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[DÚVIDA] a discrepância entre apps mobile e apps de desktop

eu não entendo, como raios o capcut pode pesar 100mb na versão mobile e ABSURDOS 2,5gb na versão de pc???? isso é 25 VEZES MAIS! e isso com quase todos os apps e jogos. por que isso acontece? muitos deles são exatamente iguais em ambas as versões.

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Não sei detalhes como ele foi desenvolvido, mas se ele foi desenvolvido com tecnologia web pode ser por causa do Electron. Isso é uma praga.

Mas pode ser tecnologias bem diferentes. E alguém lá tomou a decisão de usar uma que é uma porcaria nesse quesito porque tinha alguma vantagem que ela viu para usar no desktop.

Até porque muitas vezes as pessoas consideram que o desktop tem recursos sobrando e o celular não. É um erro, mas as pessoas adoram cometê-lo.

Se for a mesma tecnologia eu não consigo explicar, mas deve ser uma tecnologia muito ruim. Talvez porque ele praticamente emula o que o celular entrega nativamente, mas eu não creio muito nisso, apesar de que já vi todo tipo de maluquice.

Vou contar uma anedota sobre desperdício. Um cliente meu um software feito em ASP com menos de 1MB. Como ASP é uma tecnologia antiga, estava começando a ter alguns percalços por falta de suporte adequado e era feio, o cliente contratou alguém para refazer, desta vez o cara escolheu Laravel. O sistema não mudou nada importante, não ficou maior, só fazendo as mesmas coisas e o sistema passou a ter mais de 1GB. As pessoas estão ficando insanas. precisa pensar um pouco antes de adotar certas coisas.

Eu sou do tempo que um ERP inteiro rodando em milhares de empresas, algumas grandes e complexas estava "brigando" porque estava chegando a 10MB.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

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sim, faz. pra ser sincero, eu acho que a causa principal é simplesmente porque os devs não focam em otimizar e reduzir os apps de desktop. é o que você disse: consideram o pc como uma plataforma abundante e desperdiçam espaço e recursos do mesmo como se não tivesse problema.

é um erro que adoram cometer

e isso é ridiculamente comum. ibispaint, godot, discord, fl studio... todos eles são no mínimo 20 vezes mais leves no celular.

faz sentido pras empresas que primeiro fizeram o app de desktop e só depois com mais recursos passaram pro mobile, onde tiveram a chance de fazer algo muito bem feito e otimizado. mas no caso do ibispaint e do capcut, eles começaram no mobile e de alguma forma no pc aumentaram o tamanho do software em 20 vezes! refizeram pra maior com os exatos mesmos recursos!

acho que seria plausível o uso de tecnologias diferentes aumentar em 3, 5 vezes o tamanho, mas 20 vezes? acho que a única explicação é que não ligam pro tamanho dos apps de desktop.