Ferramentas low-code/no-code não servem só para fazer sites e ou aplicativos. No final do dia, muitas das ditas ferramentas de produtividade caem no conceito de low-code/no-code.
Eu digo isso por experiência própria porque eu mesmo criei uma ferramenta no-code e low-code (no caso do low-code eu criei a própria linguagem de programação da ferramenta chamada Flow). Já é um projeto que infelizmente não deu certo e tivemos que parar mas enfim www.reflow.com.br
A ferramenta, por si só, é uma ferramenta de produtividade e nada além disso. Um simples banco de dados, que quando conectada via API se transforma em algo poderosissimo.
Mas para ficar mais claro vamos em um exemplo: Eu quero fazer um site de compra e venda de produtos, um MVP, que me consuma o minimo de tempo e trabalho possível:
- Para o site:
- Para o seu banco de dados:
- Para formulários:
- Para automações:
Então imagina que eu to fazendo um e-commerce simples. O que eu posso fazer é usar o airtable para cadastrar os produtos e usar a visualização de tabela para dispor para o usuário final, uso o tally como meu formulário. Embedo um em uma página a visualização de grid do airtable e em outra página embedo o formulário do tally, e uso o webflow para criar o site e deixar com uma carinha agradável com header e footer. Ai se vc quiser usar uma integração para por exemplo, enviar um e-mail vc pode usar o make ou o zapier.
Pronto, ta pronto seu site.
Vc percebe que vc não usa só uma ferramenta, mas várias. No-code e low-code é o conjunto de várias ferramentas para resolver os problemas que vc tiver. Não precisa usar todas como nesse exemplo, vc pode substituir o webflow por next.js por exemplo. Isso vai facilitar muito sua vida já. Vc pode usar o tally só para criar os formulários do seu site mas todo o resto vc programa normalmente.
É isso.