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Tutorial Sobre Como Fazer Jogos em Godot (Brackeys)

Recentemente o canal Brackeys anunciou a sua volta ao YouTube. Ele fez isso através do vídeo The Future of Game Development o que, no momento que estou escrevendo essa publicação, somou quase 1 milhão de visualizações em 9 dias.

Isto é bastante empolgante, pois o Brackeys se tornou uma referência unânime no cenário de desenvolvimento de jogos e o seu último vídeo foi publicado 3 anos atrás (GOODBYE - And thanks for everything!).

Ele foi muito conhecido por fazer tutoriais sobre a game engine Unity, tanto que o vídeo mais visto do canal How to make a Video Game in Unity - BASICS (E01) possui mais de 8 milhões de visualizações.

Dado a isso, ele era extremamente conhecido na comunidade de Unity, porém para a surpresa de todos, ele voltou o seu canal com o foco no Godot, que é uma game engine open source. Segundo ele, uma grande inspiração para usar o Godot foi o Blender, um software para modelagem e animação 3D.

E então para oficializar o início dos trabalhos nessa engine, ele lançou o vídeo How to make a Video Game - Godot Beginner Tutorial faz 2 dias:

Thumbnail do vídeo sobre tutorial de fazer jogos em Godot

Não sei vocês, mas eu sou apaixonado por Pixel Art. De uma forma muito estranha, quando eu vejo uma arte bonita em Pixel Art eu sinto sabor... é algo que eu realmente acho saboroso 😂 E a arte do jogo ali do tutorial faz isso, está simples e muito bonita 🤝

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Eu uso Godot de forma amadora já faz alguns anos. Desde o lançamento de 3.0 alguns anos atrás. O trabalho feito pela comunidade na ferramenta fez ela ficar tão bem feita, que não importa muito em qual forcar, seja ela 2D ou 3D, ambas são consideravelmente parecidas. Se você quiser seguir o tutorial de jogo 2D do Brackeys, que eu fortemente recomendo, você poderia só mudar as chamadas das funções de 2D para 3D e o resultado seria um jogo 3D a partir de um tutorial 2D. Fascinante, não?

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Nossa, muito foda tu tratar esse assunto nesse momento. Por que ultimamente eu venho começando a desenvolver um jogo, e na etapa de ideacao e design eu tive que pensar bastante em que engine usar, e eu conhecia bastante Unity.

Assiti varios vídeos, li bastante artigos, e apesar de perceber que a comunidade de Unity é bem maior, eu fui cativado pelo Godot. E não me arrependo, a curva de aprendizado dele é minúscula e acabei achando ele perfeito pra desenvolvimento independente.

Outro detalhe é que amo pixel art, mas ainda não tive tempo de começar a fazer minha própria arte.

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Godot é muito bom.
E eu vejo que Unity perdeu força, lembro que há seis anos, quando eu estava no IFMA-SJR, no curso de Progrmação de Jogos Digitais. Os professores ainda estavam começando a merxer com ferramentas open-source no setor de jogos, pois as ferramentas que tinham era muitos porem não compativéis com a maioria dos projetos ou computadores e sempre quebravam.

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Muito dahora, um tempo atrás antes do boom da Godot quis aprender sobre game dev e tinha muita coisa sobre no canal dele, porém acabava tendo alguns problemas de incopatibilidade devido aos vídeos serem um pouco mais antigos..
Com certeza agora com mais tempo vou acompanhar e dar um foco a Godot acompanhando os vídeos dele!