Executando verificação de segurança...
1

Depende, o que é exatamente uma pessoa mediana? É alguém que não é nem muito bom nem muito ruim em tudo?

Difícil encontrar alguém exatamente assim (ou eu que vivo numa bolha bizarra?)
As pessoas em geral são boas em algumas coisas, ruins em outras e "na média" em outras.

Se a pessoa for realmente mediana em tudo, então no máximo será um professor mediano também.

No caso de professores, precisamos definir as características que separam os bons dos ruins. Só pra não complicar demais, vamos considerar duas que foram citadas: o conhecimento e a didática.

Se a pessoa não tem nenhum dos dois, nem deveria ser professor, então vamos desconsiderar esses casos.

Se ambos são médios, então é um professor mediano (sabe alguma coisa e explica mais ou menos).

Se o conhecimento é médio e a didática é boa, já está um pouco acima da média (e aí eu não acho que é uma "pessoa mediana"), pois pelo menos alguma coisa vai conseguir ensinar bem. Ele não vai conseguir aprofundar tanto, mas dependendo do caso pode não ser necessário.

Se o conhecimento é acima da média mas a didática não, talvez seja ruim. Mas talvez seja um pouco acima da média, depende de outros fatores. Já tive um professor gênio que tinha plena consciência de que não conseguia "descer pro nosso nível" (sem conotação negativa, ele realmente estava muitos níveis de compreensão acima do nosso). Mas ele compensava isso explicando várias vezes de maneiras diferentes, se dispondo a tirar dúvidas fora do horário da aula (tanto presencial quanto por email), etc. Ou seja, no fim acabou sendo um ótimo professor, pois mesmo sendo difícil, no fim consegui aprender muito (bem mais do que se fosse alguém com conhecimento mediano - foi aí que percebi que saber algo a mais pode fazer diferença e até compensar a didática não tão boa).

E tem os raros casos - pelo menos que eu conheci - que tem muito conhecimento e didática excelente. Esses foram os melhores professores que tive, mas de fato são exceção.


Pessoas medianas que se tornam muito boas em algo e "masterizam" alguma matéria são, também, quase sempre os melhores em ensiná-la.

Se a pessoa se tornou muito boa (ou até mesmo um "mestre") em alguma coisa, então ela deixou de ser mediana nessa coisa. Ou vc ainda considera que é uma "pessoa mediana"?

Carregando publicação patrocinada...