Executando verificação de segurança...
Em resposta a O Lugar Melhor
2

Tem váááários pontos que eu gostaria de comentar sobre o seu post:

Conteúdo publicitário impulsionado é feito praticamente para que haja uma retroalimentação da cultura consumista que temos hoje enquanto sociedade, que, pásmem, é super criticada por várias pessoas que se dedicam para entender e divulgar como essas empresas e anunciantes estudam seu rastro digital para produzir propaganda cada vez mais efetiva. A longo prazo, isso é um ciclo vicioso que resulta na sua própria estafa com conteúdos que te faziam bem. Óbvio, se você entrar no luxo de debater sobre porque isso acontece, você provavelmente vai cair num lapso, virar o Lênin e começar uma revolução socialista da informação.

Avisos de cookies são totalmente justos porque dizem respeito sobre como o serviço lida com a governança dos seus dados. Enésimas legislações (em especial, a da União Européia) implica que sites que são oferecidos para seus usuários precisam informar de forma explícita como seus dados serão coletados e utilizados, além de também deixar que o usuário permita ou não a coleta desses dados.

Carregando publicação patrocinada...
1

Concordo plenamente com você, eu estou na internet há bastante tempo e percebi como as coisas mudaram, redes sociais deixaram de ser uma "brincadeira" aonde pequenos desenvolvedores começaram em suas casa, praticando seus ("Hello, World!") e desbravando o mundo da T.I, tendo várias idéias e implementando suas features novas, o saudoso sistema de "5 estrelas" do youtube por exemplo.

Creio que pela praticidade e dinamismo que a internet, como ferramenta, possa proporcionar as pequenas empresas (sites como: Google e Facebook) cresceram bastante, pois a propaganda de consumo das grandes empresas de eletrônicos, como Motorola, Samsung, Apple etc, mostraram o quanto grande pode ser esse mundo da internet.

Posteriormente com a demanda de pessoas tendo acesso a internet, fruto de um monopólio que se tornou uma dialética absurdamente imensa, as pequenas empresas se tornaram gigantes empresas e compraram outras que também estavam crescendo, a Google comprou o Youtube, o Facebook comprou o Instagram e WhatsApp.


Tendo esse resumo histórico, conseguimos entender do porquê sentimos "preguiça" por parte das redes sociais, também do porquê concordamos com a idéia de "a internet-deixou de ser um lugar massa".

Algoritmos e vídeos com duração de até 1 minuto é o atual negócio mais rentável para as empresas, é mais simples do público consumir, e mais barato para as empresas armazenar os vídeos curtos em aspect ratio mobile.

  1. Vídeos rápidos pois as pessoas vivem em uma angustiante rotina acelarada, não tendo muito tempo para refletir/formular resposta complexas e os limites de linhas de texto sendo pequenos, contribuem para o desincentivo do mesmo.

  2. Muito mais acessível e dinâmico as pessoas terem celulares, por justamente ser mais simples a criação de conteúdo pelo Smartphone, e também pelo público alvo assistir pelo celular durante sua rotina

OBS: A citações sobre esse assunto no documentário "O dilema das Redes"