Para aprender a programar em alguma linguagem, ou alguma ferramenta/framework novo, eu recomendo aulas em vídeos. Documentação é mais para dúvidas específicas, na hora do desenvolvimento mesmo (a não ser que você tenha uma super memória, e consiga decorar tudo que lê, lendo uma única vez). Lembre-se de que a documentação estará sempre lá, para consulta, quando necessário (se você tiver conexão à Internet no seu ambiente de trabalho).
Mas essa é minha opinião particular. Eu aprendo mais vendo alguém fazendo na minha frente, do que lendo sobre algo sem ver o processo de construção do código, etc. Além disso, quando vemos alguém programando na nossa frente, algumas dessas pessoas ensinarão muitos atalhos que facilitam enormemente o processo de escrita do código.
Mas para aprender a desenvolver software em nível profissional (independente da linguagem), eu recomendo dois livros: Clean Code, do Robert Martin; e Design Patterns, do famoso "Gang of Four". Claro, isso depois de você já saber programar em alguma linguagem, e entender os conceitos básicos de Orientação a Objetos.
Mas até os livros, eu recomendo na versão digital, por uma única razão: em livro físico não existe Ctrl+F. E isso fará falta na hora de revisitar os livros. E você vai querer revisitar esses livros.