Executando verificação de segurança...
4

Vale a pena buscar se tornar desenvolvedor numa linguagem como Java em 2023?

Ninguém sabe. Se tem quem diz uma coisa e tem quem diz o oposto, então ninguém sabe. Especialmente ninguém sabe se vale a pena para você. Para cada pessoa será diferente.

Vou conseguir encontrar profissão sem escassez de vaga?

Sim e não. Não há escassez de vagas boas na profissão. Há escassez de vagas ruins. Ou quase, porque nem podemos dizer que faltam vagas ruins, tem muito, é o que mais tem, o problema é a relação de oferta e demanda. Tem muita gente tentando as vagas ruins, então proporcionalmente acaba tendo uma certa escassez.

Então porque as pessoas querem essas vagas ruins? É o que elas conseguem. No começo da carreira todo mundo só vai conseguir isso, não tem jeito. Acontece com todo mundo (pode ter raras exceções). Algumas pessoas mesmo depois de anos na área só conseguem essas vagas. Ou elas decidiram ir por esse caminho ou elas possuem limitações, o que é uma pena, mas a vida é assim. Em alguns casos a pessoa escolheu a profissão errada para ela, em outras a atitude dela é errada, e pode ter outros motivos.

Falta gente para preencher as vagas boas. Então se prepare para essas vagas, não se deixe enganar por todas as armadilhas no meio do caminho.

Será que ao fim do curso já vou poder me considerar desenvolvedor júnior Java?

Não, em hipótese alguma poderá. Júnior é quem tem experiência, pequena, falha, mas tem, quem fez um curso não é júnior. Procure mais, porque falo muito sobre isso.

O que é fundamental que um desenvolvedor Java conheça?

O que todos os programadores precisam conhecer: matemática, comunicação e expressão, ciências, pensamento lógico apurado e tudo de computação. A linguagem é o menos importante, a não ser para quem quer as vagas ruins.

O que talvez seria importante de estudar depois de terminar o curso?

Não conheço o curso para falar, mas talvez seja consertar o que deu errado no curso. Se não for isso, o curso deveria ter dado um parâmetro do que estudar. Estudo só faz sentido quando vai ficando natural o que precisa estudar. Se não está assim, a pessoa só está decorando receitas de bolo. Se um curso só ensina a pessoa decorar essas receitas o curso não é bom. Curso bom é difícil, exige de você mais que pode entregar agora. Curso que dá alegria está enganando a pessoa.

Será que vale a pena também aprender a parte de front-end com HTML, CSS e JavaScript?

Novamente, depende da pessoa. Eu acho que todos deveriam aprender um mínimo, mesmo que nunca mais vá usar.

A área de programação possui opções de contratação de Jovens Aprendizes?

Até onde eu sei tem, mas não sei se é fácil achar.

sinto medo de no futuro todos os programadores serem substituídos por IA e eu ficar sem emprego também

Se isso acontecer é porque não servia para a área ou vai ter problemas em outra área. Antes de acabar o emprego de programadores vai acabar de outras profissões.

Dicas: a maioria das pessoas hoje estão com dificuldades de achar emprego, mas sustento o que eu já dsse. A maioria das pessoas ignoram as dicas que eu e outras pessoas experientes dão. Ignoram por escolha ou por limitação, o resultado é o mesmo. ALgumas pessoas sequer entendem esse texto, aí não tem como ser programdor.

Desejo sorte e bom aproveitamento para você. Quero que todos se virem bem na área e colha bons resultados, por isso alerto que não é fácil, ao menos não tanto quanto alguns dizem que é. Só é fácil para quem faz errado. Pra mim sempre foi difícil (apesar que eu tenho limitações).

Também já respondi em https://www.tabnews.com.br/gabrielrodriguesdev/vale-apena-aprender-java-em-2023-alguem-que-ainda-nao-teve-a-primeira-experiencia-profissional-e-se-apaixonou-pelo-java.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá, obrigado pelo seu comentário! Ainda não faz totalmente sentido, mas com certeza me esclareceu muitas coisas. Percebo que você já tem muita experiência na área, então gostaria de pedir um conselho e alguns esclarecimentos. Na sua opinião, o domínio de múltiplas linguagens é o que faz um programador? O que faz de um programador realmente um programador? O que de matemática um programador deve aprender pra poder realizar sua profissão com eficiência? O que você percebe atualmente de mais importante no mercado de programação? Novamente, obrigado pela atenção de responder uma pessoa quase totalmente leiga sobre o assunto. Ajudou sim, e muito.

3

Tudo é sobre fundamentos. Várias linguagens ajuda, tudo no seu devido tempo. Um marceneiro trabgalha melhor quando sabe usar várias ferramentas, mesmo que em geral ele use só uma ou outra de verdade.

Precisa entender a matemática, não as fórmulas. E isso anda ficando ruim para muita gente.

Eu já respondi algumas dessas coisas com mais detalhes em vários lugares, mas percebo que preciso consolidar para não ter que responder individualmente para cada um. E farei isso "em breve".