Executando verificação de segurança...
1

Ajude um juninho desesperado

Fala galera, tudo certo? Meu nome é Gustavo, e esse é meu primeiro post, gostaria de comentar um pouco sobre minha caminhada com programação e gostaria de saber outros pontos de vista/opiniões sobre, fiquem abertos para qualquer comentário.

Sou um programador front-end junior com alguns meses de experiência, mas recentemente fui desligado de uma start up em que trabalhava de BH, desde então, tenho enfrentado uma luta para não me desanimar com a área, especialmente pois ando lendo muito de pessoas falando mal das stacks de front-end e dizendo que está tudo saturado e etc, e quando não é isso, são comentários sobre tal área X é melhor, linguagem X ou stack é melhor. O que vocês pensam sobre isso, e que dica poderiam me dar?

Se alguém estiver passando por isso, ou já passou, por favor, compartilhem suas experiências, vou ficar muito agradecido!

Carregando publicação patrocinada...
6

Sempre vai ter alguém falando mal de uma tecnologia. Tem gente que fala mal até de C, sendo C a linguagem que basicamente roda embaixo de praticamente tudo rs. E tecnologia não é time de futebol, os caras vestem a camisa e ficam com essa intriga boba, mas stack/linguagem/tecnologia são ferramentas de trabalho, ponto final. É normal ter uma preferência, gostar desta ou daquela, mas se hoje eu tiver que aprender e usar uma tecnologia nova eu vou fazer e pronto. Trabalho é trabalho. Não se deixe levar por essas passionalidades.

Sobre frontend estar saturado, é um fato. JavaScript no geral está saturado no mercado mas a culpa não é da tecnologia e sim da ocasião. A pandemia impulsionou o advento do home office, as pessoas se interessaram por software pela falsa ideia do programador superstar e endinheirado, as empresas começaram a lançar curso adoidado e JavaScript acabou sendo a bola da vez como lá no passado foi o Java, o C# e outras tecnologias. Basta abrir o LinkedIn pra ver a quantidade de gente se auto intitulando desenvolvedor web, até mesmo fullstack jr, com projetos baseados em cursos e fazendo aulas com temas bem iniciantes. Na minha opinião o mercado está saturado de candidatos que acham que estão prontos para o mercado mas na verdade não estão, mas infelizmente isso acarreta naquelas vagas com 3.000 candidaturas e os profissionais realmente capacitados acabem ficando perdidos ali no meio da galera emocionada e as empresas não conseguem filtrar. Isso também acabou criando o estereótipo do dev influencer, que precisa ficar postando no LinkedIn toda vez que muda a cor de um botão como se fosse um projeto, e falando abobrinha.

Enfim, to make a long story short (too late), é fato o mercado estar saturado, mas na minha opinião tem lugar pra quem realmente se diferencia. Se é uma área que você gosta, se especialize, procure estudar aquilo que os outros estão dando uma passada por cima apenas, procure entender como as coisas funcionam ao invés de apenas engolir frameworks e bibliotecas que é justamente o que o pessoal tem feito, e você vai estar pronto pra outras tecnologias também.

0
3

sim, o mercado está saturado! acredito que a situação melhore no final ficando quem tiver mais resiliência e força de vontade.

Todas as perguntas que você se faz é normal e todo mundo passou por isso, hoje estar mais dificil que no passado não é desculpa, pois em 2020 era mais dificil que em 2016 e que era mais dificil que em 2012.

O maior destaque que o mercado quer é EXPERIÊNCIA, e olha eu nunca fui de fazer projetos pessoais, meu github é triste, mas eu tinha um bom currículo, bem descritivo com as técnogias e projetos que trabalhei, mesmo que fora da area de programação.

As entrevistas que fiz me ajudaram muito, eu me inscrivia para quase todas, até as para nível maior que o meu e que pedia tecnogias que eu não sabia ainda. O que eles querem é alguém com força de vontade, principalmente em um junior, mesmo que a vaga parece para pleno, eles sabem que tu é júnior e se tudo der errado tu não mentiu, aprendeu algo mesmo que estressante e saiu com experiência a maior que antes.

Segue em frente, javascript tem muito pano para a manga ainda, ta foda saber o que estudar, mas continue e não pare mesmo com as incertezas, e continue tentando novas vaga!

Desejo boa sorte! 😁

1
3

Caro juninho, vou escrever para, mas ao mesmo quero que outros na sua situação leiam.

PARA DE DAR OUVIDOS PARA QUEM NÃO QUER VOCĖ MELHOR.

Deixa eu explicar, quem ta falando que linguagem x ou y é melhor ta nem ai para a sua empregabilidade. Você ouvir isso, nao vai trazer a proxima vaga até você.

Você que encontrar os pontos bons do que você aprendeu e que a tua pouca experiencia corrobora. Mesmo que mude de area, tem de ser uma escolha ponderada e a partir de uma certeza sua.

E afinal, você já conseguiu uma vez, agora é repetir o feito.

1
1

Sim, stacks de front-end estão saturadas.
Caso contrário, tu estaria empregado não é mesmo?
A realidade te estapeou na cara e mesmo assim quer ficar na fantasia e teimosia de seguir com front-end?

Maioria das empresas no Brasil só contratam workaholics.
Se não é um deles, jogue a toalha.
Para trabalhar normalmente e ganhar bem, aprenda inglês e trabalhe para os gringos.

Aconselho abandonar front-end e back-end essas áreas estão saturadas, com excessos de cursos gratuitos, excessos de mão-de-obra, com excessos de mudanças, onde a todo momento você sofre um reset, ou seja, da noite para o dia você vira um nada.

Sugiro tecnologias duradouras e consolidadas como:

- Data Mining SAS
- SAP.
- Protheus da TOTVS.
- Amazon QuickSight. (B.I. - Business Intelligence)
- Salesforce.
- RPA - Robotic Process Automation
- BMC Control-M
- Power Center (ferramenta de ETL)
- Oracle Database.
- Oracle Exadata.
- Cobol

A vantagem é que você só precisa saber uma delas.
E claro somado a Machine Learning e Deep Learning que é o nosso presente e futuro, não tem como escapar disso.