Executando verificação de segurança...
32

Lista de coisas pra fazer ANTES de reclamar que não tem vaga de TI

Após passar por alguns layoffs na minha carreira, aprendi vários "truques" pra conseguir vagas onde ninguém mais encontrava. E à partir de hoje decreto que você (júnior ou desempregado) só terá permissão de reclamar do mercado depois de ter feito PELO MENOS esses pontos abaixo: (se tiver mais dicas pode colocar nos comentários)

1 - Colocar vários projetos legais e reais no github usando tecnologias demandadas

  • Desenvolver uma solução pra um problema real e postar no linkedin

2 - Fazer pelo menos 5 desafios de vaga reais da área que você deseja

3 - Preencher o linkedin com palavras chaves baseado no que as vagas estão pedindo (estudar o quanto puder das tecnologias que te faltam)

4 - Entrar em pelo menos 3 comunidades de desenvolvedores, conversar com todo mundo, fazer networking

5 - Começar a buscar freelances para deixar como experiência caso não tenha experiência (de quebra vc ganha uma graninha)

  • Disparar mensagens abordando empresas locais com os números do google maps e apresentar soluções de TI para os negócios deles (aprendi a fazer com automação 100%)
  • Caso não tenha estrutura, buscar empresas que fazem freelance e tentar fazer o trampo junto com eles ganhando comissão em cima $$
  • Fazer um site de portifólio para ganhar aumentar a credibilidade

6 - Adicionar pelo menos mil recrutadores/desenvolvedores no linkedin (meta de longo prazo)

  • Pode não parecer, mas os recrutadores encontram muito mais os candidatos que tem conexões em comum

7 - Fazer disparo de currículos em massa por email com automação:
Isso está cada vez mais comum mas na época que consegui vagas com isso todo mundo achou estranho, a taxa de resposta é baixa mas já consegui algumas dezenas de entrevistas só com esse método.

  • Pra isso vc vai precisar achar uma "fonte" de emails pública e fazer um scraping pra capturá-los, depois você pode usar algum serviço de email marketing como Saleshandy.

8 - Aplicar para algumas centenas de vagas no linkedin e outras plataformas

  • Para o linkedin você também pode buscar formas de aplicação automática em easy apply, em breve posso falar sobre o assunto

9 - Buscar vagas escritas em posts:
Às vezes vão existir vagas que não estão postadas no jobs do linkedin, mas somente são achadas nos posts, então vale a pena dar uma olhada

Carregando publicação patrocinada...
10

recentemente lancei um web app chamado vagômetro que pode contribuir com o ponto 3.

esse projeto é um rastreador de vagas pra TI e uma de suas funcionalidades é o ranking de tecnologias. da pra selecionar uma tecnologia, tipo angular, e ver quais outras tecnologiais sao mais requisitadas em vagas que pedem angular. alem de que toda vaga ja tem as tecnologias mapeadas atraves de palavras chave entao da pra ter uma ideia do que vai dar match ou nao

tem varias outras funcionalidades como ranking de nivel de experiência, cidades com mais vagas, clt vs pj, etc

o link é esse https://vagometro.vercel.app/

1
1
1
1
0
1
-2
2

Post muito bom, mas eu tenho uma duvida, o uso de envio de curriculos por e-mail automatizado não pode acabar diminuindo a chance de ser chamado ? Devido ao fato de que em teoria curriculos terem que ser adaptados pro tipo de empresa que o currículo será enviado ?

No mais, as outras dicas são muito valiosas, projetos reais e adicionar recrutadores ajuda muito, já recebi chamadas no linkedln por ter recrutadores em comum msm.

1

Então cara, diminui, mas por outro lado você tem chance de conseguir vagas que nem foram postadas, eu mesmo consegui entrevistas com empresas que estavam precisando de alguém mas nem tinham postado vaga ainda, simplesmente porque eu perguntei se estavam precisando de um dev.

Outro ponto também é que hoje em dia você virou alvo de automação, temos muitos processos seletivos automatizados, então os devs estão começando a meter automação nos processo seletivo como resposta a isso.

2

Como uma pessoa que já esteve em ambos lados da mesa no quesito contratação, eu afirmo pra vocês que 1 projeto mantido e feito com amor, por menor que seja, vale mais que 1 milhão de calculadoras em React.

1

Excelente, e é exatamente isso que oa cursos que te prometam emprego (ou seu dinheiro de volta) te obrigam a fazer por contrato! E funciona!

Mas as pessoas que vão fazer isso são justamente as que não precisam desses cursos em primeiro lugar!

1
2

O que estava me referido com essa frase é o modelo de Sucesso Compartilhado, também conhecido como Income Share Agreement (ISA). Neste modelo, os alunos só começam a pagar pela sua formação depois de conseguirem um emprego e começarem a receber um salário. Geralmente, o pagamento é feito como uma porcentagem fixa do salário do aluno por um período determinado.

Muitas instituições que seguem esse modelo, oferecem cláusulas adicionais no contrato que isentam o aluno de qualquer pagamento caso ele demonstre que fez tudo ao seu alcance para conseguir um emprego, mas não obteve sucesso.

A Trybe é um exemplo de instituição que ficou bastante conhecida no Brasil nos últimos anos que adota (ou adotou?) esse Modelo de Sucesso Compartilhado com cláusulas de issenção. Mas como disse, esse tipo de modelo é um grande furada. A maioria dos alunos jamais vão ter acesso as cláusulas de issenção, e os que realmente são bons e vão ser empregados não precisariam de pagar uma fortuna pelo curso em primeiro lugar.

1
-1
1

Será que somente eu acho tudo isso loucura? Bom, eu só queria programar, mas a área acabou indo para a seguinte direção: você precisa programar, precisa criar networking, precisa gostar de redes sociais (adicionar mil recrutadores), precisa apresentar soluções para as empresas, e não esqueça de fazer todas essas coisas de forma bem bonitinha pois hoje também precisa ser assim... Talvez amanhã seja necessário respirar embaixo d'agua.
Desabafando aqui mas tô seguindo essa cartilha a risca kkkk

1

Pois é, eu entendo como isso tudo pode parecer um exagero, minha intenção com o post é dar ferramentas para aqueles que estão ansiosos com o cenário atual, dando algo com o que a pessoa possa se ocupar, ao invés de mergulhar no pessimismo do mercado.
Numa época de alta fazer isso tudo pode nem ser necessário, mas infelizmente temos que jogar com as cartas que temos na mão, ao invés de seguir a onda de negatividade.

1

Eu tinha desistido de estudar programação no 3º semestre de ads, amo programação mas tanto youtube, quanto instagram e principalmente no linkedin, é uma cagação de regra sem fim que acabou me cansando, mas por alguns poucos exemplos iguais ao seu, que realmente agregam valor, me senti inspirado pra voltar a estudar.

Excelentes dicas cara, muito obrigado!

1
0
-2