Executando verificação de segurança...
1

Essa parada de "Você não sabe o que você sabe, e nem o que precisa estudar" me preocupa, eu imagino que a graduação não seja pra mim um marco enorme na carreira mas sim um caminho pra saber por onde ir na carreira, e principalmente pra aprender diversas coisas de forma básica e no fim querer me especializar em uma. Por isso acho que a CC se aplicaria bem ao meu caso, apesar de em outros comentários eu ver gente falando que quem fez acha que foi inútil.

Carregando publicação patrocinada...
2

Como eu já disse, nesses anos todos já vi de tudo: profissionais bons e ruins, que fizeram ou não fizeram faculdade (e para os que fizeram, também tinham cursos bons e ruins), que dizem que ajudou ou se arrependem. Tem que filtrar bem a opinião de cada um, e nunca tomar como verdade absoluta. Cada caso é um caso, o que funcionou pra um pode não funcionar pra vc.

Eu fiz faculdade, e de fato tem coisas que não uso no dia-a-dia. Mas tem outras que só percebi a utilidade muitos anos depois (e depois disso passei a usar frequentemente). E também tem outras que só usei uma ou outra vez, em casos bem específicos - ainda sim, fez diferença, pois naquela situação específica, os que não tinham estudado o assunto (por achá-lo inútil, ou por sequer o conhecerem) não tinham a menor ideia de como resolver.

Por isso não gosto dessas opiniões definitivas dizendo que vc vai usar tudo, ou que nunca vai usar nada. Alguma coisa sempre se aproveita, e quanto melhor o curso, mais coisas são aproveitáveis (algumas vc vai perceber a utilidade logo de cara, outras vai demorar mais). Pra tudo ser inútil, a faculdade tem que ser muito ruim (ou a pessoa que não absorveu nada do que foi ensinado).

2

Uma das coisas que menos gosto é a pessoa entrar achando que a faculdade deve dizer o'que tem que fazer para trabalhar. Que deve ensinar as ferramentas da moda para você conseguir uma vaga rapidamente. Para isso você pode aprender sozinho, pode fazer outros cursos, a faculdade serve para te dar base fundamental que serão úteis se a pessoa souber usar. Quando melhor o curso, mais elementos serão úteis.

Minha experiência mostra que quanto mais a pessoa vai aprendendo por conta própria menos ela consegue aproveitar o curso, porque o preconceito vai tomando conta, ela começa entrar mais pelo diploma, e vai estragando a carreira. Curiosamente as pessoas que se dão bem de verdade na carreira sem um curso não caem nessas armadilhas. No fim, tudo é questão de atitude.

Eu vejo muita informação de pessoas mal formadas em tudo (não estou falando de diplomação) incentivando não fazer curso, e essas pessoas são as que precisam fazer, embora pode ser que não vão aproveitar. Tem, mas é mais raro alguém dizer que o diploma é fundamental. Claro que ambos estão errados porque não existe resposta definitiva.

1

Concordo bastante com a primeira resposta. É recomendável sim, ter um diploma pode ser bastante importante em várias situações ao decorrer da vida.

De fato, a faculdade não vai te tornar especialista em nenhum assunto. Esse nem é o objetivo, se você possui a oportunidade de fazer, eu recomendo que faça e dedique-se.. envolva-se com projetos da instituição, conheça pessoas que se interessam pela área e seus professores que já estão no mercado há um tempo.

Também pensaria muito no tipo de curso. Se você não quer "gastar tempo" faça um técnologo ao invés de um bacharel, vai cortar as matérias mais chatas e ter um ensino superior muito mais rápido.

Edit: Sobre o pessoal que fez e achou inítil: ás vezes a gente nem se dá conta de onde veio o conhecimento que tem, ou do impacto positivo que fazer uma faculdade trouxe em outros aspectos. Acredito que tudo está no que você espera da faculdade.. sair de lá um profissional especialista? jamais!