No livro "As cartas de Bezos", Steve Anderson compartilhou 14 princípios de liderança da Amazon e elaborou vários pontos abordados nas cartas anuais aos acionistas, além de falar sobre projetos que deram errado e deram certo na Amazon.
Alguns pontos abordados são bem similares aos do Elon Musk. Dois que me vêm na cabeça agora são:
- Sobre reuniões recorrentes: A Amazon possui uma metodologia chamada de "narrativa de seis páginas", onde ao invés de apresentações de PowerPoint ou similares, os assuntos levados à uma reunião devem ser escritos na forma de uma narrativa em seis páginas. De acordo com uma citação da carta de 2017, os melhores memorandos podem levar uma semana ou mais para serem escritos. Esse esforço faz com que o número de reuniões seja reduzido.
- Sobre a quantidade de pessoas em reuniões: A política da empresa limita os participantes apenas aqueles que tenham necessidade direta de estar presentes. Além disso, existe a famosa "regra das duas pizzas", onde a reunião deve envolver no máximo uma quantidade de pessoas que poderiam ser alimentadas por duas pizzas. O link que coloquei fala sobre equipes, mas o raciocínio é o mesmo.
PS: O livro foi publicado em 2019, então algumas coisas podem ter mudado, mas acredito que o cerne seja o mesmo.