Vamos falar sobre IAs e a possível bolha que estamos?
Bom dia/tarde/noite meus caros; O intuito desse forúm é incitar o debate sobre esse momento singelo o qual estamos: uma possível bolha, pra ser mais específico, das IAs. Queria levantar o debate pra quem sabe, centralizar em um lugar diversas visões e opiniões sobre o tema. Lembrando:
Não existe certo ou errado. Toda opinião é bem vinda!
Sobre o tema, vamos abordar as possibilidades para o futuro! Na sua visão, nessa década, a possível bolha de IAs irá estourar, irá se mostrar duradoura, irá acontecer outra coisa não pensada antes?
Os trabalhos irão sumir? Será como a bolha das pontocom? Quem irá sofrer principalmente com o possível estouro?
Os dados que temos são os mais recentes, claro. Temos as ações da NVidia que tiveram alta de mais de 1000% desde meados de 2019, e teve lucro recorde nos ultimos dias. Temos empresas como Microsoft, Google, Meta, etc, investindo bilhões nessa tecnologia. Temos no dia a dia "tudo com IA". Sua cafeteira com IA. Sua privada com IA. Seu gato com IA. Isso é deveras preocupante.
E você que investe, no que está investindo pra fugir da bolha? O quarteto da felicidade perene: bancos, energia, saneamento e seguros? Conseguiu comprar NVidia a 44 doletas? Está visando outra empresa que pode perdurar quando a bolha estourar?
Minha opinião
Não vou mentir. Estou com medo dessa bolha. Esse sentimento de insegurança ta me matando.
Ao mesmo tempo, eu sou adepto do buy and hold, e sigo alguns métodos do Barsi, então sigo investindo nos setores perenes. Da mesma forma, gosto de criptomoedas, e parece que foram esquecidas até então. FIIs nem se fala, é tipo a macarronada pra quem só come arroz e feijão, também funciona, dá muito certo, mas ainda assim está "esquecida". Minha maior preocupação é com a demanda de profissionais na tecnologia. Está ruim, ai não quero nem ver se essa bolha estourar.
É aquilo, toda crise tem oportunidade. Só quero mesmo é saber qual vai ser a oportunidade que vai sair disso e abraçar, tipo na bolha das subprimes ou das pontocom mesmo. Mais isso já é demais, não sou vidente.
Sobre trabalho, acho que o bom e velho programador não vai ser afetado. Ainda vão existir servidores, internet, APIs, clientes, o "faça online" de sempre. O que vai mudar é que essa grana toda que estão investindo vai derreter, e talvez os empregos fiquem escassos. Outra coisa que irei fazer é cada vez mais aprender coisas novas. Tic tac, tenho alguns anos pra aprender o que puder.