Executando verificação de segurança...
15

Estou criando um FOGUETE de propulsão sólida!

Olá! Que bom te ver aqui novamente. Eu me chamo Jaedson, e sim, eu estou desenvolvendo um foguete de propulsão sólida totalmente do zero. Fica mais um pouco neste artigo que eu te explico toda essa maluquice que tá acontecendo.

🚀 Conheça o STAY

STAY é o projeto de um foguete de propulsão a combustível sólido totalmente controlado por um microcontrolador ESP32 e diversos sensores, além de contar com telemetria de dados em tempo real! A missão do foguete STAY é coletar dados simples durante o vôo, como:

  1. Aceleração
  2. Altitude
  3. Temperatura
  4. Pressão

Além desses dados, o foguete também irá testar o TVC (Thurst Vector Control), ou seja, o controle vetorial de empuxo, responsável, neste caso, por manter o foguete estabilizado durante todo o vôo. Esses dados são de extrema importância para o desenvolvimento dos próximos projetos, melhorando a estrutura e o código de cada foguete.

Atualmente, estou desenvolvendo o TVC do foguete. As próximas etapas seriam a criação da estrutura do foguete, desenvolvimento do motor e testes, muitos testes.

🔓 O código é open-source!

Sim! O código deste projeto é totalmente open-source! Você pode analisar todo o código do foguete escrito em C++ e, quem sabe, fazer sua contribuição ao projeto. Podem existir diversos problemas ainda não descobertos por mim no software do foguete, sua contribuição seria de extrema importância para o sucesso no lançamento do foguete.

As duas linguagens usadas neste projeto são Python e C++, com o Python sendo usado para o programa que recebe os dados de telemetria do foguete.

Tá, mas e o lançamento?

Por questões financeiras, o desenvolvimento do foguete costuma atrasar muito, porém, há muita chance de que o lançamento ocorra ainda em 2023. Lembrando que desenvolver um foguete leva tempo, pois diversos testes precisam ser realizados para que tudo ocorra normalmente durante o vôo.

Caso queira acompanhar as etapas de desenvolvimento até o lançamento do foguete, fique ligado no repositório do foguete STAY no GitHub para receber as novidades.

Conclusão

Estou trabalhando desde de 2022 neste projeto, muitas mudanças ocorreram nesse período, mas tenho muita vontade de terminar esse projeto, receber apoio e contribuições me encorajam mais ainda! Faça sua parte, deixe sua estrela ou contribua para meu projeto, quem sabe este projeto se torna o primeiro passo para a construção de uma agência espacial totalmente brasileira...

O que eu não posso criar, eu não entendo - Feynman

Carregando publicação patrocinada...
1

Se vc estiver aberto a sugestões, eu dei uma olhada no código e te recomendaria algumas coisas.

Cria uma HAL porquê provavelmente no futuro você vai ter alterações no hardware, usará outros dispositivos e caso isso aconteça você vai perder muito tempo reescrevendo código.

Como eu faria isso:
1 - criaria abstrações pros dispositivos, como gps (get position), e2prom (write data, read data), usb (setup, read, write), por ai vai.

2 - implementaria essas abstrações com SFINAE se vc tiver usando até C++17 ou concepts caso C++20. Lembrando que essas duas técnicas usam polimorfismo estático e não dinamico, ou seja, não oneram performance ou memória.

3 - faria inversão de dependências pra injetar o módulo de hardware/dispositivo que você quer usar no main.cpp

1
1

Parabéns pela dedicação Jaedson!

Também estou há algum tempo querendo dedicar um tempo para aprender a tecnologia por trás de um lançamento de foguete.

Já deixei a ⭐ e quero acompanhar o progresso, no momento não consigo dedicar um tempo para contribuir.

Sucesso na tua jornada até as estrelas.

1

Obrigado! Esse mundo de foguetes é extremamente interessante e satisfatório de aprender, um dos motivos para começar a criar o meu. Fica a vontade pra dar sugestões ou contribuir quando estiver com tempo. :)

1

Bem legal, já tive junto com uma turminha que projetava foguetes, mas já faz mais de 20 anos. Na época não tinhamos acesso a microcontroladores como temos hoje.

Vi o repositório, o código ta bem escrito e bem organizado, ta de parabéns.

Eu ainda faço algumas coisas em hardware por hobby, por exemplo:
https://github.com/rodrigomedeirosbrazil/flyby-gpsvario

Ele já está funcional, mas eu perdi muito tempo em gravar o aparelho, ir voar, e as coisas não funcionarem como deveria.

Senti falta de testes automatizados, e por isso, acabei criando na mão mesmo.

Se você puder, crie testes também, vai facilitar muito, pra na hora que lançar o foguete, você não descubra algo errado.

1

Valeuu! Acho muito importante os testes automatizados, porém sempre tive dúvidas de como fazer testes que envolvam hardware. Como seria este teste? Totalmente virtual ou necessitaria de todo o hardware montado?

1

testes unitarios. tem coisas que nao da pra testar, por causa do hardware, mas o comportamento do seu codigo pode ser testado. olha meu repositorio pra ter uma ideia

0
1