Executando verificação de segurança...
3

Pitch: Validando um projeto no esitlo no-code (Ruralize)

Quer se mudar para o campo?
Descubra qual cidade combina com você em: https://ruralize.com.br.

Basicamente, já deve ter dado para entender o que web app faz: recebe as informações em um formulário e manda para o ChatGPT resolver a encrenca. Fiz o app usando uma plataforma chamada Glide que tem uma integração gratuita com a OpenAI.

Claro, o ChatGPT tem suas limitações. O certo seria treinar ele com técnicas de embedding e fine-tuning. Mas no estilo indie hacker de fazer startups, eu gastaria muito tempo nesse passo. Quem sabe não seja o próximo passo...

Essa é a primeira startup de 12 que farei nos próximos 12 meses. Se quiser acompanhar essa jornada e aprender com meus erros, vou postar tudo no Twitter (ops X): @juliomuhlbauer.

Carregando publicação patrocinada...
1

Achei legal o app e achei interessante os resultados, vou te dar o meu feedback de algumas coisas que podem melhorar:

É um erro pedir o telefone celular e colocar como campo obrigatório se sua aplicação não vai usar um sms para retornar os resultados. Eu coloquei tudo 1 e ele aceitou, vai saber onde meu número vai parar, né?

Normalmente os usuários só estarão mais dispostos em dar informações mais pessoais se existe um motivo claro para isso e se já existe uma relação entre vocês. Pedir uma informação pessoal logo de cara, vai fazer muitos usuários desistirem de usar seu app.

Outra dica é pedir somente informações essenciais para que o formulário seja curto e as pessoas não desistirem de responder por acharem muito longo (na internet todo mundo é ultra preguiçoso). Eu não entendi se o ano do meu nascimento influencia algo do resultado, eu entendo que não. Ou então quando que pretendo me mudar.

Algumas opções também não fazem muito sentido, por exemplo, ter a opção "já moro" se o formulário é para achar uma cidade no campo, ou ter a opção de querer se mudar para uma cidade industrial, quando o formulário é para pessoas que querem se mudar para o campo. Seria legal reduzir para não ficar confuso para os usuários.

1

Muito obrigado mesmo pelo feedback, Eduardo!

Os aspectos que mencionou são válidos e até tinha feito mudanças neles.

Considerando que o projeto é uma validação e de graça, considerei que pedir o número de celular seria a forma de validar o interesse (+interesse -> -resistência). Essa é a minha tese. Antes pedia o email, mas acho que o meu público alvo nem lembra a senha do email direito kkk, o que dificulta o contato posterior. (Acabei alterando para pedir o email de volta, acho que seguir o padrão facilita)

De fato, o formulário é grande. Mas escolher uma região para você morar boa parte da sua vida (normalmente até o final, no caso do meu público) não é um processo simples. Em vários testes, vi que a AI tinha que supor diversos fatores que não condiziam comigo e tornava a sugestão irrelevante. Acredito que até faltem critérios, mas deixei uma caixa em aberto. E no fim, o fato de ser longo é uma forma de validação de interesse também.

Realmente, a opção "já moro" não faz sentido. Embora tenha gente que já more e responda, não é meu público alvo mesmo. Removi esta opção.

Sei que posso perder algumas respostas pedindo o número de celular e deixando o formulário longo, mas não é o meu objetivo muitas respostas no momento. O objetivo é validar o interesse e entender as necessidade do usuário (cujo foco são early adopters).

Valeu demais pelas sugestões. Se tiver algum feedback sobre minhas teses estou aberto também!

1

Mano, muito interessante a forma como vc fez!! Parabéns!!!

Aproveitando, vc vai documentar o processo de criação em video? Gostaria de acompanha-lo.

A sua ideia de fazer o processo no-code foi sensacional, eu já usei o Glide bem no passado, mas não sabia dessa integração com a OpenAI.Vvou pesquisar sobre, pois preciso desenvolver um mecanismo de briefing interno pra agência aqui e vou tentar fazer seguindo a logica do Ruralize.

1

Valeuuu!

Acho que seria interessante sim. Posso em todo final de projeto explicar o processo de criação do produto, as estratégias que usei e os erros que enxerguei. No caso, você prefere o conteúdo em vídeo ou artigo?

Em relação à parte técnica do projeto, sugiro ver tutoriais e templates do próprio Glide e, principalmente, praticar! Dá para fazer muita coisa com ele se tiver criatividade.

1

Mano, eu sou mais visual, se vc conseguir fazer video vai ser dahora, mas eu sei que vai ser trampo pra gravar, editar e tals kkkk. Se vc não tiver objetivo de criar canal YT, não compensa. Artigo já tá valendo.
Falando nisso hoje mais cedo um maninho comprtilhou um plataforma para blogdev, saca só :
https://www.tabnews.com.br/willdeschepper/plataforma-sensancional-usando-nova-funcionalidade-da-vercel

Essa plataforma: https://hashnode.com/

Vc tem insta, ou outra rede social fora o Twiter (X)?
Se sim manda aii, eu uso pouco o TW kkk

0