Voce sabe aonde se meteu ?
Olá devs!
Recentemente ando vendo coincidencias estranhas em comunidades e turmas de programadores, de recem chegados na area tendo motivos um tanto ilusorios para estar no meio. Pessoas que nao sabem aonde se meteram !!!
E dito isso começo a fazer perguntas...
-
- O porque voce decidiu se tornar um programador ?
Porque pra mim é uma resposta muito clara de que eu GOSTO de programar e me interesso muito no meio, entao é uma otima ideia deixar de ser um passatempo e virar uma profissão. É uma ideia tangivel e arrisco a dizer solida.
Mas ja vi outras pessoas que estao tentando ingressar por razoes um tanto quanto ilusorias. Os casos mais comuns que vi foi: Comprar a ideia que os programadores ganham mt dinheiro e saem do país, Dinheiro facil, Mercado de trabalho facil de entrar porque tem mais vaga que programadores, pessoas que se influenciam por esses videos de influencers que se vendem como "programadores" porem o canal deles é tudo menos disso.
Por isso vem a pergunta o porque voces viraram programadores ?
-
- Quais caminhos seguir ?
Tem trocentos meios de se especializar e areas pra trabalhar e dentro da area tem as funçoes e ferramentas e etc... porem das pessoas que estao estudando pra se profissionalizar só escuto falar de Front, Back e fullStack.
Dos veteranos lendo isso... Qual o caminho seguir, como saber noque se especializar ?
-
- Como que é a realidade do programador e quais oportunidades que tem ?
Pessoas que estao migrando de área ou quem está buscando como seu primeiro imprego podem se sentir desconfortavel com a mudança visto que a resposta depende da empresa que voce trabalha, se é remoto ou nao, ou se voce é estagiario.
E a dificuldade de quem procura vagas sem experiencia e/ou sem projetos é uma barreira gigante no processo.Ai vem essa duvida como que funciona na pratica, pois vejo muita gente impacada nesse parte da carreira.
-
- Faculdade me torna programador ou nao ?
Erro muito comum, pessoa que nunca programou entra na faculdade de ex:ciencias da comp e espera sair de la um programador capacitado e pronto pro mercado de trabalho porem nunca é bem assim.
Qual a melhor forma de aprender e me especializar? Eu diria que sao cursos doque te interessa e codar na pratica, testar e experimentar as ferramentas pra voce ter dominio delas e saber oque ta fazendo, nunca é 100% pratica e nunca é 100% teoria tem que ter os 2 e sempre ter o objetivo pra nao estudar algo que nao tem nada a ver com o motivo do estudo.
É importante saber sua realidade e ter boas expectativas. Muitos se frustram por ter uma visao irreal, pessoas que seriam otimos programadores e seriam promissores desistem ou tem seu processo retardado por alguma falsa expectativa.
Por isso digo que se voce é novato, entrem nas comunidades e perguntem, falem. A pessoa que melhor pode te ajudar a entender o meio é alguem que já está nele, tanto pra estudar quando pra tirar duvida e saber por onde ir.
OBS: Os pontos da discussao sao baseados 100% nas pessoas que encontrei durante minha jornada em grupos, discord, foruns, amigos, etc. Se achou que faltou algo ou discorda de algo eu o incentivo a comentar.
Aos veteranos, que comentem seus casos ai pra dividir seus casos com os outros.