Programando com a Síndrome do Impostor
Um dos principais desafios enfrentados pelos programadores é a síndrome do impostor, que é aquela sensação de nunca saber ou ser bom o suficiente. Acredito que independente do programador ser júnior, pleno ou sênior, esse sentimento aparece igualmente para todos, em algum momento da carreira.
Com a rápida evolução da tecnologia, a quantidade de informações disponíveis na internet e a complexidade dos problemas enfrentados pelos programadores, é fácil o sentimento de sobrecarga e incapacidade de acompanhar tudo. Além disso, quem nunca se comparou com outros programadores, que passam aquela imagem de que entendem tudo, e a gente fica almejando isso? O que, consequentemente, aumenta ainda mais a sensação de inadequação.
No entanto, eu percebi que existem várias dicas que podem nos ajudar a lidar com a síndrome do impostor e acreditar mais nas nossas capacidades. Aqui estão algumas delas:
Ninguém sabe tudo
Mesmo os programadores mais experientes têm lacunas em seu conhecimento. É impossível saber tudo e é normal precisar pesquisar e aprender coisas novas ao longo do tempo. Inclusive, pesquisar coisas que já estudamos, mas esquecemos, também faz parte desse pacote.
Fale sobre isso
Compartilhe suas preocupações com colegas de trabalho ou outros programadores. Muitas vezes, ao falar sobre isso, você pode perceber que não está sozinho, e ter pessoas com quem possa conversar pode fazer muita diferença nesse processo.
O importante é o seu progresso, não a perfeição
Longe de parecer papo de coach, mas se você tá no seu processo de aprendizado, qual a real necessidade de se concentrar em fazer tudo perfeito? O mais importante nesse momento é o o seu progresso, e você ficar feliz pelas pequenas vitórias e aprender com as falhas.
Aceite elogios
Quando alguém te elogiar, aceite esse elogio, e use isso para acreditar ainda mais em si mesmo.
Aceite os seus erros
Em vez de ser duro consigo mesmo quando cometer erros ou se sentir para baixo, pratique a autocompaixão. Você não é o pior profissional do mundo por estar tendo alguma dificuldade, lembre-se de que todos cometem erros e enfrentam desafios.
Siga aos poucos
E claro, como tudo na vida, precisamos passar por um processo de adequação, você não precisa seguir todas essas dicas de uma vez, o importante é ir se adaptando aos poucos para se sentir confortável com essa nova perspectiva.
Fique à vontade também para compartilhar e expressar sua opinião sobre esse tema!
Meu linkedin: https://www.linkedin.com/in/giulia-amaral-028625203/