Executando verificação de segurança...
0

Mudei de ideia sobre os bootcamps

Porque preciso de um bootcamp?

Eu sou do tipo de pessoa que gosta muito da vibe de aprender sozinho, mas ultimamente percebi que pra muita gente essa coisa de se auto gerenciar e ser autodidata é muito complicado e desmotivador.

Depois de conversar com vários amigos tendo o mesmo problema, percebi que muita gente decidiu entrar numa faculdade EAD de baixa qualidade, só pra ter o ambiente de estudo guiado.
No fim das contas, tem gente que não funciona seguindo videoaulas, prefere um mentor ao vivo pra ajudar e tirar dúvidas, uma rotina fixa, com atividades, horários, data de entrega, acompanhamento, pressão moderada, etc..

E até que faz sentido isso, ser autodidata é top, mas é uma habilidade aprendida com tempo, e no começo é muito comum vc se perder e ficar andando em círculos se não tiver acompanhamento.

O problema é que a maioria dos influenciadores tech falam de aprender programação como se todo mundo conseguisse ficar 4 horas por dia na frente do computador estudando por pura força de vontade. Talvez eu e você tenhamos conseguido esse feito, mas não é o caso para uma grande parcela de pessoas que estão começando agora (sem contar os neuroatípicos).

Exemplo: Você já viu a quantidade de gente que cria um portifólio com html-css e já pensa que dá pra conseguir emprego com isso?

E é aí que entram os bootcamps!

Percebi que o foco de entrar num bootcamp não é ter acesso ao conteúdo, o foco do bootcamp para iniciantes é cortar o caminho evitando desperdícios e distrações, ajudando aquelas pessoas que tem dificuldades em se auto guiar ou ainda não criou uma boa rede de apoio.

"Ah mas se tivesse um mais barato eu até faria"

Aí que vem a sugestão, comecei a comparar bootcamps e encontrei uma empresa que eu gostei tanto que comecei a trabalhar pra eles, enquanto outros bootcamps (trybe, labenu, kenzy, foguetinho) custam em torno de 10 mil - 20 mil pelas aulas e acompanhamento ao vivo por 8 meses, o bootcamp que estou trabalhando agora cobra algo em torno de 6 mil, e são 10 meses de curso, com 8 horas ao vivo por semana + atividades.

Se comparar com uma faculdade EAD vc tá no lucro, pq pode conseguir emprego mais rápido gastando 6k, e numa EAD vc fica 4 anos pagando +- 250 reais (uma média de 12k no total).

Claaaaro que a proposta é diferente, mas lembrando que MUITA gente termina a UNIJEGUE EAD sem saber nem escrever um if-else em python direito.

A ideia é te guiar para ser um fullstack React - Node nesse tempo, mas é óbvio que depende muito do aluno pra conseguir os resultados, mesmo assim vejo que ajuda pra caramba com direcionamento, lá vc tem mentor e especialista pra te ajudar no dia a dia.
Se alguém tiver interesse me dá um toque que eu recomendo vc lá pra eles, as turmas começam em outubro.

(claro que eu ganho uma comissãozinha com isso, então não vai só pela minha palavra, pesquise antes)

Nome do bootcamp: Fullture School
Meu email pessoal: [email protected]

PS.: manda email pra mim antes, pra vc entrar como indicação, aí já fortalece nois

Carregando publicação patrocinada...
3

Tudo depende do tipo de profissional que você quer ser.
Mas, tem muito bootcamp bom e de graça! Pagar por conteúdo grátis é "burrice".
Tem de Harvard, MIT e muitos outros... e se quiser conteúdo brasileiro tem os da DIO, na DIO você já tem uma entrevista marcada logo após terminar o bootcamp.

E não desmotive as pessoas a fazerem faculdade, pois um cara burro que não sabe uma única linha de código ainda pode ter CREA e ser seu chefe.

1

opa Argemon, só pra esclarecer meu intuito com o post:

Tem de Harvard, MIT e muitos outros... e se quiser conteúdo brasileiro tem os da DIO, na DIO você já tem uma entrevista marcada logo após terminar o bootcamp.

1 - Meu ponto inteiro foi sobre custo-benefício para quem QUER gastar dinheiro, não comparei com cursos grátis, mas eu fiz o post para quem não se beneficia de cursos grátis por não ter facilidade em assistir aulas gravadas

Pagar por conteúdo grátis é "burrice".

Concordo que dá pra aprender gratuito, eu mesmo aprendi tudo gratuito, mas ninguém faz bootcamp só pelo conteúdo, a pessoa faz pq não curte seguir videoaulas, prefere ter especialistas e um mentor pra ajudar e tirar dúvidas, uma rotina fixa, com atividades, horários, data de entrega, acompanhamento, pressão moderada, etc.. Fora que o fato de vc pagar pra um curso faz vc levar ele a sério. Tem pontos bons e ruins, mas se for pra falar de "caminho mais custo-benefício" com certeza é vc aprender tudo sozinho, a questão é que não faz sentido pra todo mundo.

E não desmotive as pessoas a fazerem faculdade, pois um cara burro que não sabe uma única linha de código ainda pode ter CREA e ser seu chefe.

Falei mal de EADs de baixo custo / ruins, eu gosto da ideia de faculdade desde que não seja só por diploma, aliás nem falei sobre o peso de diploma, se for falar sobre isso é outros quinhentos, depende muito da pessoa e o perfil dela.

Outra coisa, toma cuidado ao romantizar aprendizado "gratuito e autodidata" como única opção possível, tudo depende muito da pessoa, tem pessoas que simplesmente não aprenderam essa habilidade durante toda a vida, ou pior, que tem TDAH ou algum outro transtorno que dificulta ainda mais o processo, e é preciso um processo mais gradual até ela se acostumar a aprender sozinha, por isso a resposta não é a mesma para todo mundo, cada um tem seu ritmo e seu jeito de aprender :)

1

Sei que uma das motivações do seu post é passar sua perspectiva sobre o aprendizado autodidata, mas outra motivação é comercial, mas tome cuidado porque cada vez mais cresce o número de profissionais despreparados pro mercado, justamente porque fazem cursos online e não conseguem a base mínima pra poder atender a demanda das vagas.

Acredito sim que é possível conseguir o primeiro emprego fazendo bootcamps e/ou cursos pela Udemy, YouTube, etc. Mas tenho minhas dúvidas se é a maioria. A maior parte das propagandas dizem que você pode ter seu primeiro emprego dos sonhos, ganhando muito e trabalhando pra fora. Mas a realidade não é essa, muita gente cai nessa conversa de cortar caminho pra começar a ganhar dinheiro logo, mas não existe caminho curto.

Trabalho em uma empresa que constantemente tem problemas nas contratações porque os profissionais não possuem o básico. E quando digo básico não é aprender mil e uma linguagens, design patterns, DDD, etc. O básico é entender os conceitos de computação e saber como e onde procurar informações pra conseguir se virar sozinho depois dos primeiros 3 meses.

Não existe almoço grátis. Pode até ser que exista uma ou outra que conseguiu se dar super bem cortando caminhos, mas a realidade não é essa. A maioria das pessoas precisam passar por processos dolorosos pra aprender. Aprender é um processo exaustivo, não existe cortar caminho.

É possível perceber que existem vários profissionais especializados em contratar gente da área de tecnologia (olhe para o LinkedIn), e também existem várias pessoas dizendo ser difícil conseguir o primeiro emprego. Portanto algo está errado, ou não estão sabendo contratar ou os profissionais não estão qualificados o suficiente.

1

Sim, com certeza. A resposta certa é o aluno, não a escola, recursos são nada mais que recursos, o conteúdo pode ser bom, vc pode ter acompanhamento e tudo, mas se o aluno não for dedicado e centrado não funciona nada disso. Não é meu intuito vender uma receita pronta, mas sei que o caminho de pegar um bootcamp pode funcionar pra muita gente, e pode sim significar uma eficiência maior nos estudos. Agora sobre mercado realmente está complicado.