Executando verificação de segurança...
23

[Desabafo] Perdi interesse no meu projeto com 2.5M de cartões, e agora?

Fala pessoal, tenho um App de flashcards que criei inicialmente pra um amigo mas disponibilizei pra todas as pessoas em 2021 no intuito de ser um projeto pessoal a ir pegando no meu tempo livre.

A questão é que cresceu mais do que esperava, e atualmente não consigo me dedicar a ele. O App já está com mais de 50k downloads e 4.8 estrelas de 3k+ de avaliações. Já tem cerca de 2.5 milhões de Flashcards criados na plataforma. Atualmente ele me gera uma renda de aprox 500/mês e tem +250 de custo. Inicialmente não fiz pra ganhar dinheiro (foi mais pra validar a ideia dele) então paga só quem gosta porque quase tudo é gratuito.

O App tá sem atualização em produção desde 2021, venho trabalhando de vez em quando nele pra lançar uma atualização com uso off-line (pra depender menos do servidor e gerar menos custos) mas tem alguns detalhes que tão me dando trabalho, e como tô com pouco tempo e sem ânimo pra esse projeto, não tô conseguindo tirar essa atualização do beta.

Meu problema é que daqui a pouco, é provável que o custo fique maior do que a receita, daí vou pagar pras pessoas usarem. Não dá pra abandonar tudo também já que muitas pessoas dependem do App.

O App é em Flutter, tá no Android e web, estava até pensando em lançar pro iOS depois dessa atualização mas sinceramente sem ânimo pra isso. Não sei se é o estresse do trabalho, burnout, ou algo do tipo, mas até me interesso de fazer algumas outras coisas mas não a mexer nesse App.

Já pensei em contratar alguém pra tirar essa att do beta e talvez daí me interessaria de novo pelo projeto mas não tenho tanto pra investir nele (uns 5k no máximo).

Enfim, sei que é um "bom" problema pra ficar reclamando, mas queria desabafar isso aqui com vocês. Fico mal por tanta gente tá usando e o App tá ficando cada vez pior por falta de manutenção e planejamento, não sei porque a galera ainda curte, usa e avalia 5 estrelas (isso ainda me dá um encorajamento). No início do projeto uma grande empresa de cadernos chegou a me contatar por causa desse App pra fazer algo parecido pra ela, mas por causa de problemas de maquinario da parte deles não foi pra frente. Sei que ele é um bom case pro meu portfólio, mas isso tudo ainda me deixa pior por estar parado há tanto tempo.

Enfim, queria desabafar com vocês e espero ter alguma luz a partir dos seus comentários!

Carregando publicação patrocinada...
4

Outros dias atras fiz um comentário num post de uma pessoa que estava vendendo contas no seu SaaS por pouco mais de R$ 5,00 para acesso vitalicio, para sempre com apenas um pagamento. Ele me disse que tinha conseguido hospedagem gratis. Esse seu problema apenas prova o que comentei na ocasiao. Precificar um produto preciso de muita cautela. Quem comprar, vai exigir o produto pelo tempo prometido, se eu vender 10 mil assinaturas vou faturar 50 mil, mas com 10 mil usuarios o custo de infra já sobe consideravelmente para casa dos milhares de dolares. Não é por que conseguiu uma basica gratis que essa vai conseguir manter o trafego constante. E ai, quando chegar a esse ponto ou passar, as coisas irão se complicar e se abandonar, com certeza será processado por não ter entregue o que prometeu.

Agora, o fato de você nao se interessar mais é justamente por que nao tem retorno financeiro dele. Já pensou em uma estrategia melhor para rentabilizar ele? Com 50k de downloads voce já tem um potencial bastante interessante em monetização, se bem trabalhado.

1

Boa, é um problema real de fato. Nos próximos projetos que as vezes planejo começar tenho seguido mais uma linha de serviço de pagamento único mas também que não tem um custo recorrente (tudo offline por exemplo ou salvar algo bem básico), justamente porque depois que a coisa cresce é preciso uma manutenção constante pra manter...

Sobre o futuro do app, decidi focar pra entregar as coisas que estão no beta pra prod e lançar uma versão iOS. Depois disso vejo a estratégia que vou seguir com o app, roadmap pra melhorar a monetização e o produto até tenho, a questão é disposição pra investir nele mesmo. Acho que parte disso também pode se resolver depois de umas férias que tô planejando tirar e que ficou mais evidente a necessidade nesse processo.

1
2

A solução pra seu projeto seria colocar uma paywall, eu sei que isso parece algo ruim e assustador de início, mas vai por mim, é bem melhor do que tentar manter um serviço gratuito.
Os benefícios são:

  • Público menor, portanto, menores custos.
  • Usuários de qualidade, que realmente utilizam o app e dão feedback mais assertivo.

Por que isso funciona e como fazer isso do jeito certo?
De todos os usuários que passam por um aplicativo/saas em média 3% viram usuários pagantes, a melhor estratégia é dar um período de teste que seja adequado para testar todas as funcionalidades do seu app e depois ir para a cobrança.
Para aplicativos pequenos e poucas funcionalidades, pagamento único é a melhor opção, na possibilidade de escolher assinatura mensal ou pagamento único com acesso vitalício, 10 a cada 10 usuários irão optar pela segunda opção, então pode ser uma boa estratégia para fazer o usuário comprar, ainda mais se o valor for baixo.

E para trazer mais usuários use a estratégia "Members get members", como o nome já diz, o próprio usuário faz propaganda do app. Uma forma de fazer isso, é colocando 'metas' ou 'conquistas' para serem alcançadas e depois dar a opção para o usuário compartilhar a nova conquista, eles adoram isso.

2
2
2

Penso que o objetivo seria "preparar a noiva pra casar". Uma vez que a ideia está validada, e tem base consumidora com recorrência, é um excelente argumento de venda (spoiler).

O ideal seria investir uma grana em técnicos, pra tirar as ideias de roadmap pra arrumar a noiva (APP) e casar ela nos próximos 6-12 meses (vender). Não tendo capital para investir, abrir mão de parte do negócio é sempre um caminho... Melhor ter 50% de algo que 100% de nada rs...

Espero que tome decisões assertivas, e não abandone o projeto. Estarei por aqui acompanhando e torcendo!

Um abraço,

2

Obrigado pelo comentário! Faz total sentido, talvez a melhor opção seja essa de abrir mão de parte pra ter recursos e contratar pessoas pra tocar essa parte. É a opção que tô mais curtindo atualmente.

1

Olá, também estou criando um app de flashcard, seria possível entrar em contato com você por email para tirar algumas dúvidas? Claro, se não for encômodo 🙂
valeu!

1
1

Tempos atras eu vendi uma solução de fidelidade para um empresa especializada. compraram o projeto e pegaram o motor de pontuação/pirâmide que criei, o bom dessa história é que eu ainda presto manutenção nesse motor.

Compartilha seu app ai, fiquei curioso.

1

Maneiro! Como chegou nessa venda? Você que foi atrás? Não era meu intuito falar o nome do App aqui mas como já mencionaram num comentário, é Revise o nome do App, aprenda com flashcards o subtítulo

1

Teu app é aquele FlashCard de icon azul? Se for, fique sabendo que usei por um tempo e é muito interessante mesmo!

Abstrai muito apps como o Anki que são muito mais difíceis de preparar o ambiente, apesar de eu estar utilizando o Anki agora por causa da estilização via CSS.


Isso põe em cheque pessoas que construem bons apps e depois desanimam e se sentem obrigadas a continuar devido a quantidade enorme de registros. Acredito que você pode tentar se animar para tirar essa funcionalidade do beta, encarar como um grande desafio e resolve-lo!

Depois disso, você pode dar um tempo no projeto e continuar depois. Muitos programadores independentes, como o criador do Unturned já parou de dar update do jogo para ter um pouco de paz e a comunidade super entendeu, talvez você deva fazer o mesmo.

2

É laranja o app. Pois é, vou buscar esse ânimo aí pra terminar pelo menos essa feature e daí rever o futuro do app. Obrigado pela força!

1
1

Olha aí que problema gostoso kkk quem me dera... a vida engraçada né, é a eterna variação entre a ânsia de ter e o tédio de possuir. Ví o app aqui, um dos grandes pontos fortes é o design. E se metesse IA iria bombar ainda mais. Parabéns cara.

1

Salve mano, tudo joia?
Posso te ajudar na parte da infra, para não ter este custos a curto prazo. E conversarmos sobre ele a medio prazo sobre o futuro dele, caso tiver interesse, bora conversar!

1
1

conheço o revise, você desanimou de mantê-lo ou simplesmente não tem tempo para ele?

o problema de app gratuito é que toma o mesmo tempo do pago, só que de graça

1

Ih, não queria citar o nome, o que entregou foi o nome de desenvolvedor? 😅

Apesar de não estar com muito tempo não diria que é só isso, acho que parte é essa atualização específica que tá dando muito trabalho, parte é isso do modelo freemium, que não sei quando o retorno viria já que dá bastante trabalho, muitos usuários, mas pouca remuneração.

O que me mantém buscando jeitos de lidar com isso e melhorar o App hoje é mais o fato de ver que a galera curte mesmo (mesmo eu achando que tá ruim, e tem alternativas melhores). Problema que só isso, com trabalho e outras obrigações, não dá pra sustentar por muito tempo.. Daí tô chegando em um momento que preciso decidir por algo, se vou focar full (e ver como faria isso, tô pensando se uma férias pra destressar ajudaria na volta, enfim) ou se vou largar de vez (vender ou algo do tipo)

2

o nome do desenvolvedor só confirmou, o tipo de conteúdo e tempo sem atualização é que entregou...

se você tem outros projetos que rendem mais com menos trabalho, o caminho seria realmente abandonar ou repassar, mao faz sentido no mercado digital querer insistir em algo que rende menos com mais trabalho.

entendo que era um desabafo mas, se você pensa nesse app como um negócio, obrigatoriamente você precisará resolver os problemas, quanto antes melhor.

tenho um app de comcursos públicos, desde 2013, de inicio rendia pouquinho, so com anúncios, quando bateu 50 mil downloads, entendi aue naquele ritmo as contas não iriam bater.

repensei o projeto todo, refiz do zero, eliminei muitas partes que não eram essenciais, o custo mensal era de 350 reais. reduzi para R$ 120 deixando o processamento quase todo no dispositivo da pessoa, no servidor eu fazia um compilado e o app carregava o JSON.

Talvez uma solução para seus custos esteja aqui...

1

Obrigado por compartilhar teu relato! Tinha comentado aqui mas acho que apagou porque tava respondendo todos os comentários e deu como spam..

Sim, parte dessa migração pra offline to fazendo pra migrar o servidor também, os custos devem diminuir bastante e vou pegar mais pesado na compressão de imagens. Talvez essa questão das imagens é algo que possa limitar também pra assinantes já que é um custo ficar armazenando muitas imagens.

1

esta explorando o mercado para lançar um app muito similar a este seu. será que conseguimos nos ajudar? vou baixar seu app no android para fuçar melhor

1
1

A """regra""" para projetos dos quais muita gente depende e usa: ao perder o interesse, em vez de simplesmente abandonar, entregue o projeto para alguém que possa sucedê-lo?

1

Não sei nada de flutter. Gostaria de trabalhar com alguém em alguma coisa, mas não sei se sou a pessoa ideal pra vc. Tenho 3 anos de mercado. Sou do back e atualmente trabalho com Go e Php. Sei um pouco de Python e arranho algumas coisas no front com o básico de React tbm.
Enfim, se tiver paciência em pegar um cara como eu pra ajudar com a mão de obra, conte comigo!
De toda forma, espero que consiga achar uma solução para o seu problema e que os usuários de seu App não sejam desamparados. Boa sorte, sucesso na jornada e que Deus te abençoe!

0
0