Boa tarde! Também sou professor. Trabalho na rede federal (IFSP). Em relação ao salário, eu sou dedicação exclusiva. Moro no interior então o salário não da para reclamar, mas também gostaria de fazer coisas "por fora", mas legalmente é impossível, por causa justamente da dedicação exclusiva. Se seu problema é o financeiro, realmente é complicado... Se for pela atualização, basta pegar disciplinas novas todo o semestre que vc vai ficar sempre estudando coisas novas.
Legal David! Obrigado pela resposta!
Estou pensando em abrir mão da Dedicação Exclusiva (DE) para poder me dedicar, também, a outros projetos. Atualmente, mesmo com DE, já conseguimos fazer algumas coisas de maneira legal por aqui através do recebimento de bolsas de pesquisa de empresas interessadas em P&D. O marco da inovação facilitou o processo. Porém, para dar continuidade aos projetos após o fim da bolsa, só abrindo mão da DE.
Quanto às disciplinas, eu tenho tentado, mas há poucas com ementas flexíveis no curso de CiC aqui da Uesc. Tenho tentado fazer isso através de grupos de estudo, projetos de iniciação científica ou de extensão.
Colegas, também sou professor na rede federal 40h DE, porém em oura área que não TI. Estou desenvolvendo no meu tempo livre um software na minha área com algum potencial comercial dentro de um nicho bastante específico. Saberiam me dizer se há algum caminho de viabilizar esta comercialização sendo DE ou mesmo abrindo mão da DE? Não encontrei no marco da inovação algo muito esclarecedor a este respeito, e também tenho zero experiência com esta parte comercial, até então semore fiz projetos open source.