Interessante, não sabia desse backstory, mas sim, o fato de não ter uma grande corporação por trás é bastante significativo, acho incrível até onde o Vue chegou quando penso nisso.
Na verdade eu acho sua opinião sobre amar Next e odiar React bastante válida kkkkk. O React por si só causa muita dor de cabeça, é muito difícil vc conseguir manter o projeto consistente durante todo o desenvolvimento, já utilizando o Next acaba sendo mais fácil de manter essa consistência e aproveitar melhor o poder do React.
Eu gostaria muito de falar mais sobre o Nuxt para a parte de sistemas, no entanto já estou há algumas horas tentando iniciar um projeto mas não consigo por conta de alguns erros de Hydration.
Mas assim, no geral acho muito melhor ter uma API separada onde você coloca seu sistema, regras de negócio e etc do que colocar tudo em uma só framework. Com isso o projeto fica muito mais limpo, na sua framework que entrega o front ela só faz isso mesmo, se comunicando com sua API por trás dos panos, onde também vai ter apenas suas regras de negócio e é isso. Se você conseguir definir certinho os contratos que cada parte deve entregar dá de ter uma experiência muito boa desenvolvendo.