Executando verificação de segurança...
71

🧠 Como utilizar o Anki para reter o que você vem estudando

Problema

Enquanto programador existe MUITA coisa para aprender e lembrar.
Precisamos ficar afiados em tópicos mais antigos à medida que aprendemos coisas novas todos os dias.

Imagine uma forma simples de reter o que você já aprendeu. Ai que entra o Anki.

Como funciona a retenção de conhecimento?

Já reparou que pouco tempo depois que a gente aprende uma coisa, esquecemos logo em seguida?

Quanto menos tivermos a oportunidade de utilizar o que se aprendeu, maior será a velocidade com que este conhecimento recém-adquirido se evaporará da sua memória. Há muito tempo que se sabe que a repetitio est mater studiorum (do latim: a repetição é a mãe da aprendizagem). Por outras palavras, a melhor maneira de recordar-se é fazer repetições do material aprendido.

📉 Curva do esquecimento

A curva do esquecimento é uma representação gráfica da relação entre a retenção de informações adquiridas e o tempo em que elas permanecem na nossa memória.

Gráfico
O gráfico mostra o declínio da retenção da memória com o passar do tempo. A memorização de um conteúdo vai se perdendo, a não ser que o revisemos periodicamente e de forma consciente.

Baseado na curva do esquecimento, o filósofo Ebbinghaus propos o método da repetição espaçada. Suas conclusões foram publicadas em Memory: a contribution to experimental psychology.

🗂 Repetição Espaçada

1º de tudo, repetição espaçada não é uma técnica de estudo.

A repetição espaçada é uma técnica de memorização que lhe recordará conceitos em intervalos espaçados para maximizar a retenção de memória de forma eficiente. É uma estratégia para lembrar os nossos cérebros de fatos; explorando que o melhor momento para se lembrar de um fato é antes mesmo de o esquecermos. Para uma leitura aprofundada sobre o tema recomendo o artigo Spaced Repetition for Efficient Learning

O que é o Anki e o que ele tem haver com isso?

O Anki é um famoso software, gratuito, open-source 🥳, de repetição espaçada, onde você vai converter conhecimento em pequenos cartões conhecidos como flashcards.

Os Flashcards são para recordar o que se aprendeu. Antes de criar um flashcard para algo, é necessário aprender e compreender realmente o que aprendeu. Crie o flashcard depois de ter realmente compreendido.

Tutoriais do Anki voltado para estudo de programação

Extensões para melhorar seu workflow

Alternativas ao Anki

Acho o Anki o melhor software do ramo, mas entendo que na questão visual ele pode não ser tão agradável. Existem várias extensões para deixar ele bonitão mas se mesmo assim não for do seu agrado o que não falta no mercado são softwares de flashcards. Algumas opções que já utilizei e gostei:

Mastigando tudo

  1. Aprendeu algo novo e não quer esquecer? faz um flashcard (de uma olhada nas regras de formulação de conhecimento para criar bons flashcards)
  2. Revise todos os dias, pelo menos 10 minutos.
  3. Não reveja os cards de forma passiva, torne a revisão um processo ativo (leia sobre o active recall)
    1. O flashcard me pergunta como fazer uma query no SQL. Abre o DBeaver e escreve.
    2. O outro flashcard te pergunta "qual comando é utilizado pra sair do Vim" abre o Vim e descubra 😅.
  4. Prática intercalada -> Varie os tópicos.
    • Depois de trabalhar com Javascript durante uma hora, passe alguns minutos revise o seu deck sobre "Git".
    • A questão é, o deck que você estuda deve ser diferente da sua atividade principal de estudo/trabalho. Isto vai te ajudar a se manter afiado com o material previamente aprendido.

Conclusão

Você pode estar pensando "que perda de tempo, se eu esquecer algo é só dar um google 😎"

Mas leve em consideração estes pontos...

  • Espera-se que os programadores conheçam as próximas tendências e estejam atualizados em diversos tópicos.
  • Os programadores são criaturas de hábitos. Faça da revisão de seus flashcards a sua primeira tarefa de trabalho. Pare de entrar toda hora no StackOverflow pra pesquisar "como é que eu altero o meu commit no git".
  • Em vez de usar EverNote, Notion, etc., para tomar notas, guarde-a como um flashcard.
  • Ser um bom programador requer lifelong learning.

Referências

Isto não é um tutorial. Eu simplesmente curto ciência do aprendizado e programação, então juntei um pouco dessas áreas em um post. É isto, bons estudos!!!

Carregando publicação patrocinada...
3

Além de flashcards e revisão diária, façam auto-explicação e ponham o conteúdo em prática. Outra coisa que faço (enquanto estudo programação) é escrever um pequeno texto explicando como acabei de fazer tal coisa, isso me dá uma melhor compreesão e me ajuda a reter o conhecimento. E lembrem-se, é impossivel lembrar de tudo... no final voce terá que estudar de novo (mesmo que rápido) quando precisar utilizar aquele conhecimento em sua vida.

2

O Anki de verdade é muito bom. Recomendo para quem vai iniciar, não criar muitos baralhos, pois dificulta na hora de fazer as lições. Das opções de respostas que ele oferece (Tipo, errei, bom, muito bom, tem mais opções não lembro agora), eu só uso duas: errei e bom, isso influencia no algoritmo do aplicativo, acho a melhor forma pra aprender só usar essas duas opções. Adicionar sempre informações curtas teóricas ou práticas. Revisar o Anki todos os dias é indispensavél. Para quem não utiliza ainda, recomendo bastante, é muito bomm...

2

(Obsidian merece um post só para ele)

Obsidian é vida!

A forma como podemos organizar e relacionar e VISIALIZAR os estudos no obsidian é fantastica!

Quando comecei a digitalizar meu conhecimento / estudo fiquei muito perdido, tentei de várias formas, mas sem sucesso. Um dia conheci o Notion, que é fantasticamente bom, no entanto me deparei com um paradigma que adotei e vai de certa forma ao encontro do propósito do tabnews "sair das big techs", tenho estudado alternativas na comunidade Open-Source e Self-Host para as minhas necessidades, me deparei com inúmeras ferramentas, sistemas, opções (como queiram chamar).
Tenho problema de TDAH e de querer tudo perfeito, isso sem dúvida foi péssimo para meu processo de aprendizado (pois tenho buscado contornar este aspecto), começava com euforia e logo deixava de lado, pois encontrava dificuldades e não enxergava que aquilo de fato solucionaria o meu problema.
Mergulhei de cabeça no Notion organizei muita coisa, porém um dia me deparei com a seguinte cena:
'Putz, não tenho a gestão dos meus dados, se um dia eles desligarem o servidor, ou de certa forma eu ser proíbido de acessar lascou!'
Foi aí que busquei e encontrei o notion, fiquei super pra baixo, pois teria de organizar tudo novamente, pensei que seria uma boa maneira de revisitar os estudos e organizar. Aprendi o básico do notion e começei a utilizar logo com meus novos estudos, achei massa! Só que, ainda não tive tempo de passar a limpo meus estudos no notion (seja por falta de tempo, preguiça ou os dois). Mas o farei a sim que possível... rsrs

1

Eu usava o notion há anos, porém depois q descobri a criptografia deles n era ponta a ponta(E2EE), pensei "eu REALMENTE n gostaria que alguém tivesse acesso as minhas anotações 😅", migrei pro obsidian.

Gosto da liberdade q ele oferce, eu uso o plugin "dataview" pra fazer querys, tem outro q uso pra criar components personalizados chama "React Components". Enfim tem tanta possibilidade de personalização no obsidian que da pra fazer outro app dentro dele kkkkkkkk. Pena q n tem conteúdo br sobre ele.

1

Opa gabibits!

Cara é fantástico o que se pode fazer com o obsidian. Não uso 10% do que se pode fazer.
Na verdade o obsidian é um "whiteboard" com super poderes.

Tenho tanta coisa para fazer utilizando o obsidian, mas infelizmente o tempo está muito curto.

Estou com uma dificuldade em sincronizar o meu obsidian (pc X celular) sem usar o syncthing. Queria fazer de forma direta (tenho minha cloud com o NXC), mas não consegui acessar a pasta aonde o NXC armazena os arquivos no celular.

2

@gabibits obrigado pela postagem. Conteúdos sobre memorização e aprendizado é algo que sempre gosto de consumir.

Com relação ao tema "aprendizado", segue abaixo uma lista de livros que acho que ajudam diretamente ou indiretamente nisso:

  • Nação dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar
    • Não fala de aprendizado, mas entendo que o excesso de domina que muitos de nós acabam por sofrer dificulta ainda mais o momento do aprendizado.
  • Hábitos atômicos: Um método fácil e comprovado de criar bons hábitos e se livrar dos maus
    • Livro sensacional sobre a construção de hábitos
  • Aprendendo a Aprender. Como Ter Sucesso em Matemática, Ciências e Qualquer Outra Matéria
  • Fixe o Conhecimento: A Ciência da Aprendizagem Bem-Sucedida
  • É assim que aprendemos: por que o cérebro funciona melhor do que qualquer máquina (ainda…)
  • A Mind For Numbers: How to Excel at Math and Science
2
1

Ótimo texto, principalmente pelas fontes de alta qualidade! A verdade é que eu já conhecia muito do que é dito aqui, mas aplico pouco desse conhecimento, infelizmente. Cada vez que me deparo com essas ideias me vem um novo ímpeto para trabalhar nelas e melhorar a qualidade dos meus estudos. Muito obrigado!

1

Sensacional!
Eu trabalho com os resultados da empresa, e sempre me pergunto como alguma pessoas conseguem guardar informações como resultados em vendas, faturamento, e eu mesmo trabalhando diretamente ligado a isso, nunca consigo me recordar das informações,

Vou utilizar o ANKI para estudar programação e também para algumas informações cotidianas do trabalho,

muito obrigado mesmo, informação super útil!

1

Eu amo a proposta do Anki, mas nunca consegui estudar com essa ideia de flashcards digitais, simplesmente não encaixa na minha rotina. Ou tenho um registo longo, com Notion, ou tenho algumas pescas fisicas, escritas manualmente, mas vou dar uma navegada nesses links para ver se aprendo a usar da melhor forma haha

1

Oi mori, tudo bem?

O que você pretende decorar usando anki? Se for para estudo de linguas, tem várias formas de automatizar o processo e facilitar as reviews para correrem mais tranquilamente.

1

No campo didático, aprender usa memória ram, conteúdo ocupa memoria rom 😂 sempre observei que a prática é o ato de gravar o aprendizado em nossas memórias, precisamos declarar e classificar tudo o que aprendemos.
Costumo estudar toda a parte teórica, e ir para a parte prática enquanto eu anoto cada passo e minhas observações.
Alem de me ajudar a lembrar tudo posteriormente e eu realmente aprender, ajuda tambem a conectar conceitos importantes.

1
1

Muito bom, tecnicas de aprendizado são muito importantes na programação, principalmete para deixar os conceitos fixados em nossas mentes, essa técnica dos flashcards, é muito utilizada em preparação para vestibulares pelos mais atentos as questões do aprendizado espaçado, e acredito que isso nos ajuda a angariar altos niveis em nosso estudos de programação

1
1

Excelente artigo.

Uso anki tem muito tempo para estudo de línguas, mas nunca para programação.

Até cheguei a pensar em uma forma de adaptar pra nossa área mas acabei não chegando em conclusão nenhuma 😅

Vou ler os artigos que você linkou, com certeza.

1

Estou cursando a faculdade já com os meus 43 anos de idade e venho realmente sentindo uma dificuldade de reter o aprendizado. Agadeço por essa dica e vou passar a utilizá-la.

1

Boa! Eu estudo inglês com o Anki há pelo menos 1 ano e meio e posso afirmar que o método do Anki funciona.

Adiciono lá as palavras que não conheço diariamente (nem sempre) vou lá para treinar, meu inglês evoluiu absurdamente. Só usando ele e lendo textos em inglês, através de artigos do Medium, News In Levels e coisas de programação, consegui 81% de proficiência no reading lá no teste do EF Set.

1

Como é pra você com inglês? Como uso para japonês, o numero diário de cards na comunidade gira em torno de 10 ~ 20 novos por dia. Mas isso porque geralmente estamos decorando tanto o vocabulário quanto o Kanji (漢字)

Usando com inglês, quantos cards novos por dia você acha da pra fazer de boa?

1

Antigamente eu adicionava pelo menos 15 cards por dia. Hoje eu só adiciono as palavras que eu realmente não sei, palavras novas, eu leio muitos textos em inglês, tem dia que eu acho 20 novas palavras e dias que eu acho 0.

É uma coisa que varia muito, eu já estudei o básico do mandarim por um tempo, lá eu adicionava o Pinyin (Creio que seja a mesma coisa do Kanji) junto do ideograma e de um áudio de como se pronunciava. O que eu aprendi na época a maior parte ainda sei até hoje. (nesse caso eu adicionava bem menos cards, isso porque existe uma maneira certa até de "desenhar" o ideograma, uma ordem de traços, aí eu treinava isso também em um papel)

1
1
1
1

O ideal é que você construa o seu próprio baralh com base no seus estudos. No canal do Mairo Vergara no YouTube tem alguns vídeos sobre Anki sendo usado para aprender idiomas.
Mas se mesmo assim você quiser um baralho pronto o próprio Anki tem uma página onde os usuários podem compartilhar os seus decks
https://ankiweb.net/shared/decks/

1

Utilizei o Anki para aprender Inglês, Francês e Japonês e também para tirar certificações, além de ter um deck para todo conteúdo que eu acho relevante para pós graduação ou estudos de novos idiomas. O efeito é incrível. Excelente artigo!

1
1
1

Minha irmã sempre ultilizou o anki, o anki ajudou muito ela. Hoje em dia ela passou em medicina com a nota do enem e tenho certeza que o anki foi de grande ajuda. Obrigado por compartilhar essa ferramenta aqui!

1
1
1
1

tudo que eu precisava agofa era de um artigo como esse, estava maluco essa semana pensando em como reter meu conhecimento.
vou aderir agora mesmo essas dicas, já vou começar a usar o software, muito obrigado.

1

Eu também kkk, eu estava ontem mesmo perguntando no discord como que eu memorizo as coisas já que cada dia voce aprende mais e mais

1

Eu estou até usando o notion já, tenho muita coisa anotada no notion, coisas que eu tinha duvida e pesquisei e encontrei exatamente o que precisa ou coisa que me ajuda a resolver algo, sempre anoto para posteriormente quando a mesma duvida voltar eu tenho onde recorer mais rapido

1
1
1

nossa não tinha ideia da existência dessa ferramenta, e a técninca de memorização achei muito interessante junto ao gráfico, muito massa o conteúdo, testarei

1

Oh god, espero que seja minha salvação, pois eu esqueço absolutamente tudo no outro dia, tanto dos estudos quando uma tarefa mais critica do serviço, vou testar, obrigado irmao.

1
1
1

Essa com certeza vai para meu notion. Não conhecia essa metodologia a fundo, mas vou ver com muita calma pois creio que vá me ajudar muito.

2

Achei bem interessante a dica:
"Em vez de usar EverNote, Notion, etc., para tomar notas, guarde-a como um flashcard."
Como você também é usuário, imagino que perceba a falta de revisão nos antigos relatórios/escritas.
Tomar conhecimento de uma coisa que força a LEMBRANÇA do tópico estudado, erradica esse problema.

1

Já vi alguns videos de gente usando o Anki e o Obsidian juntos para melhor aprendizado, vou dar uma olhada com calma nesse Anki esse fim de semana, estou em uma maré de aprendizado sobre o Obsidian, bom, se ninguem fizer um post sobre ele, eu vou acabar fazendo.

1

Obrigado por compartilhar, não conhecia esse Anki mas já estou indo atrás, vai ser muito útil. Estudando idiomas eu acabava por consequência utilizando essa técnica de anotar as palavras desconhecidas com sua tradução em um papel, e todos os dias ir no papel e olhar. É fantástico a capacidade de aprendizagem utilizando a repetição todos os dias.

1
1

Excelente artigo! Está de parabéns. Graças ao teu artigo, vou usar a ideia de flashcards para guardar comandos que eu uso pouco.

Existe um app que eu curto muito chamado StandardNotes: https://standardnotes.com

Ele é um aplicativo para você escrever notas suas, só que tudo é criptografado de ponta a ponta.

Existe um plugin para ele que habilita o uso de flashcards. É encontrada nessa maravilhosa lista:

Ele lembra alguns aplicativos que você colocou aí, só que o foco dele é em segurança, mas sua simplicidade e excelente uso chamam a atenção. É possível usar markdown, dentre n outras formas com ele. Estou curtindo demais.

1

Incrível! 👏

Estive pensando nos últimos tempos como poderia aperfeiçoar meus estudos, mas nunca consegui chegar em um método que me agradasse de fato. Tenho uma certa dificuldade em prestar atenção em alguns tópicos e minha retenção de informação é bem prejudicada por conta disso e justamente por não exercer uma repetição, como você exemplifica no post.

Sou novo na área de desenvolvimento e tirarei proveito de que estou no início da jornada para fazer uso do Anki logo cedo, pra ver se crio um hábito. 🙏

Parabéns pelo post e obrigado por nos apresentar essa jóia! 💎

1

Anki é muito bom, mas o design dele não é nada agradável.

Fui pesquisar mais sobre o Obsidian depois de ler sua publicação e acho que ele tem muito mais a oferecer que o Anki, o benefício do Anki é que ele é gratuito. No mais, muito esclarecedor seu texto e de muito valor concreto. Parabéns!!!

1
1

Usei o anki para estudar inglês por vários meses. A eficácia dele quando você revisa diariamente e usa cada card para aprender APENAS UMA COISA POR VEZ é incrível! Muito, mas muito raramente eu não lembrava de uma palavra ou expressão, mesmo fazendo a revisão de forma bem rápida!

1
1

Adorei a ideia, achei interessante o embasamento teórico por traz da proposta, e a solução divulgada. Já mandei o conteudo para alguns amigos que estão começando na programação. Espero que seje de ajuda a eles.

1
1
1

Pra mim, é mais difícil criar o hábito de criar os flashcards que o hábito de estudar programação em si haha, falo de realmente criar os flashcards, porque responder eles é divertido também. Mas é o que você falou, programadores são criaturas de hábitos, então é simplesmente mais um hábito que precisa ser implementado.