Concordo plenamente com você, eu estou na internet há bastante tempo e percebi como as coisas mudaram, redes sociais deixaram de ser uma "brincadeira" aonde pequenos desenvolvedores começaram em suas casa, praticando seus ("Hello, World!") e desbravando o mundo da T.I, tendo várias idéias e implementando suas features novas, o saudoso sistema de "5 estrelas" do youtube por exemplo.
Creio que pela praticidade e dinamismo que a internet, como ferramenta, possa proporcionar as pequenas empresas (sites como: Google e Facebook) cresceram bastante, pois a propaganda de consumo das grandes empresas de eletrônicos, como Motorola, Samsung, Apple etc, mostraram o quanto grande pode ser esse mundo da internet.
Posteriormente com a demanda de pessoas tendo acesso a internet, fruto de um monopólio que se tornou uma dialética absurdamente imensa, as pequenas empresas se tornaram gigantes empresas e compraram outras que também estavam crescendo, a Google comprou o Youtube, o Facebook comprou o Instagram e WhatsApp.
Tendo esse resumo histórico, conseguimos entender do porquê sentimos "preguiça" por parte das redes sociais, também do porquê concordamos com a idéia de "a internet-deixou de ser um lugar massa".
Algoritmos e vídeos com duração de até 1 minuto é o atual negócio mais rentável para as empresas, é mais simples do público consumir, e mais barato para as empresas armazenar os vídeos curtos em aspect ratio mobile.
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Vídeos rápidos pois as pessoas vivem em uma angustiante rotina acelarada, não tendo muito tempo para refletir/formular resposta complexas e os limites de linhas de texto sendo pequenos, contribuem para o desincentivo do mesmo.
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Muito mais acessível e dinâmico as pessoas terem celulares, por justamente ser mais simples a criação de conteúdo pelo Smartphone, e também pelo público alvo assistir pelo celular durante sua rotina
OBS: A citações sobre esse assunto no documentário "O dilema das Redes"