Tem váááários pontos que eu gostaria de comentar sobre o seu post:
Conteúdo publicitário impulsionado é feito praticamente para que haja uma retroalimentação da cultura consumista que temos hoje enquanto sociedade, que, pásmem, é super criticada por várias pessoas que se dedicam para entender e divulgar como essas empresas e anunciantes estudam seu rastro digital para produzir propaganda cada vez mais efetiva. A longo prazo, isso é um ciclo vicioso que resulta na sua própria estafa com conteúdos que te faziam bem. Óbvio, se você entrar no luxo de debater sobre porque isso acontece, você provavelmente vai cair num lapso, virar o Lênin e começar uma revolução socialista da informação.
Avisos de cookies são totalmente justos porque dizem respeito sobre como o serviço lida com a governança dos seus dados. Enésimas legislações (em especial, a da União Européia) implica que sites que são oferecidos para seus usuários precisam informar de forma explícita como seus dados serão coletados e utilizados, além de também deixar que o usuário permita ou não a coleta desses dados.