Executando verificação de segurança...
3

Como operacionalizar um trabalho remoto para o exterior (recebendo e dólar, euro, libra, qualquer moeda)?

Treinei meu inglês, desenvolvi minhas habilidades como programador, e finalmente consegui uma vaga remota para o exterior recebendo em dólar.

Mas essa não é a jornada completa, agora preciso dar um jeito de receber meu salário sem ficar com nenhuma pendência fiscal ou legal. E agora?

Estou escrevendo aqui pra dividir as coisas que já consegui fazer, mas eu to com uma dificuldade específica que nenhuma contabilidade ou banco conseguiu me ajudar, e estou recorrendo a turma do TabNews, pra me ajudar e deixar isso disponível pra quem estiver passando pela mesma coisa!

já adianto: esse é apenas o meu relato e os aprendizados que tive depois de alguns dias pesquisando! Sempre consulte alguém de confiança / um especialista no assunto! O intuito desse post é só dar uma ideia do que fazer pra quem está perdido, assim como eu estava!

Aceitei minha oferta, o que faço / o que eu fiz?

Resumo: provavelmente o que mais vai valer a pena é abrir uma empresa e receber como PJ. Consulte um especialista pra entender as opções. Foi o que fiz no meu caso.

A primeira coisa que te digo é: não vale a pena receber como pessoa física (vc vai ter que pagar quase 30% de imposto logo que receber seu salário. Você pode pagar MUITO menos que isso)

Verifiquei várias maneiras de fazer isso, e já cheguei em algumas conclusões:

  • se vc está pensando em só abrir uma conta em internacional, tanto faz a instituição, e usar o dinheiro de lá, não se esqueça de que você tem obrigações fiscais. Fazer isso e não pagar os impostos corretamente é um risco que você corre, e pode ter consequências pra você. Não recomendo, vc pode até fazer um dinheiro no curto prazo, mas vc pode ser pego a qualquer momento.

  • abrir uma conta na sua pessoa física e receber, incide a tabela normal de imposto de renda. Se vc tiver um trabalho full time que te paga 1000 dólares, vai ser 27,5%

  • vc pode abrir uma empresa e atuar como PJ para o exterior, na categoria de exportação de serviços. Nesse caso, você consegue pagar bem menos impostos, entre 5 e 15% (bem melhor né?). Se for usar um contador, peça uma simulação para as opções de Simples Nacional e Lucro Presumido, a contabilidade pode te orientar o que vale mais a pena.

OBS: Não sou especialista em nada disso, foram só pesquisas e conversas que tive com pessoas no linkedin, blogs de contabilidade, e leitura de normas. Esse conteúdo é só pra ajudar, consulte um especialista antes de tomar qualquer decisão

Pronto, abri uma empresa, e agora?

Resumo: Agora você pode abrir uma conta empresarial num banco aqui no Brasil. Escolhi um banco digital pra isso. Além disso, você também vai precisar abrir uma conta multimoeda no exterior (exemplo wise business), ou usar uma empresa de remessas (exemplo, remessa online, husky, payoneer)

Bom, se você vive no Brasil assim como eu, em algum momento vai precisar desse dinheiro convertido em real. Portanto, faz sentido você abrir uma conta bancária como PJ. Assim você vai poder transferir parte/todo o valor recebido para a sua conta pessoa física (descontados os impostos e os custos)

Existem alguns serviços de remessa que recebem o dinheiro em moeda estrangeira, e envia para a sua conta PJ no Brasil em real com custo baixo (dólar comercial, taxas entre 1 e 2%). Não use um bancão para o câmbio, nem vale a pena.

Tenho preferência por bancos digitais, tenho todos os serviços que preciso, sem custo adicional de taxas bancárias. Você pode usar bancões também, mas todos eles tem taxas para empresas.

BOA PRÁTICA: Não misture suas despesas pessoais com despesas da empresa. Isso vai facilitar sua vida, e se você usa uma contabilidade, seu contador não vai te dar um esporro. Tudo tem um pq, se você tiver algum problema legal com a empresa, e os bens ficam misturados entre empresa e pessoa, você pode precisar cumprir as responsabilidades da empresa com seus bens da pessoa física.

Tudo certo! Agora é só receber

Resumo: Como empresa, você vai precisar emitir nota fiscal do serviço, e fazer o pagamento dos seus impostos. Consulte um especialista pra saber como fazer isso.

Depois do período trabalhado, você vai precisar enviar um invoice para o seu empregador, e com esse documento você vai receber seu pagamento na conta especificada.

Porém, esse invoice não tem valor fiscal nenhum no Brasil, portanto, você vai precisar emitir uma nota fiscal. Quando vc receber seu pagamento, você emite sua nota fiscal indicando prestação de serviços para o exterior, mas o valor da nota precisa ser em real. Pelo que fui orientado através da contabilidade, devemos usar a conversão oficial do banco central do dia anterior à emissão da nota.

Com isso, você vai calcular também os impostos devidos, e fazer os pagamentos.

Não tenho experiência nisso, sei da parte de emissão de nota e etc, mas todas as rotinas fiscais são novidades pra mim. Novamente, consulte um especialista.

Meu pedido de ajuda pra comunidade

Resumo: Como manter uma parte do saldo em dólar, numa conta pessoal, e converter o resto para real, legalmente?

Apesar de ter ser tangível todo o fluxo "padrão", tem uma coisa que eu gostaria de fazer e não consegui encontrar um lugar explicando como fazer.

Quero aproveitar que meu trabalho é remoto pra viajar e trabalhar de lugares diferentes durante um tempo. Com isso, faz MUITO sentido eu manter uma boa parte do meu salário ainda em dólar. Exemplo, se eu passar um tempo nos EUA ou na Europa, não faz sentido eu converter tudo pra real, e depois pra euro/dólar denovo, vou ficar pagando taxa de conversão à toa, além de me expor ao risco de câmbio.

Porém, toda contabilidade que consultei mantém o discurso "vc deve trazer o dinheiro pro Brasil e depois mandar pra fora denovo", mas não consigo conceber que essa possibilidade não existe.

Alguém tem experiência ou sabe como: receber o pagamento numa conta internacional, e manter o saldo lá, e transferir esse dinheiro para uma conta pessoa física, também internacional, mantendo a moeda?

Se ficou confuso, vou dar um exemplo:

Recebo meu salário numa conta PJ em Dólar, quero transferir uma parte do valor pra uma conta pessoa física em dólar, outra parte pra uma conta PJ em Real (fazendo remessa).

Quero também fazer tudo isso legalmente, pagando todos os impostos e declarando o que foi pago como pró-labore (salário que vc tem como adm da empresa, vc precisa pra pagar menos impostos) e o que foi pago como lucro em dólar/real (lucro é isento de imposto)

Alguém tem essa experiência e sabe como fazer isso?

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Bom dia Gabriel, por acaso você já conhece a contabilizei?
Na hora de abrir minha empresa recorri a eles e super recomendo, principalmente pelo cálculo automático de pró-labore, que garante sempre o menor imposto.

Acabei de entrar em contato com eles, onde me passaram as seguintes orientações, espero que ajude:


Primeiro irei informar como funciona a emissão para o exterior para pagar a menor tributação isentando de pis, confis e iss

Para ser considerado exportação de serviço é necessário ter duas situações;

Pagamento representa ingresso de divisas.
Isso quer dizer que você deve receber o dinheiro do exterior, mediante uma forma de pagamento autorizada pela legislação monetária (transação bancária, paypal, etc). Basta que exista um registro deixando claro que uma pessoa localizada fora do Brasil fez o depósito para você.

Caso você tenha uma conta bancária no exterior e o dinheiro fique por lá e não retorne ao Brasil, não tem problema! A Receita Federal ainda entende que você tem direito ao benefício caso o dinheiro permaneça no exterior, mas você deve nos avisar quando isso acontecer, já que nossa equipe precisa comunicar a Receita Federal mediante uma declaração especial.

Resultado do serviço no Exterior.
Esse é o requisito mais complexo. Existe muita discussão sobre o significado “resultado no exterior”. Em resumo, você deve comprovar que os resultados do seu serviço possuem reflexo no exterior (por exemplo, você criou um software que vai ser usado por uma empresa americana).

Você deve fazer os seus contratos de prestação de serviço e emitir as suas notas fiscais de forma que fique claro que o resultado foi verificado no exterior.

Quando se tratar de serviços para o exterior, será necessária a emissão de uma Invoice na data da prestação e com base no valor em moeda estrangeira acordado com o cliente, segue tutorial: https://suporte.contabilizei.com.br/hc/pt-br/articles/360006990100-Como-emitir-uma-Invoice-

E depois a emissão da NF até o último dia do mês da efetiva prestação de serviços com base no valor convertido em reais.

Obs. Se a nota fiscal for emitida no mesmo dia da Invoice, utilizar a cotação do dia anterior (pois a cotação do dia ainda não terá sido fechada) e se a nota fiscal for emitida depois da emissão da Invoice, utilizar a cotação do dia da invoice. Link banco central para conversão da moeda: https://www.bcb.gov.br/conversao

se eu quiser manter parte na moeda estrangeira e parte em reais, para viabilizar viagens ao exterior? // Pode manter não tem problema. Porem a emissão da nota será do valor bruto que recebeu. Para isso, será necessário que nos envie, mensalmente, o extrato da conta internacional PJ para refletirmos os recebimentos, pagamentos e variações cambiais ativas e passivas.

Além disso nós possuímos uma conta integrada PJ nacional pode entrar em contato para auxiliar na conta internacional CONTATO CONTABILIZEI BANK

Link whats: https://wa.me/554140421569

[email protected]

WhatsApp: (41)4042-1569

SAC: 0800 885 0088

0800777 0057 para deficientes auditivos.

O atendimento funciona 24 horas.

1

Qual conta digital estrangeira posso abrir conta para deixar parte do valor recebido em dólar ou euro? Alguma recomendada por vocês? ou que tenha alguma integracao para transferência com a Contabilizei? A invoice para emissão, emito vi site ou App Contabilizei?

1
1
1
0

Infelizmente eu não conheço e manjo muito dessas coisas, pois atualmente sou CLT.
Estou no início dessa jornada para me aperfeiçoar e aprender inglês para atingir este mesmo objetivo.
Desculpa não poder colaborar, mas agradeço imensamente por ter dividido essa experiência conosco. Já vou tomar nota aqui.
Muito obrigado.