Executando verificação de segurança...
1

Plataformas No-code ou Low-code pode ser uma aliada dos programadores?

Sei que a maioria aqui é programador, mas como o foco nesta comunidade é TECNOLOGIA (e eu amo tecnologia) me dei o direito de compartilhar uma idéia sobre as tecnologias no-code ou low-code.

Eu me especializei em desenvolver sites em WordPress - na verdade vivo disto - e só me dei conta de que é uma plataforma no-code/low-code depois que estes termos começaram a ganhar força ultimamente.

Na verdade tenho muita vontade de aprender mais profundamente programação, mas tive que priorizar outras coisas. Até estudo, mas como hoby ou para escrever plugins simples de WordPress (obs: Tenho 56 anos e não sei se daria tempo de pivotar minha carreia para programador).

Mas com a evolução das tecnologias no-code/low-code vejo que pode ser uma saída para criar projetos rápidamente e depois que o projeto tomar tração investir em programação.

Startups como Groupon, Ghost, HuffPost e até a brasileira mepoupe.com começaram como blogs.
Eu mesmo já participei de criação de projetos ambiciosos como o portal https://vazamento.club/

Como não sou programador gostaria de fazer umna pergunta aqui: Um projeto construído em uma plataforma no-code pode facilitar o desenvolvimento de uma versão "hight-code"?

Convido a conhecerem minhas várias facetas em https://marcosgabler.com.br/

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu gosto muito da expressão "Não existe bala de prata na tecnologia".

Vira e mexe ainda encontramos visões inflamadas onde tentam segregar os "no-coders/low-coders" como um grupo de pessoas com menos prestígio do que um "progamador completo".

Outros dizem que isso é "prostituir" o trabalho de programador reduzindo horas de conhecimento em um drag and drop com importação de planilha do Google Drive.

Precisamos olhar o no-code/low-code da perspectiva de valor de entrega final para o desafio ao qual foi proposto. Um projeto para ser bem sucedido precisa atender os critérios necessários por seu criador.

Às vezes um projeto tem o objetivo de ser lucrativo, original, experimental, inovador etc.

Então essas novas tecnologias podem muito bem ser utilizadas para MVPs, prototipos bem como para projetos em produção, tudo depende do seu escopo e necessidades.

Bubble, GlideApps, Wordpress, Wix SquareSpace e muitos outros são ótimas soluções e precisam ser reconhecidas como tal. Se o seu escopo, prazo e orçamento serão atendidos e respeitados não vejo nenhum problema em utilizar essas soluções.

O que importa é se seu cliente está feliz com o resultado, se os usuários do seu app conseguem fazer o que precisam com segurança e integridade e se você está conseguindo trabalhar e se sustentar de forma equilibrada.

A perfeição é infinita então sempre será possivel melhorar e evoluir algo.

1

Ferramentas low-code/no-code não servem só para fazer sites e ou aplicativos. No final do dia, muitas das ditas ferramentas de produtividade caem no conceito de low-code/no-code.

Eu digo isso por experiência própria porque eu mesmo criei uma ferramenta no-code e low-code (no caso do low-code eu criei a própria linguagem de programação da ferramenta chamada Flow). Já é um projeto que infelizmente não deu certo e tivemos que parar mas enfim www.reflow.com.br

A ferramenta, por si só, é uma ferramenta de produtividade e nada além disso. Um simples banco de dados, que quando conectada via API se transforma em algo poderosissimo.

Mas para ficar mais claro vamos em um exemplo: Eu quero fazer um site de compra e venda de produtos, um MVP, que me consuma o minimo de tempo e trabalho possível:

Então imagina que eu to fazendo um e-commerce simples. O que eu posso fazer é usar o airtable para cadastrar os produtos e usar a visualização de tabela para dispor para o usuário final, uso o tally como meu formulário. Embedo um em uma página a visualização de grid do airtable e em outra página embedo o formulário do tally, e uso o webflow para criar o site e deixar com uma carinha agradável com header e footer. Ai se vc quiser usar uma integração para por exemplo, enviar um e-mail vc pode usar o make ou o zapier.

Pronto, ta pronto seu site.

Vc percebe que vc não usa só uma ferramenta, mas várias. No-code e low-code é o conjunto de várias ferramentas para resolver os problemas que vc tiver. Não precisa usar todas como nesse exemplo, vc pode substituir o webflow por next.js por exemplo. Isso vai facilitar muito sua vida já. Vc pode usar o tally só para criar os formulários do seu site mas todo o resto vc programa normalmente.

É isso.