Se você veio deste vídeo, queria aproveitar para expandir um pouco o motivo da comunicação ser uma grande parte do que eu conquistei na minha carreira.
A idéia principal é perceber que, dentro de uma empresa:
- Ou você aprende a se comunicar bem;
- Ou alguém vai precisar abstrair você (representar você).
E ter alguém abstraindo você é mais complexo do que parece, pois se você sempre precisar de um representante para comunicar as suas idéias e deixar claro o que deseja, você pode se colocar numa posição onde provavelmente será alongado demais a vinda de uma promoção ou o reconhecimento que você merece.
Isso não significa que comunicação deveria ser a sua única habilidade, pois isso faz a pessoa cair na cilada de ser o figurante de uma situação e não o protagonista, onde o figurante fala muito mais do que faz e geralmente não toma nenhuma decisão com risco real (apesar de ficar horas e horas falando das decisões das outras pessoas).
Ser um bom programador e ser uma pessoa que consegue se comunicar com clareza é uma das combinações mais poderosas que existem nos dias de hoje, tanto se você é funcionário de uma empresa, quanto se você está montando o seu próprio negócio, pois ambos tem o poder (e o dever) de se comunicar e entender os clientes.
Então fica como dica: experimente não deixar outras pessoas se comunicarem por você. De alguma forma (que só você vai descobrir como fazer), reduza o circuito de comunicação entre você e as outras pessoas e você vai começar a ver coisas interessantes acontecendo (para o bem e para o mal).