Executando verificação de segurança...
31

Email vazado de Elon Musk revela 6 regras para uma alta produtividade

Eu sei que o Elon Musk está dentro do olho do furacão por milhares de motivos, ainda mais recentemente por conta do estilo de gestão que está utilizando no Twitter, mas esbarrei com uma publicação sobre um email vazado que foi enviado por ele para todos os funcionários da Tesla, mas que também foi usado na Space X e agora no Twitter, e hoje eu entendo o motivo.

E novamente, eu sei que muita gente está criticando o estilo de gestão dele (eu mesmo não concordo com várias coisas que ele está fazendo), mas eu gostaria de trazer o resumo do email vazado aqui para o TabNews porque acredito que tenha valor concreto dado ao que eu vivi no mundo corporativo no passado.

Estas são as 6 regras:

1) Evite reuniões grandes

  • Reuniões grandes e com muitas pessoas desperdiçam muito tempo e drenam muita energia de todas as pessoas envolvidas. Dois recursos que são extremamente valiosos.
  • Fora isso, essas reuniões desencorajam o debate.
  • As pessoas ficam mais cautelosas do que abertas a trocarem informações.
  • Por fim, nunca há tempo suficiente para que todos contribuam.

2) Saia de uma reunião se você não estiver contribuindo

  • Se uma reunião não exigir o seu input, suas informações e não depender das suas decisões, sua presença é inútil.
  • Não é falta de educação sair de uma reunião.
  • Mas é falta de educação desperdiçar o tempo das pessoas.

3) Esqueça a cadeia de comando (hierarquia)

  • Comunique-se diretamente com os colegas, não apenas através de supervisores ou gerentes.
  • Pessoas que conseguem se comunicar rapidamente, também tomam decisões rapidamente.
  • Decisões rápidas = vantagem competitiva.

4) Seja claro, não esperto

  • Evite palavras sem sentido e jargões técnicos, pois isso atrasa a comunicação.
  • Escolha palavras que sejam consisas, que são fáceis de se entender e vão direto ao ponto.
  • Não soe inteligente. Seja eficiente.

5) Evite reuniões recorrentes

  • Não há melhor maneira de desperdiçar o tempo de todos.
  • Use as reuniões para colaborar, para atacar os problemas de frente e resolver problemas urgentes.
  • Depois de resolver o problema, reuniões recorrentes não são mais necessárias.
  • Você pode resolver a maioria dos problemas sem uma reunião.
  • E em vez de reuniões, você pode enviar uma mensagem, um email ou se comunicar por Slack ou Discord.
  • Não interrompa o fluxo de trabalho de sua equipe se for desnecessário.

6) Use bom senso

  • Se uma regra da empresa não faz sentido, não contribui para o progresso ou não se aplica à uma situação específica sua... evite seguir a regra.
  • Não siga regras. Siga princípios.

Conclusão

Lendo isso consigo claramente imaginar como que saber disso passado teria economizado o tempo e evitado várias frustrações de várias pessoas, então espero que esse conteúdo lhe ajude também a evitar parte destas frustrações. Só tomaria cuidado para você não atropelar a dinâmica da sua atual empresa e se dar mal por conta isso. Entenda se o seu ambiente de trabalho está aberto para este tipo de dinâmica antes de mudar sua postura no dia a dia, combinado?

E caso queira ajudar a fortalecer o TabNews, compartilhe essa publicação em algum canal de comunicação da sua empresa ou em qualquer lugar que acreditar que irá ajudar as pessoas que possam estar sofrendo com isso 🤝

Carregando publicação patrocinada...
4

No livro "As cartas de Bezos", Steve Anderson compartilhou 14 princípios de liderança da Amazon e elaborou vários pontos abordados nas cartas anuais aos acionistas, além de falar sobre projetos que deram errado e deram certo na Amazon.

Alguns pontos abordados são bem similares aos do Elon Musk. Dois que me vêm na cabeça agora são:

  • Sobre reuniões recorrentes: A Amazon possui uma metodologia chamada de "narrativa de seis páginas", onde ao invés de apresentações de PowerPoint ou similares, os assuntos levados à uma reunião devem ser escritos na forma de uma narrativa em seis páginas. De acordo com uma citação da carta de 2017, os melhores memorandos podem levar uma semana ou mais para serem escritos. Esse esforço faz com que o número de reuniões seja reduzido.
  • Sobre a quantidade de pessoas em reuniões: A política da empresa limita os participantes apenas aqueles que tenham necessidade direta de estar presentes. Além disso, existe a famosa "regra das duas pizzas", onde a reunião deve envolver no máximo uma quantidade de pessoas que poderiam ser alimentadas por duas pizzas. O link que coloquei fala sobre equipes, mas o raciocínio é o mesmo.

PS: O livro foi publicado em 2019, então algumas coisas podem ter mudado, mas acredito que o cerne seja o mesmo.

3
2

Li esse post ontem e a regra 2 ficou martelando na minha cabeça até agora, simplesmente genial. No entanto, penso que podem haver situações em que uma reunião que não necessariamente seja direcionada ao meu trabalho me ajude para outras áreas.

2

Me lembrou o livro do Tim Ferris - "Trabalhe 4 horas por semana".
De início me pareceu um livro bem pretencioso, ainda mais pela diferença da realidade que temos no Brasil para a que ele coloca da juventude dele nos EUA.
Mas quando ele começa a abordar pontos como esses é que a coisa fica realmente boa.

Ainda existem muitos processos dentro de empresas que atrasam mais do que ajudam.

2
2

Muito interessante esse post, sinceramente o TabNews virou a minha queridinha no momento, tenho tenho que adimitr kkkk mas permita-me compartilhar algo que achei interessante aí.
"Não siga regras. Siga princípios." Apesar de concordar em parte com essa frase, existe todo tipo de gente, certo? Esse é o pulo do gato, que princípios estariam entrelaçados nessa pessoa? Cada um é um mundo (Isso foi só para reflexão mesmo rs).

1
1

Eu tive um chefe que comentou comigo uma abordagem meio dura, mas que é bem interessante. Ele disse:

"Antes de marcar uma reunião, pense no custo dela multiplicando o salário/hora de cada um dos participantes. Se você achar que vale a pena, então pode marcar"

No fim ele estava apenas reforçando a ideia de que uma reunião deve existir a fim de gerar mais valor, seja ele qual for.

1
1
1
1
1
  1. Seja claro, não esperto

Super concordo com esse tópico, é massante ouvir pessoas que dão uma volta nas frases enfeitando cada detalhe para no final concluir algo que era possível passar com meia duzia de palavras.

1
1
1

meio embaraçoso a regra 2 - item um .. se parar para pensar na lógica, se foi convocado para ir a reunião, é porque aquele tipo de informação discutido ali é importante para você. Não ?

1

Dependendo da situação não, tem muitas reuniões que a gente vai e só fica ouvindo a opinião dos outros e não tem nada a acrescentar ou pior, nada daquelas informações é relevante para você ou seu trabalho. É raro mas acontece sempre kkk

1

Concordo, acho que faltou um ponto ali que seria algo como "Se as informações discutidas não são relevantes para você". Sinto que vale a pena ficar em uma reunião onde eu não esteja ativamente contribuindo, se o que está sendo discutido me ajuda a entender outras perspectivas sobre algum assunto relevante.

1
1

Apesar do conteúdo ser interessante, creio que um post com esse título não agrega na plataforma, me sinto em algum site de noticias padrão. Acho que click bait em post aqui sai muito da dinâmica esperada.

1
1

Nossa o que atrapalha é estar em reunião desnecessária ou então em reunião que você não agrega, além de quebrar o teu "flow" de codificação te torna mais preguiçoso por ficar em algo que não está te fazendo produtivo, mas infelizmente alguns líderes não possuem a mente aberta a ponto de pensar dessa forma.

1

Falou tudo, há semanas que as daily´s do scrum de 15 minutos, chegam há 1 hora e não chegam a lugar algum :(
Dai precisar marcar um reunião pra resolver outra reunião rs