Executando verificação de segurança...
7
k3rnel
1 min de leitura ·

Editor de Texto VIM ou NANO

alguem pode me dizer quais a vantagens de usar VIM? eu achei esses dois editores de textos por acaso no terminal, uso mais o nano por ser intuitivo mas... geralmente usei so pra arquivo txt, qual deles seria melhor para código? e vcs usam editor de texto do terminal linux?

Carregando publicação patrocinada...
4

O Vim está presente em praticamente todas as distribuições Linux. E como já disseram, em muitos casos será a única opção disponível. Então o básico dele precisa saber sim.

O bom é que há ampla documentação disponível na internet. Tem inclusive um site dedicado, com praticamente todos os "truques" conhecidos. Não tem desculpa pra não aprender.

Mas para código, eu não gosto muito. Prefiro usar outros editores, dependendo da situação.
Se for para um script rápido, costumo usar o Sublime Text. Para projetos maiores, uma IDE específica com mais recursos eu acho mais produtivo.


E só pra descontrair, sabemos que programadores de verdade usam borboletas:

XKCD obrigatório

3
4

Vamos lá, eu uso vim a uns 17 anos (na vdd hoje em dia uso o nvim) minha oponião é que você usa o que achar melhor quando vai editar um arquivo.

Agora se pensa em produtividade o VIM tem uma vantagem na minha humilde opinião em relação ao NANO que é sua forma de navegação onde você realmente precisa aprender e não é muito intuitivo a um primeiro momento e a forma de extender ele com plugins e configurações. Por exemplo o VIM você pode usar ferramentas modernas como o Copilot ou o próprio CHATGPT além de outras ferramentas não tão conhecidas pra quem é fora do VIM/NVIM como o Harpon ou o Telescope.

Agora saindo do mundo NANO / VIM eu faço minhas palavras as palavras do meu amigo Dunossauro da live de python que tanto VIM quanto EMACS são editores pra hobbistas e por que isso?
Basicamente esses dois editores em particular, pelo tempo de existencia de ambos e sua filosofia, você pode usar ele da forma que quiser, com as ferramentas que quiser, eles já possuem muitas ferramentas builtin assim como todos os editores do mercado, mas basicamente você consegue customizar tudo nesses editores, quando digo tudo é TUDO mesmo.

Isso trás prós e contras, um deles é aprender a configurar a ferramenta que vc programa, hoje em dia felizmente tem ferramentas que já trazem uma opinião pronta da qual vc pode usar para começar a experimentar como alguns amigos mencionaram o lunarvim no caso do emacs tem o doom emacs, mas possuem outros.

Existem só essas ferramentas de editor por linha de comando? Não tem o micro que mencionaram, o ne, mcedit, tilde, helix e tantos outros.

Também temos as IDE como o as feramentas da intelij que vão te dar já um monte de ferramentas prontas já de inicio ou um visual studio code que vejo como um intermediário entre fazer tudo do 0 e já ter tudo pronto.

Resumindo, falo teste as ferramentas e use a que mais gosta e fica mais produtivo, a coisa mais chata pra mim é falarem que editor x é melhor ou ide y é melhor, cada um se encontra na ferramenta que se sente mais produtivo.
O unico ponto é escolhendo uma ferramenta tente dominar ela para se tornar cada vez mais produtivo.

Essa é minha opinião abraço a todos.

2

Entre Vim e Nano, eu sugiro usar Vim por conta da adoção muito maior, pois isso resulta em mais artigos, tutoriais e módulos. Acredito ser muito mais fácil encontrar ajuda para o Vim do que para o Nano 🤝

2
2

Fala keylogger, te convido a conhecer minha lives na twitch e meu canal do YouTube que recentemente comecei a postar videos sobre VIM!

E recomendo voce fortemente dar uma olhada no VIM e conhecer o ThePrimeagen que foi de fato uma das pessoas que me mostrou essa ferramenta incrível de desenvolvimento que é o VIM!

Muito do que se fala sobre o VIM hoje em dia é mais sobre o Neovim, que é uma versão melhorada do VIM e com uma infinidade de plugins

Também recomendo dar uma olhada nas "IDEs" que a comunidade criou que são incríveis e totalmente customizáveis:

No meu canal tenho 2 vídeos interessantes pra quem quer instalar o VIM no windows e quer aprender a dar os primeiros passos com o VIM:

PS: peço desculpas se o texto nao ficou muito conciso ou caso tenha faltado links, fiz na pressa usando meu celular enquanto estou viajando. Tive que responder esse seu post pq VIM é uma coisa que Amo e que gostaria que mais pessoas conhececem!

2

vim! É uma curva de aprendizado relativamente alta mas vale muito a pena. A unica desvantagem é que você vai começar a odiar quando tem que escrever em algum lugar que não é o vim tipo slack, notion, email, kkkk.

1

Vim, SQL Plus, etc. na minha visão são ferramentas de emergência.
Não é certeza no servidor que você terá uma ferramenta amigável como nano ou um DBeaver.
Principalmente em produção não é certeza que você vai poder instalar o que bem quiser e está acostumado.
Porém é certeza que um vi ou vim da vida existe.

Editor de texto gira em torno do trabalho. O trabalho não pode deixar de ser feito porque não tem o nano.
IDEs giram em torno de linguagens. A linguagem é o principal não pode dizer não a vaga de emprego porque não usam sua IDE favorita.
Linguagens giram em torno de problemas. Se há um problema e já existe uma linguagem específica para ele, então tem que usá-la, não se pode abandonar um problema porque sua linguagem favorita não é boa para matar o problema.
É um problema em WEB? Vai de PHP ou outra.
É um game de alta performance? Vai de C++ ou outra.
É um game multiplataforma? Vai de Unit ou outra.
É I.A.? Vai de Python ou Julia.
É um sistema para Linux e Windows? Vai de Java ou outra.
É eletrônica? Vai de C ou assembly.
É um sistema muito distibuído? Vai de Erlang ou Elixir.
É um sistema de segurança? Vai de Rust.

1

Concordo, aprendi a usar o vim especialmente pra coisas rápidas em uma máquina remota ou na minha própria máquina com alguma tarefa simples no terminal.
Não acho que no momento pra mim vale a pena parar de estudar outras coisas pra estudar exclusivamente uma IDE e ter a mesma produtividade que tenho nas IDES comuns.
Mas acho o vim bacana, quem sabe um dia vira um hobby...

1
1

Eu assisto algumas lives de uns monstros do terminal e fico morrendo de inveja da agilidade que eles mostram usando (neo)vim e emacs.

Já tentei várias vezes montar um setup replicável para todas as minhas workstations, mas sempre esbarro no tempo que eu preciso pra criar a memória muscular de usar os atalhos de teclado.

E aí volto pro vscode.

Mas como o @Wellington79 disse aí em baixo, é importante saber o mínimo do vim porque na hora de dar manutenção num server via ssh, esse cara vai estar sempre presente.

Triste história, kkk.

1

Utilizo o VSCode para tudo. Mas quando há necessidade de fazer edições de arquivo diretamente no servidor, o VIM é o melhor. Claro que é muito do gosto da pessoa, o VIM pode estranhar um pouco no começo, mas depois quando pega o jeito, fica muito ágil de usar.

1
1

Vai de Lunarvim, que é uma IDE para neovim e o neovim é feito baseado no vim.

Vantagen de usar.

  • Consome pouco recursos, é extremamente rápida(depende da quantidade de plugins instalado) é bom para quem tem pc fraco
  • Tem um sistema de atalho feito para produtividade o intuito é programar somente com teclado sem usar mouse(apesar de dar ora utilizar o mouse no lunarvim)

Só que demora um pouco para se acostumar e aprender os atalhos, mas é bem versátil.

1
1

Acho que me expressei mal, quando falei que consome pouco recursos, estava falando sobre IDES em terminal em geral, não necessariamente ao Lunarvim. Ja que ele tinha perguntado qual vantagem de usar nano e vim.
(Não fiz o primeiro comentário muito detalhado porquê estava com pressa, mas o pessoal aqui já completaram bastante então não preciso adicionar mais informações no meu primeiro comentário)

1

Como o @tarcisiodelmondes falou o Lunarvim é fantástico como uma IDE para o neovim. Outra opção é o Astrovim, que conta com muitos plugins e é super fácil de utilizar, sendo algumas vezes até mais rápido que o Lunarvim. Porém se tivesse que escolher entre esses dois eu escolheria o vim, durante minha graduação/mestrado/doutorado em Quimica trabalhei com simulações computácionais e nos servidores HPC que utilizamos apenas o vim estava disponível!

1

Pra código? vim com com certeza, o nano é feito pra editar textos rapidamente e de forma facil, ele é comum porque sempre vem em qualquer distro linux.

Atualmente, uso o neovim (uma versão do vim feita em lua), e a quantidade de plugin pra configurar o seu editor de texto, e transforma-lo em uma IDE, não tem como contar.

Já o nano, não, pois ele não tem essa ideia de ser um editor de texto avançado e cheio de funções. E sim, editar textos simples de forma rápida.

1

[Resposta] Sobre Editor de Texto para usar código, recomendo o SpaceVim. Tive boas experiências com ele. Aliás, aprendi muito, muito mesmo, usando o VIM na programação.

Basicamente, o seu VIM ficará dessa forma:
Tela Inicial Spacevim

Recomendo assistir o vídeo do youtube Terminal Root sobre Spacevim: Instalação e Configuração.

Há muitas facilidades usando o Spacevim. Lá você vai aprender a usar muitos atalhos de comandos apenas usando o seu teclado, conseguindo se locomover de forma suave dentro do código.

Enfim, espero que goste. Abraço! 😊

1

Uma dica de quem está a décadas nessa área.. Use o que torne seu trabalho mais fácil para você. Vim/Nano/EMacs são ótimos editores de texto, pra editar arquivos em servidores ou na sua propria máquina. Para programar eu uso normalmente vscode pra C/Go e PyCharm pra python... porque do PyCharm? simplesmente porque tem tudo lá, e facilita meu trabalho. Consome muita memória? Com certeza!! Mas com ele sou muito mais produtivo, que é o que importa no final.

1

No terminal eu uso o nvim, mas para quase qualquer coisa uso mesmo o Emacs. Tenho um sério problema em manter o foco, o VSCode com toda sua frescura não consegue me manter focado(provavelmente é psicologico) enquanto o Emacs me permite fazer praticamente tudo!! É como dizem, o Emacs é um otimo sistema operacional mas um péssimo editor.

Recomendo que dê uma chance a ele kkkk mas aviso que o primeiro mês será de surra... depois que se pega o jeito, o Emacs e um compilador é tudo o que se precisa.

1

Eu tô gostando muito do neovim. Ele tem LSP e tree-sitter de fabrica. Então com pouca configuração eu tenho muitos recursos. Os que eu mais uso:

  • f: formata o código e de acordo com a linguagem.
  • <espaço> ca: mostra opções de ação, por exemplo, adicionar os imports
  • C-x C-o: autocompletar
  • gd: vai pra definição

E tem muitos outros bem úteis também.