Executando verificação de segurança...
2
imf4ll
1 min de leitura ·

Completo iniciante em gamedev

(direto ao ponto, pule pro último parágrafo)

Então, eu sou daquele tipo de pessoa que já tentou de tudo, já mexi com web (atualmente é o que eu mais mexo), mobile, desktop e diversas outras coisas, maioria por curiosidade.

Desde o começo eu sempre olhava pra game dev mas pensava que talvez aquilo não era pra mim, pelo menos no momento, então eu nunca sequer testei, porém agora tô afim de aprender, vai que se torna finalmente o que eu buscava na programação, que é algo que eu sinta prazer em estudar e trabalhar.

Então, eu quero aprender game dev e não faço idéia de como começar, cacei vários vídeos no YouTube e nada tão valioso, até em inglês eu procurei e nada, tô entre a Unity e a Unreal. Qual dica vocês dariam pra um iniciante em game dev? (já estudo programação a 3 anos e uns 8 meses, aprender uma linguagem nova não é difícil pra mim)

Carregando publicação patrocinada...
3

Já trabalhei com Unity e Godot, ambos profissionalmente. Gosto de ambos, porém a Unity tem mais ferramentas e o desenvolvimento é em C#, já Godot é possível usar C# mas o indicado é usar o GDScript deles mesmo.

Em questão de aprendizado, ambos vão se mostrar bons pra fazer jogos basicos, porém em questão de mercado Unity tem mais atualmente. Hoje após aquela publicação da Unity dizendo sobre taxar o download dos jogos a Godot tem ganhado mais força.

Se quiser trabalhar em qualquer Game Studio é quase que necessário que você tenha publicado um jogo ou feito alguns jogos em Game Jams. Game Jams é tipo um hackathon pra desenvolver jogo. Todo dia tem uma Game Jam no planeta, só basta procurar e se inscrever. Ela é a porta de entrada pra todo mundo que quer trabalhar com games.

A produção de um jogo é parecido com o de um filme (roteiro, fotografia), mas também exige muito de conhecimento como Game Designer, artista 3D/2D, level designer, etc. Então é extremamente normal o primeiro jogo ficar horrível, não se desmotive se seu primeiro jogo ficar horroroso, é normal hahahaha.

Lembre-se também que você não vai fazer um God of War sozinho, pense em projetos com inicio, meio e fim.

2

Meu raciocínio foi assim:
"Gostaria de aprender como seria um RPG, jogo que mais costumo jogar". "Gosto de turno, curto pixel art"
Comecei RPG Maker, paguei uns 30 conto eu acho na steam.
Vou dar outro passo, sozinho não tenho interesse em 3d, passo a Unreal.
Comecei Unity, pelo Learn deles e ser interessante em 2d. https://learn.unity.com/
Depois, me deu vontade de ir pro Godot, Free, da para aproveitar o C# que vi na Unity. Comunidade bacana.
Obs: esse foi meu raciocínio, não quer dizer que a Unity não faça 3d ou que Unreal não presta para 2d. Literalmente foi a forma minha de pensar quando fui aventurar.

Começar, escolhe uma e pensa em movimentar um player, saber o que é Scene, Node, Script dentro do desenvolvimento, colocar os tileset.

2

Uma coisa que vejo frequentemente é as pessoas falarem como seus primeiros jogos vão ser ruins, e realmente serão, por isso, não perca tanto tempo arquitetando suas primeiras ideias e sim desenvolvendo-as de maneira a trabalhar com todas as ferramentas que a engine pode proporcionar.

É interessante fazer alguns experimentos genéricos de jogos para ver em qual engine você se adequa mais. Eu acabei seguindo no Godot por ser a que eu mais senti praticidade em utilizar (sem contar a comunidade incrível e crescente que a engine possui), e sabendo limitar o que pretendo criar dentro dela.

Existem divertsos canais no youtube que são beginner-friendly para ensinar os mínimos fundamentos até a publicação de um jogo completo, e eu acho que vale muito a pena para se ter uma primeira impressão.