A resposta, pra variar é "depende".
Tem faculdades boas e ruins, assim como tem profissionais bons e ruins, que fizeram ou não fizeram faculdade - no mercado vc vai achar todas as combinações, e muitos vão dizer que estão certos e os outros estão errados: quem fez a faculdade boa pode falar que foi fundamental pra carreira, mas também pode falar que algumas coisas deu pra aproveitar e o resto é inútil. Assim como quem não fez, pode falar que nunca fez falta, ou então falar que deveria ter feito.
Nesses anos todos já ouvi de tudo, então sempre que perguntar pra alguém, prepare-se para ouvir uma opinião fortemente enviesada pela história de vida da pessoa. Aliás, o viés costuma ser fortíssimo para quem teve uma formação ruim. Já vi muita gente dizendo que "saber X é inútil", mas a pessoa nem fazia ideia do que realmente é X, e do quão importante é. E vc via no dia-a-dia que o trabalho da pessoa seria muito melhor se ela soubesse X. Esse é o problema de ignorar um curso formal, vc acaba não sabendo o que não sabe (vc não faz ideia que aquela coisa existe, então não consegue nem saber que precisa estudar aquilo).
De fato não é necessário diploma pra conseguir um bom emprego, mas não quer dizer que todos vão conseguir (só os muito bons, pois pra esses a faculdade não iria ajudar tanto assim mesmo). Mas tem gente que precisa de um empurrãozinho, ou que não é auto-didata e só consegue aprender de maneira estruturada, com alguém dizendo quais são os próximos passos. Neste caso, um curso mais formal (como uma faculdade) ajuda bastante.