Esse caso que vc citou eu não considero gambiarra, e sim um sujeito que levou a automação ao extremo. Um pouco de automação no dia-a-dia não faz mal nenhum. Eu tenho alguns scripts para agilizar tarefas repetitivas, e não tem nada de gambiarra nisso, vejo mais como ganho de produtividade.
Pra mim, gambiarra é aquela solução mal feita, longe de ser a ideal, um remendo, algo tosco mas que dá a impressão de estar certa porque "funciona". Alguns exemplos:
Claro que todo mundo já fez (eu incluso), muitas vezes por falta de experiência, desconhecimento de uma solução melhor, ou a famosa falta de tempo (quanto mais curto o prazo, mais gambiarras aparecem). Mas ela deveria ser o último recurso: primeiro tente fazer direito e só se não der mesmo, recorra à gambiarra.
E só pra citar uma (e deixar claro que não me orgulho de nenhuma das que já fiz), uma vez eu estava apanhando do CSS para acertar um espaçamento, e (olha aí a clássica desculpa) como o prazo estava no fim, acabei colocando um monte de <br>
e
. Só pra me redimir: depois que a versão foi pro ar e ganhamos algum fôlego, consegui arrumar.