Por quê pessoas medianas são os melhores professores?
Por quê pessoas medianas são os melhores professores?
Estava refletindo sobre as pessoas e tutores que já passaram na minha vida, principalmente professores extremamente hábeis e capacitados que, de forma impressionante, não conseguiam repassar o que eles sabiam. Acabei chegando a constatação, muitos anos depois, que os melhores professores são oriundos de pessoas MEDIANAS e não "gênios."
Os professores extremamente inteligentes e analíticos que aprendem tudo com facilidade são, quase sempre, incapazes de terem uma boa didática, pois na cabeça deles nunca vai entrar o conceito e a dor do que é ter dificuldade em alguma área e a luta necessária para sobrepujá-la. E por ignorância nesse aspecto, professores "gênios" não tem paciência em ensinar nada para pessoas diferentes deles.
Entretanto, pessoas medianas, que dominam a área com base no seu esforço se tornam os melhores professores em termos didáticos. Exatamente porque, nesse processo, essa pessoa aprendeu e desenvolveu diversas técnicas e truques mentais que são exatamente focados e úteis para àqueles que tem dificuldades semelhantes, assim como eles. Logo, ela vai além do entender e passa ao SENTIR.
Pessoas medianas que se tornam muito boas em algo e "masterizam" alguma matéria são, também, quase sempre os melhores em ensiná-la.
Professores gênios e super analíticos (alguns extremamente egocêntricos) podem ser os melhores em pesquisas científicas, em realizar descobertas, em escrever artigos científicos... mas estão longe, muito longe, de serem os melhores para ensinar alguém. Apenas uma "fatia" de pessoas (tão gênias quanto ele) são capazes de entendê-lo plenamente sem que ele esgote a sua - pouca - reserva de paciência.
Por isso, não é surpresa alguma, professores com um ou dois doutorados não serem capazes de repassar o que eles tem de melhor, pois lhes falta o "feeling the pain of learning." - o sentimento da dor de aprender.
Eles são bons demais para entender a cabeça de uma pessoa "mediana". E isso não é um problema, na verdade isso é um EQUILÍBRIO, tal constatação apenas mostra que pessoas comuns tem o seu lugar e seus privilégios, (os gênios descobrem, a gente ensina rs) a boa didática de uma pessoa mediana é um benefício que vem como uma dádiva do seu esforço e tudo que ela aprendeu nesse processo de se auto ensinar.