Muitos falam de economia por aqui, mas eu gosto mais de ver o Tabnews como um sistema termodinâmico, com um funcionamento parecido com máquinas térmicas, onde cada usuário seria um ciclo diferente que giram a máquina maior que é o próprio site. Conceitualmente é diferente, mas no final do dia é a mesma coisa que pensar em uma economia, com a diferença de que num modelo físico matemático nós já temos a maioria das respostas há séculos.
Segundo o teorema de Carnot, nenhum ciclo termodinâmico é mais eficiênte do que um ciclo de Carnot, então o melhor seria transformar os ciclos de interações com as Tabcoins cada vez mais próximas de um ciclo de Carnot, o que iria otimizar todo o processo. O objetivo de toda máquina térmica é a transformação de energia, mas isso nunca é perfeito, sempre temos sobras ou energia sendo desperdiçada, da mesma forma com que o sistema como um todo perde tabcoins ao passo que mais tabcash é gerado. Veja que jamais teremos um sistema perfeito, onde não disperdiçamos energia, pois isso contraria a segunda lei da termodinâmica.
Com essa visão temos uma ferramenta poderosa para mensurar a situação do Tabnews: o cálculo do rendimento. Levando em conta de que todo usuário ganha uma quantidade de tabcoins e as gasta em determinado período de tempo, temos aqui um ciclo, que se repete a cada vez que o usuário ganha suas tabcoins. O que faz a máquina girar são as interações, ou seja, se não houver nenhuma interação, então o rendimento é 0. Toda medida que faça o rendimento diminuir é prejudicial a toda a plataforma, isso despresando alguns fatores externos, como por exemplo usuários que estavam apenas conhecendo o Tabnews ou que por algum outro motivo desanimaram da plataforma.
A eficiência das interações é diretamente proporcional à quantidade de tabcoins geradas para cada usuário, pois sem tabcoins não há interações, além disso, é inversamente proporcional à quantidade de tabcoins latentes, pois quanto mais um usuário economisa suas tabcoins, menos interações ele teve. Dessa forma podemos equacionar da seguinte forma:
eficiência = (tabcoins geradas - tabcoins latentes) / tabcoins geradas
Veja também que podemos colocar os tabcash na equação a partir da seguinte relação:
quantidade de tabcash gerado = Δquantidade tabcoins = (tabcoins geradas - tabcoins latentes) / 2
Dessa forma temos:
eficiência = 2 * (quantidade de tabcash gerado) / tabcoins geradas
Isso significa que para observarmos picos de eficiência podemos apenas olhar para os valores de tabcash, despresando os tabcoins, já que o tabcash não pode ser perdido nos modelos atuais.
Para tudo deve se ter um estudo, caso tenha tido uma queda abrupta de tabcash desde as últimas mudanças na dinâmica das tabcoins, isso significa que elas diminuíram a eficiência das interações no site, o que é prejudicial. Em síntese, precisa ser feito um estudo mais detalhado, aparentemente na visão de alguns nada mudou, pois existiam usuários com grandes reservas de tabcoins, sob uma visão econômica pode parecer que não há tanto impacto mesmo, mas em uma visão termodinâmica a diferença pode ser gritante na queda da eficiência de cada tabcoin.