isso me serviu como motivação, e estou muito feliz em ver um código meu render dinheiro!

Meu próximo objetivo agora é escalar e conseguir mais assinantes. E futuramente ter uma carteira de MicroSaaS :)

Segue o link do meu site: https://www.geradordepix.com

Agradeceria qualquer sugestão, feedback ou opinião que puderem dar!

Carregando publicação patrocinada...
3
1

Parabéns meu amigo! Achei muito bom o sistema que você criou, tem futuro demais aí. Eu não entendi muito bem uma coisa, como funciona a monetização desse serviço?

1

Muito obrigado! Atualmente o site permite a criação de 3 Qr Codes na semana para uma determinada chave Pix. Caso precise gerar mais, é necessário fazer uma assinatura mensal ou anual. Ou então esperar a próxima semana para poder gerar novamente.

1

Parabéns, Leandroat!
Gostei muito do trabalho.

Todo o texto que o site tem é justamente para melhorar o SEO ?

Você acredita que esse tipo de site seria "aprovado" pelo Googe Adsense ? Pergunto isso, pois tenho algumas ideias de ferramentas para colocar no ar e tentar monetizar (bem no futuro) com propaganda ao invés de pagamento recorrente ou por uso. A ideia de propaganda é porque sou bem iniciante e não sinto segurança (mas ideia tenho algumas hahah) e vou focar em coisas menores para aprender.

Parabéns mais uma vez!

1

Obrigadão, Denis!

Cara, no processo de estudo em monetizar o site, eu considerei utilizar o Adsense, inclusive tentei submeter 2 vezes, mas em ambas o Google negou alegando conteúdo com baixa relevância, mesmo tendo muitos acessos.

Então comecei a adicionar conteúdo nele, como pôde ver, inserindo textos e artigos. Isso tem ajudado o SEO, e talvez no futuro eu tente novamente submeter para o Google Adsense.

1

Pesquisei de forma bem superficial outros sistemas de Adsense, mas não sei ainda definir o meu sentimento, sabe? hahaha
Chegou pesquisar outros sistemas ou somente o Google mesmo?

Coloquei teu site no Similarweb e gostaria de saber se os números ali apresentados são próximos ao real, mas caso não queira falar tudo bem. Estou fazendo uma listinhas de sites como referência e realmente achei o teu trabalho bem legal.

imagem-2023-06-15-112717602.png

1

É mais ou menos isso aí mesmo hehe

Eu até considerei usar outros ads managers, mas não cheguei a testar. Parti logo pra recorrência.

Talvez seja interessante combinar ambos os tipos de monetização futuramente.

1

Obrigado por responder sobre as visitas, tinha dúvida sobre o funcionamento dessa ferramenta com sites "menores".

Vou tentar estudar de forma mais profunda sobre outros sistemas de ads para ver se é viável aplicar ou se devo manter o foco no google mesmo.

1

Gostei do trabalho, apenas um ponto de atenção seu código fonte ficou exposto de maneira legível nos navegadores dos clientes bastando apenas inspecionar o código e ir na aba de source não sei como funciona no Vue mas no React conseguimos fazer o código ficar em modo de bundle sem expôr o código legível apenas com uma variavel de ambiente.

1
1
1
1

Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho, só tenho uma dúvida sobre monetização, o gateway de pagamento é para uma conta de pessoa física ou jurídica? Precisa gerar nota fiscal por assinatura ?
Tenho medo de começar a fazer um site e monetizar por assinatura e não estar fazendo da "maneira correta" sobre notas fiscais, imposto, essas coisas.
Seria muito um post aqui no tabnews desmistificando tudo isso.

1

Cara, eu integrei utilizando uma conta de pessoa física mesmo. Não vale a pena abrir um CNPJ antes de ter validado o negócio. Uma vez tendo o produto escalado, talvez seja interessante abrir empresa pelo fato de pagar menos imposto.

Nenhum assinante meu pediu nota fiscal, o que eu mando é um comprovante da assinatura por email.

E concordo sobre a idéia do post desmistificando alguns detalhes de negócio, pode ser que seja interessante mesmo.

1

Primeiramente...

Cara.. que dahora!! Parabéns.. eu me identifiquei muito com você (pelo menos na parte de ser empreendedor kkk pq não tenho toda essa experiência não)! Muito massa mesmo sua ideia. Vira e mexe to bolando coisas, tendo ideias, com o intuito de ter produtos escaláveis que resolver problemas/dores muito fortes (e específicas) para poder monetizar. Acho isso muito massa! Elogio todos que tem esse espírito empreendedor que enxerga negócio em tudo. Top demais! Parabéns e sucesso.

Segundamente...

Me coloco à disposição em te ajudar em algo. O que quiser mesmo. Não sei muito, mas se achar que existe alguma demanda que eu possa agregar, estou à disposição. Segue meu currículo online (http://gabrielcss.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Curriculo-Gabriel-Carlos-2023.pdf)

1
1

Minha sugetão seria a de começar a fazer testes com a distribuição com tráfego pago, em especial no Facebook e Instagram.
Nestes testes pode validar o público que adere mais à sua oferta, quais benefícios do uso do seu software chama mais atenção, qual formato de mídia gera mais cliques etc.

No final, você consegue validar onde seus recursos serão capazes de trazer mais assinantes.

Meu caso, por exemplo:
Depois de validar o público do meu SAAS, direcionei toda a comunicação para um subnicho do nicho em que estou. Como não tenho caixa ilimitado para marketing, consigo mirar onde tenho melhor retorno sobre o investimento.

Outro ponto, é você começar a mapear seus indicadores...
Quando começa a investir na visibilidade, você começa a ter como identificar o retorno que tem sobre seu investimento. Depois disso fica mais simples de planejar o crescimeto.
Ex.: Já fiz uma ação em que investi 900 reais em anúncios e gerei pouco mais de 400 reais de receita recorrente (clientes novos, que ficam comigo por pelo menos um ano).

Em uma próxima ação, já teria a previsão de colocar 1800 reais e voltar, pelo menos, 800 reais mensais. Digo "pelo menos" porque, depois de validar os testes, a gente sabe onde aplicar melhor o dinheiro.

Em um ano, só estes 1800 reais se transformariam em, no mínimo, 21.600 reais
(Faça as constas se investir consistentemente mês a mês kkk)

1

Valeu pelos inputs, Charles!

Eu ainda não pensei em investir em tráfego pago por conta da alta taxa de visitas diárias, o que acaba sendo "barato" pra mim nesse ponto, gastando apenas com infra. Ou seja, todos meus assinantes até agora vieram do orgânico.

Mas vou começar a pensar com carinho nisso hehe

Sobre começar a mapear os indicadores, já tenho feito isso. Possuo uma planilha excel bem simples mesmo, onde controlo meu MRR, Churn, e algumas outras informações relevantes. Ainda preciso aprender muito mais, mas adianto que já está divertida a brincadeira! haha

PS: Nós trocamos idéia brevemente no instagram essa semana hehe

1

Sim sim!
SEO é ótimo, mas aqui eu acabei deixando de lado (é um dos meus pontos fracos). Depois que aprendi o tráfego pago, foquei só neste...

O que fez a diferença para mim é a questão de ter controle e de não precisar que as pessoas busquem pela solução (se coloca X, vem Y, então, quando colocar 2X, virá, pelo menos, 2Y).

Sobre os indicadores, precisa começar a mapear também o CAC e o LTV.

PS: Verdade! kkk
Depois podemos trocar uns insights la

1
1
1
1

Muito legal. Parabéns!!! Também estou com essa ideia de criar um micro serviço e monetizar. Sou desenvolvedor C# Windows Forms. Agora que estou entrando no mundo web. E pretendo adquirir mais conhecimento mas quero montar algo do gênero.

1
1
1

Cara, projeto muito massa! Parabéns!
Me interessei pq trabalho há pouco tempo, menos de 3 anos, como back-end tbm e estou com um projeto em mente que não comecei por não saber da viabilidade, e ver esse seu me deu uma animada!
Nessas suas pesquisas vc chegou a ver algo relacionado a pagamento de boletos via API? Imagino que vc tenha estudado algumas APIs para geração do pagamento via pix. Sei que é possível gerar boletos utilizando alguns bancos, mas queria automatizar o pagamento de boletos via script e até então não encontrei nada parecido com isso

1

Muito obrigado! As vezes pensamos que a idéia pode não ser interessante em termos de negócio, mas se tu focar na dor de um público, sempre terá sucesso.

Cara, minhas assinaturas são feitas apenas com cartão de crédito, isso tendo em vista evitar um churn maior. Caso opte por boleto, por exemplo, meu assinante terá uma tomada de decisão todo mês, isso pode me fazer perder assinaturas.

1
1
1
1

Hmm, bacana, mas digo pra para gerar qrcodes sistematicamente, por exemplo via REST: faço uma requisição e isso me retorna um qrcode, ou algo nesse sentido, pensa em algo assim?

1
1

Meus Parabéns!
uma dica: Colocar a opção de selecionar a cor via HEX ficaria mais massa ainda. Mas, de qualquer forma, ficou incrivelmente bem feito!

1
1

Cara, fala um pouco sobre o processo de criação da ferramenta.

  • Bateu direto na API do BC? Ou utilizou algum serviço de meio de campo?
  • Por que Vue? E quais caminhos tu tomou para melhorar teu SEO?
  • Quanto tempo entre começar a escrever o código e por no ar?