Hoje tem um diferencial até fácil de se obter e permite se destacar e deixa de competir com 300 mil desenvolvedores e passa competir com apenas uns 30 mil.
Aprenda a desenvolver softwares corretamente. Só isso. A esmagadora maioria não sabe, só copia e cola, segue receitas de bolo, não decide nada, não cria, não resolve problemas difíceis, só usa coisas prontas e que já fizeram trocentas vezes, montando Lego de código.
Fazer isso até dá emprego para muita gente, mas o destaque só vem quando a pessoa realmente é uma engenheira de software entendendo toda computação e ser capaz de lidar com qualquer questão que surja. De uma forma ou de outra, até mesmo indo atrás quando não sabe, mas consegue selecionar a melhor solução e não cai em armadilhas ou papo de influencer que só quer views sem se preocupar se está te ajudando de verdade.
Ou seja, fazer o básico bem feito. Depois você poderá até pensar em ficar entre os 3.000, que é bem mais difícil, mas o objetivo primário é bem factível para grande parte das pessoas.
Vou dizer mais, Se quiser ficar entre os 150 mil, nem programar bem precisa, só de saber comunicação e expressão e matemática já ajuda. Muita gente não consegue vaga porque não sabe escrever, compreender textos e não tem entendimento básico sobre dados e lógica básica.
Não importa a tecnologia que vai usar, tem que dominá-la bem, tem que saber tudo o que precisa dela. Não precisa ser algo difícil.
O destaque vem de pessoas que sabem resolver problemas, em geral sozinhas. Por isso algumas empresas perguntam quantos postos de gasolina tem no planeta ou o que você faria para ir até a lua. A maioria dá respostas muito ruins ou até desistem do processo. Elas sequer entendem o que está acontecendo ali. Essa falta de noção, e que você vê as pessoas demonstrando nas redes sociais o tempo todo, é que não deixa as pessoas se destacarem.
Tem casos que basta ver o que a pessoa faz na internet para descobrir que ela não serve. Por isso outro dia eu disse: ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo.
Eu não vou falar mal de pessoas ou empresas, você tem que achar informações do que ou quem seguir. Boa parte das pessoas não conseguem se destacar porque fazem escolhas erradas de quem seguir. Cada um tem que procurar o melhor para si, dentro dos seus objetivos e entendendo que pessoas aleatórias na internet produzem informações aleatórias, você não sabe em quem confiar.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).