Executando verificação de segurança...
3

Ainda vale apena comprar livros de programação?

Recentemente tive uma experiência com o meu primeiro livro de programação, e pessoalmente, estou satisfeito. Foi um livro de Python bem parrudo, mesmo passando por todos os capítulos acredito que continuarei abrindo ele por um tempo. Agora, estou no meu segundo livro, introdução à SQL, é importante saber de banco de dados. Porém, mesmo assim tenho duvidas se depois vou precisar comprar outros livros, ou só consultar documentação, principalmente com outras linguagens de programação. O que acham?

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que o livro ainda é uma das melhores formas de se aprender, principalmente quando se trata de algo novo.
Paradúvidas pontuais e/ou coisas bem específicas, há outras formas mais eficazes como vídeos, fóruns, etc.
Já comprei diversos livros e não me arrependi de nenhum. Quando estava aprendendo HTML/CSS comprei livros, quando fui apreder algoritmos, comprei livros, aprender estrutura de dados, compreri livros, aprender python, aprender java, enfim, quando vc vai aprender algo novo o livro ajuda muito.
Quando já conheço o assunto e tenho dúvidas ai eu uso fóruns, documentação, vídeos etc.

1

Eu adoro comprar livros de programação, baixar livros no Kindle e tudo mais, o problema mesmo é ler eles, hahaha, acabo sempre recorrendo a documentação, poucas vezes olho um livro em busca de referência.

1

Existe uma supervalorização no conceito de livros e isso se deve a alguns fatores diversos.

O primeiro é que livro é historicamente um dos primeiros registros de conhecimento que tivemos. Outro é a forma como consumimos o que está num livro: ler é uma atividade ativa, você precisa querer ler. O ritmo de leitura faz com que a informação entre na nossa cabeça numa velociadade "ideal", sem ser lento demais o que faria a gente ficar de saco cheio, nem rápida demais deixando a gente perdido.
Não menos importante vem a ordem dos fatores de um livro. Tudo está na ordem que deveria estar, o conteúdo não é atropelado, onde você aprende o Z sem ter passaso pelo ABC antes.

Além do mais, livros tendem a ser bem completos no que se propõem, poucas arestas são deixadas de fora (do que realmente importa no tema).

Dito isso, é muito dificil falar mal de livros. MAS se o uso é para aprendizado, existem hoje N formas para se aprender que não depende de um livro (seja físico ou digital).

Se eu hoje tenho uma dúvida em programação, eu não vou pegar o livro e reler o conteúdo, mas sim vou pesquisar na internet, achar um tutorial num blog ou youtube, e é isso.

No fim das contas, obtive o mesmo conhecimento, mas num processo bem mais rápido.

Mais uma vez, não estou criticando livros, mas eu prefiro ler um livro de romance do que um de programação, pq quando eu quero estudar, eu uso a internet e seus meios mais contemporâneos.

1

Cada um tem a forma de aprender que mais consegue absorver o conteúdo.

Se ler o livro de python foi satisfatório e você aprendeu de fato, esse é o seu modo de aprender.

Sobre a documentação, é uma excelente companheira pra estar ao seu lado no dia a dia programando. Pois vai ser util para te lembrar como fazer as coisas da maneira recomendada por quem criou a ferramenta.

1

Livros são e sempre serão a melhor fonte de conhecimento pelo fato de que alguém fez um estudo gigantesco pra condensar aquele conhecimento ali.

Sobre livros de programação, ciência da computação e afins, não são livros que vc vai ler uma vez e absorver tudo. Primeiro vc vai ler uma parte, não precisa ler ele todo, vai pra pratica, aplica o que aprendeu, depois leia outra parte e depois outra e vai ter momentos que você vai ter que voltar por que não tinha entendido direito, tudo depende do contexto e do seu grau de conhecimento, muita coisa não vai fazer sentido até você ter certo grau de experiencia aí vc vai voltar e ler novamente e vai realmente entender o que o autor estava querendo dizer, sempre vai aprender coisas novas.

Se quiser um canal com um conteúdo bom de programação e que vai te recomendar os melhores livros e a melhor ordem de aprender recomendo procurar o canal do Fabio Akita no youtube.

1

Para aprender a programar em alguma linguagem, ou alguma ferramenta/framework novo, eu recomendo aulas em vídeos. Documentação é mais para dúvidas específicas, na hora do desenvolvimento mesmo (a não ser que você tenha uma super memória, e consiga decorar tudo que lê, lendo uma única vez). Lembre-se de que a documentação estará sempre lá, para consulta, quando necessário (se você tiver conexão à Internet no seu ambiente de trabalho).

Mas essa é minha opinião particular. Eu aprendo mais vendo alguém fazendo na minha frente, do que lendo sobre algo sem ver o processo de construção do código, etc. Além disso, quando vemos alguém programando na nossa frente, algumas dessas pessoas ensinarão muitos atalhos que facilitam enormemente o processo de escrita do código.

Mas para aprender a desenvolver software em nível profissional (independente da linguagem), eu recomendo dois livros: Clean Code, do Robert Martin; e Design Patterns, do famoso "Gang of Four". Claro, isso depois de você já saber programar em alguma linguagem, e entender os conceitos básicos de Orientação a Objetos.

Mas até os livros, eu recomendo na versão digital, por uma única razão: em livro físico não existe Ctrl+F. E isso fará falta na hora de revisitar os livros. E você vai querer revisitar esses livros.

1

De forma geral, se vc souber inglês, não precisa. Entre a documentação e os ebooks no libgen, acho difícil precisar comprar livros.
Caso não saiba inglês, daí varia entre ter que se contentar com outras fontes em português ou comprar os poucos livros que são traduzidos.

1

opa. acredito que livros, aulas, cursos, podcast ou qualquer outra forma que tenha acesso à informacao, sao uteis para entender e expandir conhecimento.

aprender verdadeiramente, para mim, é quando coloca o conhecimento em pratica.

como falo para o mais meu filho do meio, voce pode passar quandos anos quiser lendo sobre como andar de bicicleta/dirigir/etc... voce so aprende se tentar. errar. melhorar. ate chegar a aprendizagem.

e quando conseguir... passe o conhecimento adiante, ate porque a maneira como voce aprendeu é diferente como eu aprendi.

no geral, comprar livros, vale a pena se ler e aplicar.

1

Acho válido, porém a ressalvas. No meu caso acho interessante ter por que gasto bastante tempo para ir para trabalhar, então tenho um tempo oscioso que pode ser aproveitado com ler um livro de programação, e também sou meio old school no metódo de aprendizado, gosto de papel e lápis as vezes. Mas se meu emprego fosse em casa, o ideal é programar mesmo sem precisar de livros.

1

Todos os materiais são bons para uso.
Tudo depende de suas habilidades para os usar com eficiencia. Há pessoas que são mais visuais, onde videos agregam mais. Outros, são mais textuais, agregando melhor documentações e livros. Por ultimo, os auditivos, onde os audiolivros os fazem entender tudo.

Claro que, tudo que está em papel, não se atualiza/corrige tal como no digital. Prefiro mais livros que tragam conceitos que envelhecem pouco, de forma que valha para o aprendizado e consulta por anos. Isto pois bons livros, tendem a ter um custo um pouco alto.

1

O ideal é ver o que funciona melhor pra você. Contudo, acredito que o livro ainda é muito importante.

Por exemplo, em algum momento da sua carreira você vai (se ainda não) esbarrar com os conceitos de Arquitetura Limpa e Domain Driven Design. Em cursos, tutoriais, etc., você consegue ter um bom entendimento e aplicar nos seus projetos. Porém, caso você precise ter um aprofundamento maior, muito provavelmente você irá precisar ler esses livros, pois lá estão os conceitos explicados passo-a-passo pelos próprios criadores desses conceitos.

Para o caso mais "comum", de aprender e utilizar de forma eficiente no dia-a-dia, os livros se tornam mais opcionais. Mas se você precisar se aprofundar, se tornar referência no assunto, os livros serão inevitáveis. Quem conhece bem os fundamentos tende a se destacar mais.

Pergunta muito pertinente! Galera que está com a mesma dúvida vai conseguir ter visões diversas para conseguirem chegar a uma conclusão própria.

1

Existem várias formas de se aprender um conteúdo, e vai de cada pessoa qual é a melhor para ela mesma. Tem pessoas que gostam de ver vídeo, outras de botar a mão na massa, ouvir podcasts, ler livro, etc.

Se você gosta de ler livro, eu recomendo MUITO que você leia livros sobres programaçao. Eu mesmo amo ler livros, então aproveito esse gosto para aprender programação em mais de uma maneira (além de cursos, vídeos, documentações, etc). Até porque, quanto mais formas você usa para expor o seu cérebro aquele conteúdo, mais fácil vai ser de reter tal informação

Enfim, recomendo muito. É muito útil para o aprendizado além de ser eficiente 😉

0
0

nao, e isso é algo que meu professor da facul disse

hoje em dia tem tudo documentado na internet, é saber usar ela a seu favor

gaste esse dinheiro em um curso da udemy.