Executando verificação de segurança...
6

Cara, sou sênior em Delphi e minha opinião sincera é que aprender Delphi é perda de tempo.

A Embarcadeiro atual controladora do Delphi matou o próprio produto, quem usa em versões antigas não consegue migrar para mais novas por causa das licenças bizarramente caras.

Ainda tem os sistemas legados que ainda não foram migrados ou não são migráveis em que você utilizará o delphi 7, 2005 e etc.

A maioria das vagas que aparecem são para as versões antigas onde se tem projetos de migração para C#, JAVA etc.

Na empresa que trabalho ficou mais barato migrar todo o ERP para C# e angular do que atualizar a licença do Delphi.

Hoje o Delphi tem usos em aplicativos android/ios tipo o Xamarim(.NET MAUI), Ionic e outras framworks multi plataforma, mas é um mercado bem pequeno e fechado. ( Até hoje só conheci uma empresa no Brasil que usava dessa maneira)

Minha visão particular é que não se inicia novos projetos em delphi no Brasil, por isso to em processo de migrar minha carreira totalmente para o C#.

Mas se vc precisa aprender para algum projeto em especifico no udemy tem uns cursos usando os compiladores mais novos( que são bem diferentes dos antigos) da para você estudar usando a versão communit, agora as antigas vai ser um problema conseguir a licença.

Antigamente existam varios cursos e certificações mas como o delphi foi sendo abandonado foram fechando.

No youtube você também acha alguma coisa.

Carregando publicação patrocinada...
3

Meu tio também é senior em Delphi, ele o defende por ter 'vários componentes prontos e coisas de acbr' que eu não entendo nada, sou dev fullstack web. Ele faz aplicativos com Delphi e usa as apis que eu desenvolvo com Laravel.

Ele usa o Delphi mesmo pelo carro chefe da empresa que é um ERP feito nessa linguagem. Já contou casos da empresa do Delphi vir atrás de quem ganha acima de tantos ou de quem usa várioas pessoas no mesmo computador com uma licença. E vem multas absurdas, muito dinheiro. Fora a licença né.

Eu, sou de outra geração, sou adepto ao open source. As maravilhas que o Laravel, PHP em geral, nos oferece, muitos pacotes, comunidade bacana que se ajuda. Muito da parte também do Linux que também são bons. Esse negócio de pagar licença de linguagem para poder trabalhar, não é pra mim não.

1

Eu entendo o seu ponto e bastante gente me disse o mesmo sobre o momento atual do Delphi, mas eu estou nessa porque apareceu uma oportunidade de entrar no mercado e isso seria muito bom porque eu apenas tenho 19 anos e irei começar a faculdade ano que vem então seria uma chance enorme de eu poder já começar com o pé direito.

4

Gostaria de compartilhar minha experiência com o Delphi, não para denegrir a ferramenta, mas para alertar sobre os desafios e evitar que outros cometam os mesmos erros que cometi.

Se você está iniciando, recomendo aprender o necessário para a vaga atual e começar a se preparar para outras linguagens, evitando assim ficar refém do Delphi, que tem se tornado cada vez menos utilizado e mais limitado.

Delphi é bastante comum em sistemas de ERP, como vide o projeto ACBR, um dos maiores e melhores projetos livres feitos no Brasil. No entanto, ao mudar de empresa se você conseguir, a regra de negócio geralmente não muda, forçando você a trabalhar sempre com as mesmas coisas, o que pode se tornar cansativo (Imposto, Governo, Contabilidade, etc.).

Outro ponto complicado é a escassez de material de qualidade para aprender a linguagem. Um exemplo foi quando precisei gerar e consumir JSON em Delphi 7 e e Delphi 4, devido a restrições de licença, não pude usar componentes externos. Isso se tornou uma tarefa muito árdua, enquanto em linguagens como C# ou JavaScript, seria uma linha de código.

Quando comecei com Delphi em 2011, ele já estava em declínio. Aprendi através de vídeo-aulas do MJailton, que hoje nem oferece mais o curso, e um livro extenso conhecido como "A Biblia do Delphi 7". Também tive que lidar com muito código legado estruturado.

Com o tempo, apesar de minha melhora e aumento salarial, tornei-me valioso demais para ser movido para a migração para C#, e a empresa contratou novas pessoas para essa nova linguagem. Isso me deixou em uma situação difícil no mercado, pois ao ser demitido, minhas oportunidades e salários seriam reduzidos, dado meu foco em Delphi.

Ao tentar me realocar, percebi que perderia uma parte significativa do meu salário começando como júnior em C#. Com muito esforço, consegui uma recolocação em C# em uma empresa que acreditou em mim. Se não tivesse saído, estaria até hoje trabalhando com Delphi, correndo o risco de ser demitido e preso em um ciclo de estagnação.

1

Sabe qual o problema de quem trabalha com Delphi? É ficar restrito a versões antigas porque quer.
Meu amigo, Delphi 7 é de 2002, pede por exemplo para o pessoal que trabalha com PHP usar só a versão de 2002, não vai dar bom, isso vale para praticamente qualquer outra tecnologia, nem vou comentar sobre o Delphi 4 que é de 98.
A licença do Delphi é cara? Sim, não é barata a primeira licença, todavia, uma vez comprado, voce segue apenas com a renovação (que é em média 30% do valor de uma licença) e com isso tem direito as versões posteriores, com isso basta saber administrar.
Agora as empresas querem continuar usando um produto de 2002 até os dias atuais e querem que tenha de tudo que é atual, não existe milagre.
Igual pessoas que estão em versões antigas do Delphi e querem compilar para android atuais e colocar na loja, não faz sentido, uma versão antiga do Delphi não tem como prever o futuro para saber como iria ser o android.

Um exemplo foi quando precisei gerar e consumir JSON em Delphi 7 e e Delphi 4, devido a restrições de licença, não pude usar componentes externos

Não entendi aqui, a restrição de licença era devido a uma politica da empresa? Porque nunca ouvi falar de não poder usar biblioteca de terceiros no Delphi por conta de licença.

1
  • VAPO TÁ EM DIA!

Em saber que era um sonho meu aprender Delphi pq meu pai uma vez pegou um livro de Delphi3 no trabalho dele! que doidera... vale por hobby então mas de resto vá de C# ou PHPZADA

0

Na empresa que trabalho ficou mais barato migrar todo o ERP para C# e angular do que atualizar a licença do Delphi.

Acho que isso tem muita relação com como ele foi desenvolvido. Existem programas com mais de 20 anos que ainda são mantidos/desenvolvidos (Windows/Linux/Mac). O SimThyr é um exemplo. O maior problema pode ser a mão-de-obra. Parecido com COBOL. A linguagem funciona bem até hoje mas ninguém se interessa em aprender.

1

A Embarcadeiro atual controladora do Delphi matou o próprio produto, quem usa em versões antigas não consegue migrar para mais novas por causa das licenças bizarramente caras.

Segundo informações que eu não tenho, foi cobrado a época 3 milhões de dólares para renovar as licenças.

Eles exigiram que fosse pago todas as licenças de usuário do Delphi do 7 até o Tokio de todo o parque de máquinas, fora as licenças anuais.

Por isso ficou mais barato migrar.

COBOL, PHP, C e etc. não tem esse tipo de problema.