Executando verificação de segurança...
1

A primeira coisa a ser levada em consideração é que o Vue foi criado pela comunidade. O react é patrocinado por uma empresa bilionária. Isso já é suficiente para mostrar o porque da diferença entre o número de conteúdo.
A lenda diz que a comunidade vue surgiu após a Google aposentar o AngularJS. A primeira versão do vue era muito parecida. Quase igual. O Google mudou tudo quando criou o Angular em typescript e deixou a comunidade que estava se formando em volta extremamente insatisfeita. Nesse contexto surgiu o vue. Muita gente migrou para o angular novo, muita gente migrou pro vue. Foi uma época de brigas acirradas. O angular evoluiu do seu jeito. O vue evoluiu do seu jeito e o react também. Hoje ambos são extremamente fortes em seus nichos.

Eu, particularmente, odeio react. Mas paradoxalmente adoro o next. Ja fiz projetos inteiros em next mas nao quero nem ouvir falar de react. Eu sei. É uma opinião estranha.

Ja com vue é o contrário. Eu acho o nuxt horrível. Todos os projetos que eu inicio, eu tento fazer em nuxt mas sempre desisto. Acabo fazendo só os sites mesmo. Sistema, nunca. Começo e abandono sempre.

Um simples adendo: eu continuo insistindo em nuxt pq eu vejo a evolução dele. Creio que breve eu me renderei. Ele tem uma série de melhorias em relação ao vue puro e vale a pena usar sempre que possível. Mas por enquanto, estou só nos sites mesmo.

Carregando publicação patrocinada...
1

Interessante, não sabia desse backstory, mas sim, o fato de não ter uma grande corporação por trás é bastante significativo, acho incrível até onde o Vue chegou quando penso nisso.

Na verdade eu acho sua opinião sobre amar Next e odiar React bastante válida kkkkk. O React por si só causa muita dor de cabeça, é muito difícil vc conseguir manter o projeto consistente durante todo o desenvolvimento, já utilizando o Next acaba sendo mais fácil de manter essa consistência e aproveitar melhor o poder do React.

Eu gostaria muito de falar mais sobre o Nuxt para a parte de sistemas, no entanto já estou há algumas horas tentando iniciar um projeto mas não consigo por conta de alguns erros de Hydration.

Mas assim, no geral acho muito melhor ter uma API separada onde você coloca seu sistema, regras de negócio e etc do que colocar tudo em uma só framework. Com isso o projeto fica muito mais limpo, na sua framework que entrega o front ela só faz isso mesmo, se comunicando com sua API por trás dos panos, onde também vai ter apenas suas regras de negócio e é isso. Se você conseguir definir certinho os contratos que cada parte deve entregar dá de ter uma experiência muito boa desenvolvendo.

1

Exatamente. Achei que minha opinião seria polêmica. Foi bom encontrar alguém que concorda logo de primeira.

Mas é isso. O nuxt, eu sei, um dia, eu vou conseguir saco para tocar o projeto inteiro nele. Mas é sempre assim: Você tenta iniciar, passa horas, dias... quebrando a cabeça pra iniciar. Às vezes você chega lá na frente e empaca em uma coisa que é simples no Vue puro. Aí vai procurar conteúdo e só acha coisa do nuxt2. O nuxt 3 mudou muito. Aí dificulta até achar conteúdo, inclusive pelo fato de ele ter saído do beta recentemente.

Com next você não tem esse problema por que nunca houve essa mudança com breakchange que você não consegue aproveitar nada.

Mas enfim. Tenho fé que vai dar certo. Todo projeto novo eu tento. Já já terei outra oportunidade. Vamos em frente. Nuxt redondinho com vue 3 e typescript é um sonho.

Só finalizando: A parte de API interna no Nuxt é muito boa. Mas eu só uso em coisa simples. Minhas APIs são sempre externas mesmo.

Aproveitei o final de 2022 pra migrar tudo de Adonis + Vue2 + Vuetify para Nest + Tailwind + Vite + Vue3 com composition API. Não me arrependo. A produtividade está bem mais alta. Typescript é outro nível.

1

Espero pelo dia que o Nuxt vai chegar nesse nivel também, vai ser muito bom. Vou continuar a bater a cabeça nele também e é isso. Nossa stack ta quase igual, só troco o Nest pelo flask