Executando verificação de segurança...
3

Professor + dev (freelancer ou empreender)

Olá, preciso apresentar um pouco de minha biografia para que possam me ajudar na discussão que pretendo provocar.

Sou professor universitário da área de computação, atuando, majoritariamente no curso de Ciência da Computação, em disciplinas de programação, banco de dados, estrutura de dados e outras.

Formei em Ciência da Computação em 2010 e sempre quis seguir a carreira docente. Porém, até concluir o mestrado e prestar concurso, segui como analista/desenvolvedor. Trabalhei para a indústria de desenvolvimento em 3 empresas, passei em concurso federal como analista, onde progredi para função de coordenador do setor de tecnologias Web em 2015. Nesse período também conclui o mestrado e prestei concurso para docente, sendo convocado em 2017, para a universidade onde me formei. Enfim, realizava meu sonho!

Desde então tenho me dedicado à docência e, realmente, sou muito feliz atuando nessa profissão, tanto que estou concluindo o doutorado em Modelagem Computacional. Porém, tenho sentido falta de me atualizar e atuar no mercado de desenvolvimento, tanto por aptidão (trabalhar em equipe, ser forçado a sair da zona de conforto e aprender tecnologias novas) quanto pela questão financeira, pois, apesar do salário de professor universitário não ser ruim, não há perpectiva de melhoria, muito pelo contrário.

Diante desse cenário, sabendo que não posso dedicar mais que 30h semanais, apenas por PJ e sem horário fixo, vejo duas possibilidades para voltar ao trabalho de dev:

  1. Projetos freelancer
  2. Empreender no desenvolvimento de Saas

Mais alguém aí passa por situação semelhante? Há outro caminho que eu não esteja considerando? Quais dicas (sites, projetos, etc.) para me inserir nessas possibilidades (freelancer ou empreender)?

Agradeço quaisquer colaborações!

Aproveito para desejar feliz Dia do Professor!!

Carregando publicação patrocinada...
1

Boa tarde! Também sou professor. Trabalho na rede federal (IFSP). Em relação ao salário, eu sou dedicação exclusiva. Moro no interior então o salário não da para reclamar, mas também gostaria de fazer coisas "por fora", mas legalmente é impossível, por causa justamente da dedicação exclusiva. Se seu problema é o financeiro, realmente é complicado... Se for pela atualização, basta pegar disciplinas novas todo o semestre que vc vai ficar sempre estudando coisas novas.

1

Legal David! Obrigado pela resposta!

Estou pensando em abrir mão da Dedicação Exclusiva (DE) para poder me dedicar, também, a outros projetos. Atualmente, mesmo com DE, já conseguimos fazer algumas coisas de maneira legal por aqui através do recebimento de bolsas de pesquisa de empresas interessadas em P&D. O marco da inovação facilitou o processo. Porém, para dar continuidade aos projetos após o fim da bolsa, só abrindo mão da DE.

Quanto às disciplinas, eu tenho tentado, mas há poucas com ementas flexíveis no curso de CiC aqui da Uesc. Tenho tentado fazer isso através de grupos de estudo, projetos de iniciação científica ou de extensão.

1

Colegas, também sou professor na rede federal 40h DE, porém em oura área que não TI. Estou desenvolvendo no meu tempo livre um software na minha área com algum potencial comercial dentro de um nicho bastante específico. Saberiam me dizer se há algum caminho de viabilizar esta comercialização sendo DE ou mesmo abrindo mão da DE? Não encontrei no marco da inovação algo muito esclarecedor a este respeito, e também tenho zero experiência com esta parte comercial, até então semore fiz projetos open source.

1

Olá professor, tudo bem? Estava aqui lendo sua caminhada e me espantando com tanta semelhança rs.
Eu não segui a carreira academica como você, infelizmente as circuntâncias me conduziram a outro caminho. Eu precisei trancar a universidade, e retornar para o interior. Você colocou dois caminhos, Freelancer e um Saas.
Eu atuo como freelancer no mercado web desde 2016, de lá pra cá foram muitos projetos, tive passagem em duas empresas e hoje eu sinceramente ando cansado. Cansei de escrever código pro outros, na maioria das vezes projetos até interessantes só que nunca sairam de dentro de uma empresa privada.
Como você já tem emprego eu não sugiro que entre para Freela, investe teu tempo e estudo em um projeto que tenha escala de fato. Tenta elaborar um mvp e vai buscando seu mercado. Estou te recomendando o que eu estou fazendo, ainda trabalho como freelancer pois preciso pagar os boletos, mas tenho projetos que estão em desenvolvimento e acredito de verdade que esse é o melhor caminho.

1

Bacana seu feedback, thayllonvictor!

Entendo seu cansaço, acontece algo semelhante comigo nos projetos Pesquisa e Desenvolvimento que atuo na Universidade... a maioria acaba morrendo antes de entrar em produção, de fato.

Realmente estou considerando o mercado de Saas, acho que formar uma equipe com objetivos semelhantes seja uma alternativa.

Amadurecer a ideia para, em breve, lançar um pitch aqui no Tabnews!

0