Executando verificação de segurança...
1

Muitos falam de economia por aqui, mas eu gosto mais de ver o Tabnews como um sistema termodinâmico, com um funcionamento parecido com máquinas térmicas, onde cada usuário seria um ciclo diferente que giram a máquina maior que é o próprio site. Conceitualmente é diferente, mas no final do dia é a mesma coisa que pensar em uma economia, com a diferença de que num modelo físico matemático nós já temos a maioria das respostas há séculos.

Segundo o teorema de Carnot, nenhum ciclo termodinâmico é mais eficiênte do que um ciclo de Carnot, então o melhor seria transformar os ciclos de interações com as Tabcoins cada vez mais próximas de um ciclo de Carnot, o que iria otimizar todo o processo. O objetivo de toda máquina térmica é a transformação de energia, mas isso nunca é perfeito, sempre temos sobras ou energia sendo desperdiçada, da mesma forma com que o sistema como um todo perde tabcoins ao passo que mais tabcash é gerado. Veja que jamais teremos um sistema perfeito, onde não disperdiçamos energia, pois isso contraria a segunda lei da termodinâmica.

Com essa visão temos uma ferramenta poderosa para mensurar a situação do Tabnews: o cálculo do rendimento. Levando em conta de que todo usuário ganha uma quantidade de tabcoins e as gasta em determinado período de tempo, temos aqui um ciclo, que se repete a cada vez que o usuário ganha suas tabcoins. O que faz a máquina girar são as interações, ou seja, se não houver nenhuma interação, então o rendimento é 0. Toda medida que faça o rendimento diminuir é prejudicial a toda a plataforma, isso despresando alguns fatores externos, como por exemplo usuários que estavam apenas conhecendo o Tabnews ou que por algum outro motivo desanimaram da plataforma.

A eficiência das interações é diretamente proporcional à quantidade de tabcoins geradas para cada usuário, pois sem tabcoins não há interações, além disso, é inversamente proporcional à quantidade de tabcoins latentes, pois quanto mais um usuário economisa suas tabcoins, menos interações ele teve. Dessa forma podemos equacionar da seguinte forma:

eficiência = (tabcoins geradas - tabcoins latentes) / tabcoins geradas

Veja também que podemos colocar os tabcash na equação a partir da seguinte relação:

quantidade de tabcash gerado = Δquantidade tabcoins = (tabcoins geradas - tabcoins latentes) / 2

Dessa forma temos:

eficiência = 2 * (quantidade de tabcash gerado) / tabcoins geradas

Isso significa que para observarmos picos de eficiência podemos apenas olhar para os valores de tabcash, despresando os tabcoins, já que o tabcash não pode ser perdido nos modelos atuais.

Para tudo deve se ter um estudo, caso tenha tido uma queda abrupta de tabcash desde as últimas mudanças na dinâmica das tabcoins, isso significa que elas diminuíram a eficiência das interações no site, o que é prejudicial. Em síntese, precisa ser feito um estudo mais detalhado, aparentemente na visão de alguns nada mudou, pois existiam usuários com grandes reservas de tabcoins, sob uma visão econômica pode parecer que não há tanto impacto mesmo, mas em uma visão termodinâmica a diferença pode ser gritante na queda da eficiência de cada tabcoin.

Carregando publicação patrocinada...
2

Independente da metáfora, no sistema atual, ainda não consegui perceber como a conta vai fechar.

Se eu recebo um voto positivo, ganho 1 TabCoin. E se eu votar, gasto 2 TabCoins.

Ou seja, pra eu poder dar 1 voto, duas pessoas precisam votar em mim. São gastos 4 TabCoins pra eu ganhar 2, e depois gasto esses 2 pra dar 1 pra outro usuário. Os gastos são maiores que os ganhos.

Claro, também posso ganhar TabCoins ao publicar algo, se tiver uma boa média dos 10 conteúdos mais recentes postados há mais de 48 horas - explicado em detalhes aqui. Mas como eu consigo ter essa média? Recebendo votos. E pra eu receber votos, alguém precisa gastar seus TabCoins. Mas pra gastar, antes precisa ganhar.

No fim, a economia depende das pessoas serem capazes de ganhar TabCoins. Mas pra alguém ganhar, outro alguém teve que gastar. E como os gastos são maiores que os ganhos, a impressão que tenho é que uma hora a fonte vai secar (como já parece estar acontecendo).

1

Continuando na metáfora, quando você começa a fornecer cada vez menos energia para uma máquina térmica ela vai discipando a energia em cada ciclo até chegar ao ponto de não existir mais energia no sistema. Isso é uma lei, a segunda lei da termodinâmica, por isso sempre é necessário existirem formas de adicionar energia ao sistema.
Voltando para o tabnews, caso isso realmente seja um problema, que eu também acredito que seja, poderemos ver o número de tabcash sendo gerado naturalmente caindo com o tempo, cada vez de forma mais acentuada.

1

Acredito que entendi a sua analogia gabrielTapes,

Precisa investir energia para que a máquina consiga rodar e o nosso investimento de energia seriam as Tabcoins.

Na parte da economia, uma recessão é quando as pessoas deixam de gastar "normalmente", o dinheiro deixa de andar e, por fim, a "máquina" para também.

As duas analogias se aplicam ao caso, agora é verificar como se desenvolve o assunto na issue do Github.

1

Só tem uma questão, a recessão pode ocorrer por um fenêmeno real de falta de recursos para a economia girar ou porque as pessoas estão com medo de gastar.

O diagnóstico de que as pessoas só estão com medo é válido quando os recursos não estão ficando escassos. O problema é que claramente eles estão ficando escassos, não é um delírio das pessoas. Elas ganhavam vários, em alguns casos dezenas de TCs por semana, se postasse bastante, agora demora semanas para consegur o mesmo. Há um reforço da estocagem, mas isso é consequência, não causa.

Toda ideia da mudança era fazer as pesoas ganharem menos pontos. Aconteceu. A ideia era ruim. A ideia boa é fazer as pessoas ganharem menos por publicações ruins, e isso não acontece se a pessoa souber fazer, e dar mais para quem publica algo bom, mas a implmentação não permite isso.

Na época eu disse que iria concentrar o dinheiro na mãos de poucos. Aconteceu um pouco, mas nem tanto, porque nem esses conseguiram muita coisa.

Você está com alto estoque com medo de gastar? As pessoas mais ativas não devem estar, elas gastam. Podem estar segurando um pouco, mas bem pouco.

1

Isso é mais ou menos como o motor auto-contínuo (ou moto-perpétuo). Ele define que o movimento do motor gera energia e esta pode ser usada para fazer o motor funcionar. Não é fantástico? Só que não é assim, a energia gerada nunca consegue ser igual à consumida. Então precisa sempre de energia vinda de outro lugar.

É o que está acontecendo aqui. Só que não está sendo gerado muito externamente.