Em 2023, vale se profissionalizar em Java?
Estou no primeiro ano do Novo Ensino Médio numa escola técnica integral, que oferece o curso de "Informática voltada para Internet".
-> No início do ano, comecei a ter uma disciplina "Linguagem Técnica de Programação", e o professor recomendou o curso de Lógica de Programação em Portugol do Gustavo Guanabara como material complementar da matéria do bimestre.
-> Fiz o curso em umas duas semanas e fiquei bem animado com a perspectiva de estudar mais sobre programação, e foi nessa que me consultei com alguns professores da escola e perguntei sobre quais linguagens seria interessante estudar e a maioria me recomendou duas: Java e Python. Me disseram também que Java seria a mais difícil de longe, mas que através dela eu teria facilidade de aprender qualquer outra linguagem.
-> Já havia um grupo de estudantes do 1º ano que estudava Python e eu quis me destacar, então acabei optando por Java mesmo, e comprei um curso na Udemy de Java focado em POO + 4 projetos. O curso tem uma grade curricular que, até onde consegui pesquisar, é bem razoável (o curso aborda as bases da POO, Programação funcional, acesso a Banco de Dados com JDBC, SQL, MySQL, JavaFX, web-services com Spring Boot, JPA e Hibernate e NoSQL com MongoDB), tem 55 horas de duração e atualmente estou na metade do curso. Visão geral do curso aqui
-> Conforme fui estudando, começou a surgir algumas dúvidas na minha cabeça, e a primeira delas é: vale a pena buscar se tornar desenvolvedor numa linguagem como Java em 2023? Vou conseguir encontrar profissão sem escassez de vaga? Será que ao fim do curso já vou poder me considerar desenvolvedor júnior Java? O que é fundamental que um desenvolvedor Java conheça? O que talvez seria importante de estudar depois de terminar o curso? Será que vale a pena também aprender a parte de front-end com HTML, CSS e JavaScript? A área de programação possui opções de contratação de Jovens Aprendizes?
-> Infelizmente eu não possuo ninguém próximo a mim que seja da área, então todas essas dúvidas ficam na minha cabeça e me preocupam. Até agora, me sinto muito motivado a continuar programando e sinto uma grande identificação com a área, mas sinto medo de no futuro todos os programadores serem substituídos por IA e eu ficar sem emprego também.
-> É a primeira vez que eu posto uma pergunta aqui no TabNews, então não sei se estou fazendo certo, mas agradeço a todo mundo que tirar um tempinho pra me responder. Desde já, muito obrigado!