Executando verificação de segurança...
6

Vamos falar sobre IAs e a possível bolha que estamos?

Bom dia/tarde/noite meus caros; O intuito desse forúm é incitar o debate sobre esse momento singelo o qual estamos: uma possível bolha, pra ser mais específico, das IAs. Queria levantar o debate pra quem sabe, centralizar em um lugar diversas visões e opiniões sobre o tema. Lembrando:
Não existe certo ou errado. Toda opinião é bem vinda!

Sobre o tema, vamos abordar as possibilidades para o futuro! Na sua visão, nessa década, a possível bolha de IAs irá estourar, irá se mostrar duradoura, irá acontecer outra coisa não pensada antes?

Os trabalhos irão sumir? Será como a bolha das pontocom? Quem irá sofrer principalmente com o possível estouro?

Os dados que temos são os mais recentes, claro. Temos as ações da NVidia que tiveram alta de mais de 1000% desde meados de 2019, e teve lucro recorde nos ultimos dias. Temos empresas como Microsoft, Google, Meta, etc, investindo bilhões nessa tecnologia. Temos no dia a dia "tudo com IA". Sua cafeteira com IA. Sua privada com IA. Seu gato com IA. Isso é deveras preocupante.

E você que investe, no que está investindo pra fugir da bolha? O quarteto da felicidade perene: bancos, energia, saneamento e seguros? Conseguiu comprar NVidia a 44 doletas? Está visando outra empresa que pode perdurar quando a bolha estourar?

Minha opinião

Não vou mentir. Estou com medo dessa bolha. Esse sentimento de insegurança ta me matando.
Ao mesmo tempo, eu sou adepto do buy and hold, e sigo alguns métodos do Barsi, então sigo investindo nos setores perenes. Da mesma forma, gosto de criptomoedas, e parece que foram esquecidas até então. FIIs nem se fala, é tipo a macarronada pra quem só come arroz e feijão, também funciona, dá muito certo, mas ainda assim está "esquecida". Minha maior preocupação é com a demanda de profissionais na tecnologia. Está ruim, ai não quero nem ver se essa bolha estourar.

É aquilo, toda crise tem oportunidade. Só quero mesmo é saber qual vai ser a oportunidade que vai sair disso e abraçar, tipo na bolha das subprimes ou das pontocom mesmo. Mais isso já é demais, não sou vidente.

Sobre trabalho, acho que o bom e velho programador não vai ser afetado. Ainda vão existir servidores, internet, APIs, clientes, o "faça online" de sempre. O que vai mudar é que essa grana toda que estão investindo vai derreter, e talvez os empregos fiquem escassos. Outra coisa que irei fazer é cada vez mais aprender coisas novas. Tic tac, tenho alguns anos pra aprender o que puder.

Carregando publicação patrocinada...
2

cara, essa é uma discussão muito louca, a corrida das ias agora é de implementar o modelo q-star, ouvi dizer que a partir dai ela mesmo vai conseguir se auto programar e se melhorar sozinha, sem intervenção humana, eu apenas ouvi isso e li sobre tbm, não consigo comprovar agora, se eu achar o link eu posto aqui, porém, tbm não duvido, acho que é normal ficarmos meio receiosos sobre o tema, mas cara, se a ia sair tomando emprego de todo mundo, o que vai acontecer?

acredito que no fim ela vai ser uma aliada mesmo, uma ferramenta, porque existe ia que gera musicas inteiras, ias que geram video, q dublam, ia pra tudo, e ai essa galera vai pro olho da rua ?

acho q as ias vão ser parceiras nossas, único detalhe que seremos cobrados pra termos mais produtividade, vamos precisar entregar as coisas com muito mais urgência, até pq se precisar operar uma ia, vai precisar alguém que minimamente saiba fazendo um prompt que atenda sua finalidade, mesmo q seja em linguagem natural,

acho que quando esse assunto de ia fura a bolha e vai parar em pessoas que não são da area tech, as pessoas não fazem idéia de como operar, mesmo que pra nós seja simples fazer um prompt qualquer, é uma dificuldade gigante pra quem não convive com isso,

então eu acredito que temos muito serviço pela frente ainda, porém com toda certeza, não dá pra estagnar, continuar lendo e se inteirando, aprendendo cada vez mais, só assim pra tentar sobreviver...

tem outro detalhe tbm, e se acabar os recursos naturais?? as ias hoje juntas já gastam energia mais do que a Argentina toda, outro detalhe, o silicio que é o segundo maior elemento disponível na terra, já começa a ficar em falta, pras ias avançarem mais e mais, precisam ter mais hardware, porém se o hardware não acompanhar, elas brecam sua evolução

pra vc ter noção, um novo observatório está sendo instalado no Chile, pra captar imagens do espaço, tanto google quanto a amazon se ofereceram pra fornecer o serviço de armazenagem, porém ambos não conseguiram cumprir com o volume de dados que chega diariamente, precisaram fazer um algoritmo que filtrasse e salvasse só o que eles consideram mais importante, ou seja, já temos uma certa escassez de hardware, e isso pode impedir de alguma forma as ias de avançarem freneticamente como elas andam avançando,

2

Caraaacas mano, são muitos questionamentos. Mas ai, concordo muuuito com a questão das IAs sendo parceiras, e também sobre os recursos naturais. O silício em específico, olhando da perspectiva de commóditie, pode se tornar o próximo petróleo se o grafeno não andar... Partiu comprar ações chinesas

2

Não é uma possível bolha, estamos já dentro dela. Algo parecido com a quebra da bolsa de NY pode estar a caminho com o agravamento dos conflitos geopolíticos. Lembrando que antes da 2° guerra começar existiram três conflitos menores regionais em alguns países. Hoje já temos mais de dois, acredito que o estopim seja Taiwan e China.

Dado que um conflito está próximo, o que vai ter valor num mundo desglobalizado, em conflitos por todo lado, com riscos constantes de todos os lados e uma economia travada e em processo de estagnação + inflação? pior, num mundo que a IA pode ser impraticável ou inutilizada?

Sobre mercado de trabalho, num cenário assim, há quem diga que surgem oportunidades, e é verdade, mas não são para todos. É para muitos poucos, grupos bem seletos.

Para finalizar, não somos robôs, podemos ter toda energia e estado de flow hoje, amanhã estaremos velhos, cansados, não compatíveis com tecnologia ou jeito de fazer do mercado, com possíveis doenças do sedentarismo, algo mental pode ocorrer com muitos, cuidar dos pais velhos (pior se for geração filho único, vai cuidar dos pais e dos filhos ao mesmo tempo que trabalha e sustenta tudo sem suporte de irmãos). Não é balde de água fria ou pessimismo, é a possível realidade de grande parte do pessoal que não vejo ninguém falar sobre.

2

Eu digo possível pois sempre temos os dois lados. Ai dizendo "possível bolha" fico parecendo os noticiários que chamam o bandido de "possível suspeito". Não me comprometo kkkkkkk

Essa questão da possível guerra é muito válida, não tinha parado pra ver esse cenário. Seria algo realmente tenso, pois o mundo inteiro sofreria. Imagino que nesse cenário o maior benefício seria continuar vivo e trabalhando... sei lá, posso estar sendo dramático também.

Concordo muito com sua visão sobre a saúde da humanidade. Hoje ainda mais, falando pessoalmente (minha opinião tá?), eu penso cada vez menos em ter um filho... pra mim não faz sentido ter mais um gasto, noites de sono mal dormidas, o estresse de criar uma criança por 18 anos ou mais, e deixar de lado meus hobbies... Obviamente existe o lado bom de ter um filho, mas tirando o sentimento de lado, não vejo vantagem para mim. Imagino se essa geração atual começar a pensar assim também, como vai ser, se hoje em dia vemos cada vez menos as familias tendo mais de 1 filho... enfim

2

Sobre a "bolha", parece que você está se referindo ao valor das ações ligadas à IA, não à adoção da IA pela sociedade.

É senso comum que a IA nunca vai sumir ou se tornar irrelevante daqui para frente, mas é claro que as ações ligadas à IA vão passar por altos e baixos, como toda ação. É renda variável, ou seja, varia o tempo todo. Pode ser que a China meta um míssel da fábrica da Nvidia e mate todo mundo lá, nesse caso a ação vai para zero. Talvez a Intel crie uma tecnologia insana que deixe a Nvidia irrelevante, a ação vai virar migalha. Talvez surjam mais concorrentes da Nvidia no médio prazo com essa demanda aquecida por IA. Talvez ninguém consiga concorrer com a Nvidia e a ação continue subindo por muito anos. Não é possível cidadãos comuns fazer previsões de o que irá acontecer no futuro. Ninguém sabe.

O que é possível fazer é investir em empresas com fundamentos sólidos e fugir do hype. Fugir do sensacionalismo das notícias de que a ação aumentou 400% ou que despencou 90%. Se eu seguisse as notícias que saem, eu iria sempre comprar na alta e vender na baixa, o que é péssimo para os investimentos. Se você quer especular com base nas pesquisas, feeling, intuição, tudo bem, reserve uma porcentagem do seu dinheiro (de preferência uma porcentagem pequena) e coloque onde você achar que vai dar certo.

1

Shooow mano, top seu comentário. Essa visão mesmo que busco entender hoje. Sobre o termo bolha, não digo apenas me referindo ao cenário das ações que estão crescendo desenfreadamente, e sim me refiro ao todo mesmo, e talvez ainda mais ao processo do "estouro" da bolha. Entenda que a análise mercadológica por si só, sem entrar no contexto de impactos a sociedade, ficaria realmente no ambito de preço por ações e indicadores. É como analisar a crise de 1929 apenas olhando para os gráficos das empresas. Minha espectativa é de fato debater todo o impacto, principalmente o social.

Agora algo interessante que sempre notei estudando essas crises: geralmente o que vai "dar certo" depois da crise ou durante ela, já está debaixo dos nossos narizes, mas ao mesmo tempo, o mais obvio é o menos óbvio. Ou pelo menos, a gente sempre tem o sentimento de "cara era isso? Era só eu ter pensado um pouco". Me senti assim na pandemia, o boom das empresas de tecnologia, os gráficos subindo e eu chupando dedo; se eu tivesse comprado a empresa "x" estava rico hoje... mas sim, não temos bola de cristal.

Sobre os investimentos que tenho, eu sigo exatamente esse mesmo pensamento. Sempre invisto em setores perenes desde sempre, e sempre tive bons resultados. As notícias também, uso pra me balizar sobre o que comprar, mas olhando outra perspectiva. A alta da taxa SELIC fez diversos ativos da bolsa ficarem "baratos", pois todos só tinham olhos para a renda fixa. Aproveitei esse momento para aportar bastante em ações que estava abaixo do preço justo.

1

Cara, eu volta e meia me deparo com videos ou artigos de pessoas que fizeram algo diferente e conseguiram ganhar uma graninha com isso. Inclusive, essa semana mesmo aqui no tabnews vi um artigo de um cara que criou um site para tirar agua do iphone e tava ganhando em média 3 doletas por dia. Oque eu quero dizer com isso é que independende do cenário assustador ao nosso redor, temos que sempre encontrar coisas novas para fazer, e estar sempre antenados nas noticias e tendencias. Acho que pode mudar muita coisa sim daqui a uns 10 anos, mas até lá teremos aprendido a usar as IA's e ferramentas de IA's para ganhar dinheiro.

2
0

Acredito que o maior problema se deve ao fato dos vendedores de curso como sempre assim como fizeram com outros mercados/produtos. Pregando que IA é isso IA é aquilo que ela vai te substituir.... O gtp é o futoro...

Sobre os investimentos, bem eu já cheguei a investir na bolsa por um tempo mas depois acabei me tocando que não passa de uma artimanha pra roubar dinheiro dos brasileiros.

Pensa comigo falando de inflação real e não a que o GOVERNO fala que foi. Tudo subiu de 10% a 15% sendo que a aminha ação so se valorizou 7% ou o meu tesouro so rendeu 12% então esta perdendo dinheiro e não ganhando... esta apenas tendo uma falsa sensação quando na verdade o seu poder de compra foi reduzido..

3

Essa questão dos cursos é tenso mesmo, basicamente todo mundo está surfando na bolha, de todas as formas possíveis.

Cara agora sobre investimentos, eu não concordo muito. Já ganhei muita grana na bolsa de valores, assim como já perdi muito quando não entendia. Cheguei a perder 1k na desvalorização da magalu. Não adianta investir na bolsa pensando que os investimentos vão acompanhar pelo menos a inflação. É imprevisivel mesmo. Da mesma forma, comprei Weg na pandemia, tive alta de quase 200% desde então. É uma empresa maravilhosa, diga-se de passagem.

Da uma estudada mais a fundo, e dá uma olhada no canal do investidor sardinha, aprendi muita coisa lá de graça.

2

Outro canal ótimo é o "A Cara da Riqueza", do Diego Bechara. De marketeiro, só o nome do canal. O conteúdo é ótimo, direto e transparente. Não é vendido.

2

Agradeço pela indicação, já consumi por um bom tempo conteudo destes canais mais epecificamente o investidor sardinha devido ao seus videos bem trabalhados. Acredito que eu não tenha me expressado de uma maneira correta.

1

Relaaaxa cara kkkk ta tranquilo, como disse, não tem certo ou errado, apenas opiniões. Todo lugar pode gerar conhecimento! Invenstimentos são o que são, o cerne é o dinheiro e a sua ciência. Existem N formas de se gerar renda e dinheiro, boas e ruins. Como disse, já perdi muita grana com investimentos errados, tanto que hoje sei de longe o que pode ser ruim baseado nessas experiências.

2

Também discordo com relação à bolsa... Até pq existem N estratégias, a que o amigo autor do post citou (método Barsi buy and hold) visa o longo prazo, tu n vai vender a ação pra lucrar na venda, vc terá uma renda passiva o resto da vida, o que cedo ou tarde pagará seu investimento e lhe dará retorno.

Temos vários exemplos de pessoas que alcançaram grandes fortunas com métodos parecidos, o Barsi é um deles.