Mudei de ideia sobre os bootcamps
Porque preciso de um bootcamp?
Eu sou do tipo de pessoa que gosta muito da vibe de aprender sozinho, mas ultimamente percebi que pra muita gente essa coisa de se auto gerenciar e ser autodidata é muito complicado e desmotivador.
Depois de conversar com vários amigos tendo o mesmo problema, percebi que muita gente decidiu entrar numa faculdade EAD de baixa qualidade, só pra ter o ambiente de estudo guiado.
No fim das contas, tem gente que não funciona seguindo videoaulas, prefere um mentor ao vivo pra ajudar e tirar dúvidas, uma rotina fixa, com atividades, horários, data de entrega, acompanhamento, pressão moderada, etc..
E até que faz sentido isso, ser autodidata é top, mas é uma habilidade aprendida com tempo, e no começo é muito comum vc se perder e ficar andando em círculos se não tiver acompanhamento.
O problema é que a maioria dos influenciadores tech falam de aprender programação como se todo mundo conseguisse ficar 4 horas por dia na frente do computador estudando por pura força de vontade. Talvez eu e você tenhamos conseguido esse feito, mas não é o caso para uma grande parcela de pessoas que estão começando agora (sem contar os neuroatípicos).
Exemplo: Você já viu a quantidade de gente que cria um portifólio com html-css e já pensa que dá pra conseguir emprego com isso?
E é aí que entram os bootcamps!
Percebi que o foco de entrar num bootcamp não é ter acesso ao conteúdo, o foco do bootcamp para iniciantes é cortar o caminho evitando desperdícios e distrações, ajudando aquelas pessoas que tem dificuldades em se auto guiar ou ainda não criou uma boa rede de apoio.
"Ah mas se tivesse um mais barato eu até faria"
Aí que vem a sugestão, comecei a comparar bootcamps e encontrei uma empresa que eu gostei tanto que comecei a trabalhar pra eles, enquanto outros bootcamps (trybe, labenu, kenzy, foguetinho) custam em torno de 10 mil - 20 mil pelas aulas e acompanhamento ao vivo por 8 meses, o bootcamp que estou trabalhando agora cobra algo em torno de 6 mil, e são 10 meses de curso, com 8 horas ao vivo por semana + atividades.
Se comparar com uma faculdade EAD vc tá no lucro, pq pode conseguir emprego mais rápido gastando 6k, e numa EAD vc fica 4 anos pagando +- 250 reais (uma média de 12k no total).
Claaaaro que a proposta é diferente, mas lembrando que MUITA gente termina a UNIJEGUE EAD sem saber nem escrever um if-else em python direito.
A ideia é te guiar para ser um fullstack React - Node nesse tempo, mas é óbvio que depende muito do aluno pra conseguir os resultados, mesmo assim vejo que ajuda pra caramba com direcionamento, lá vc tem mentor e especialista pra te ajudar no dia a dia.
Se alguém tiver interesse me dá um toque que eu recomendo vc lá pra eles, as turmas começam em outubro.
(claro que eu ganho uma comissãozinha com isso, então não vai só pela minha palavra, pesquise antes)
Nome do bootcamp: Fullture School
Meu email pessoal: [email protected]
PS.: manda email pra mim antes, pra vc entrar como indicação, aí já fortalece nois