Bom dia Gabriel, por acaso você já conhece a contabilizei?
Na hora de abrir minha empresa recorri a eles e super recomendo, principalmente pelo cálculo automático de pró-labore, que garante sempre o menor imposto.
Acabei de entrar em contato com eles, onde me passaram as seguintes orientações, espero que ajude:
Primeiro irei informar como funciona a emissão para o exterior para pagar a menor tributação isentando de pis, confis e iss
Para ser considerado exportação de serviço é necessário ter duas situações;
Pagamento representa ingresso de divisas.
Isso quer dizer que você deve receber o dinheiro do exterior, mediante uma forma de pagamento autorizada pela legislação monetária (transação bancária, paypal, etc). Basta que exista um registro deixando claro que uma pessoa localizada fora do Brasil fez o depósito para você.
Caso você tenha uma conta bancária no exterior e o dinheiro fique por lá e não retorne ao Brasil, não tem problema! A Receita Federal ainda entende que você tem direito ao benefício caso o dinheiro permaneça no exterior, mas você deve nos avisar quando isso acontecer, já que nossa equipe precisa comunicar a Receita Federal mediante uma declaração especial.
Resultado do serviço no Exterior.
Esse é o requisito mais complexo. Existe muita discussão sobre o significado “resultado no exterior”. Em resumo, você deve comprovar que os resultados do seu serviço possuem reflexo no exterior (por exemplo, você criou um software que vai ser usado por uma empresa americana).
Você deve fazer os seus contratos de prestação de serviço e emitir as suas notas fiscais de forma que fique claro que o resultado foi verificado no exterior.
Quando se tratar de serviços para o exterior, será necessária a emissão de uma Invoice na data da prestação e com base no valor em moeda estrangeira acordado com o cliente, segue tutorial: https://suporte.contabilizei.com.br/hc/pt-br/articles/360006990100-Como-emitir-uma-Invoice-
E depois a emissão da NF até o último dia do mês da efetiva prestação de serviços com base no valor convertido em reais.
Obs. Se a nota fiscal for emitida no mesmo dia da Invoice, utilizar a cotação do dia anterior (pois a cotação do dia ainda não terá sido fechada) e se a nota fiscal for emitida depois da emissão da Invoice, utilizar a cotação do dia da invoice. Link banco central para conversão da moeda: https://www.bcb.gov.br/conversao
se eu quiser manter parte na moeda estrangeira e parte em reais, para viabilizar viagens ao exterior? // Pode manter não tem problema. Porem a emissão da nota será do valor bruto que recebeu. Para isso, será necessário que nos envie, mensalmente, o extrato da conta internacional PJ para refletirmos os recebimentos, pagamentos e variações cambiais ativas e passivas.
Além disso nós possuímos uma conta integrada PJ nacional pode entrar em contato para auxiliar na conta internacional CONTATO CONTABILIZEI BANK
Link whats: https://wa.me/554140421569
WhatsApp: (41)4042-1569
SAC: 0800 885 0088
0800777 0057 para deficientes auditivos.
O atendimento funciona 24 horas.