Executando verificação de segurança...
1

[Dúvida] Escolha de linguagem

Faz dois anos que estou em um curso técnico de informática para internet e aprendi muito neste tempo. Nesse curso estou aprendendo programação utilizando php, porém, quando entro no youtube, vejo diversos vídeos de programação que em sua maioria utiliza node js, e isso me deixa confuso.

Qual linguagem devo aprender para entrar para o mercado de trabalho, php ou node js?

Carregando publicação patrocinada...
1

Ao meu ver, você deveria continuar com php. Existem muitas empresas que trabalham com o php, e tem cada vez menos programador (que eu conheço pelo menos), já node js, tem muito mais concorrência. Mas se você quiser aprender node js também é ok, ninguém vai te julgar, e também tem empresas que trabalham com ele, mas a concorrência vai ser maior. Espero ter ajudado.

0
1

Aprenda qualquer uma, brinque, descubra, experimente. A linguagem de programação não passa de uma ferramenta, o que você faz com ela é que vai te dar um emprego (óbvio que cada linguagem tem seu nicho diferente).

Se você gosta da Web, o PHP é excelente e está longe de morrer como alguns dizem, acho o ecossistema do Node um pouco confuso no começo já que em projetos reais eles pedem mais sobre o framework do que sobre a linguagem em si.

Minha recomendação, continua no PHP, mas não deixe de testar outras linguagens, e outros ambientes além da Web.

0
1

Por que te deixa confuso? Por que achja que aprendendo uma ou outra terá mercado? Será que não está olhando para as coisas errdas? Será que não está olhando para as pessoas erradas? Ser que não está sendo vítima do algoritmo e lhe empurrando um enorme viés? Acha que vai ter uma rsposta boa aqui que não teve em outros lugares? Por que?

Espero ter ajudado. Em geral estou à disposição na plataforma (sem abusos :D)


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Olha, conheço algumas pessoas em cobol que pensava a mesma coisa que você, e hj tem poucos programadores cobol e é um dos programadores que ganha muito bem.

Escolha a linguagem que você goste, sem pensar se vai ter emprego ou não, só de o melhor de si nisso que vc vai ser recompensado.

(meu português não é muito bom)

1

Estava em uma situação parecida com a sua, a única diferença é que eu já programava em Delphi. Quando cheguei no mundo da web fiquei perdido, um mar de coisas novas, fui baseando meus estudos em vários vídeos no YouTube e cheguei conclusão que não adiantou de nada! Não conseguia progredir, não conseguia sair do lugar e nem criar nenhum projeto, para eu conseguir sair dessa estagnação foi preciso eu entender com qual área eu me identifico mais, no meu caso como vindo do Delphi eu meio que arrastava e soltava componente e digitava código então achei que me identificaria com front end, Leigo engano hahahha é totalmente diferente, não tem uma tela para arrastar componente é linha atrás de linha tive uma enorme dificuldade, até hoje passo apuros para poder fazer uma tela, como você pode ver front não era pra mim, daí tentei fazer API, comecei com a mais simples (na minha opinião) , tanto como ambiente de desenvolvimento como na syntax de escrita o PHP, acredito foi um acerto da minha parte, é uma linguagem com bastante documentação e exemplos. Aprendi o conceito básico nela e me vi na necessidade de não ter que reinventar a roda toda vez, criando soluções novas para problemas que já foram resolvidos, comecei aí usar um framework, o laravel, a produtividade aumenta muito, tá tudo pré confirmado o que resta é só se preocupar com a lógica da sua aplicação.

Mas eu não fiquei contente e aprender só api, eu queria consumir essas api, eu pensava qual é graça de só ver os Json, até por que eu estava começando, aprendendo e minhas apis não eram usadas por ninguém Hahaha então me forcei a aprender o front end (css+html+Javascript), não tem como fugir disso tem que saber pelo menos o básico desses três(confesso que css até hoje não conseguir dominar, difícil ainda pra mim kkkk)
Aprendi um pouco da lógica de Javascript e comecei fazendo coisas bem simples, mas como eu vi no futuro o Javascript puro não dá muita margem para nós novatos, digamos que para fazer uma simples mudança de estado era algo complicado, então fui procurar algo mais fácil, já que não era minha especialidade, tinha escolhido o lado backend como preferido.
Comecei com react, mas não conseguir gostar, não achei que no meu caso era produtivo, eu brigava muito com ele, segundo todos os vídeos em que eu assitia ele era fácil, talvez seja, mas pra mim não era. Usei o vue, gostei bastante, fácil e bastante exemplos, mas eu queria algo mais fácil, meu foco é back end eu só arranho no front então migrei para svelte e só te digo uma coisa, mas fácil que ele é impossível, não tem como kkkk
E no css, usei o css puro, mas sentir que usando os frameworks boostrap e principalmente o tailwind conseguir absorver mais o conteúdo

Texto longo, mas aqui vai o resumo

Veja um lado que você se identifica backend ou frontend se você ainda não sabe

Tente fazer um pequeno projeto nos dois, qual você se sentir mais confortável acredito que seja sua escolha.

Se for backend vai de PHP, acredito que seja a mais simples de iniciar, a ainda hoje existe muito mercado caso você escolha seguir com ela

No frontend, comece com svelte, apesar de não ser usado como os outros, ele tem a curva de aprendizado mais baixa de todos os concorrentes.

Css, use o tailwind

Lembrando que é baseando na minha experiência como iniciante nessa área.