Executando verificação de segurança...
1
ffss92
2 min de leitura ·

[Ajuda] Quando projeto é bom o suficiente para ser usado em um portfólio?

Olá, caros leitores.

Um breve background à titulo de contexto

Nós últimos anos (uns 3) eu aprendi a programar por conta própria para conseguir fazer uma coisa que à época eu achei que seria muito útil no meu trabalho (que não envolve programação e é onde estou até hoje), que era exibir algumas informações em um Google Maps da vida (à la QuintoAndar, que foi a inspiração) e que seriam de grande utilidade no contexto da pandemia.

Após alguns anos de estudo (e conseguir implementar minha ideia inicial), eu comecei a pensar uma possível transição para essa área desenvolvimento de software, que por sinal eu gosto bastante.

Como eu nunca estive em um ambiente profissional nessa área e nunca fiz uma entrevista ou algo do tipo, eu não tenho um parâmetro do que é "bom o suficiente".

Então eu queria saber o seguinte

Na opinião de vocês, o que um projeto deve demonstrar para um recrutador para ser considerado "digno" de estar em um portfólio?

Outra coisa, o ideal é ter vários projetos de complexidade simples ou poucos que passam um agregado maior de conhecimento?

Pessoalmente eu tenho pensado em seguir essa última opção desenvolvendo um projeto de complexidade média, irei colocar o link abaixo caso queiram dar uma olhada e criticar (críticas positivas e negativas são bem vindas).

Meu projeto pra quem tiver interesse em dar uma olhada

O link do meu primeiro projeto é sound.vote

Até então eu nunca tinha botado nada na internet para acesso público, descobrir como fazer o deploy foi bem interessante.

O projeto é relativamente simples, os usuários votam em suas músicas favoritas e semanalmente as 10 mais votadas podem ser transformadas em uma playlist. O projeto usa a API do Spotify, tem um Back-end próprio (escrito em Go) e com uma Single Page Application (em React, sem Next.js).

O que vocês acham, devo continuar trabalhando em alguns poucos projetos aumentando a qualidade ou desenvolver vários?

Obrigado pela atenção.

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara, eu tenho pouca experiência analisando portifólios para contratação. Vou falar o que vi e o que acho que são as coisas mais importantes segundo a MINHA OPINIÃO.

  1. Projetos pequenos vão te fazer exercitar mais do mesmo, pois a complexidade vai evoluir pouco de um para outro.
  2. Clones de projetos batidos como Netflix, Nubank são tão comuns que não dão credibilidade (mas podem ser interessantes para aprender). Se quer fazer algum clone, procura alguma expiração no Dribble e referencie o designer que fez o projeto. Pra mim isso mostra maturidade.
  3. Crie projetos envolvendo coisas reais. Pegue alguns sites e analise coisas comuns que existem na maior parte deles. Por exemplo quase todo site tem cadastro de usuário, land page, um lugar para se comunicar com o dono/empresa do site através de e-mail. Trabalhar com login e autenticação.

Lembre o tempo de análise de um projeto tem um custo. Dificilmente alguém vai olhar os 10 projetos simples, tente criar um projeto com mais funcionalidades, que mostre tudo o que você tem a oferecer. Só pra deixar claro, você pode ter projetos simples, mas tente ter algo mais robusto e complexo também.

Outro ponto importante é além de passar o site, mande sempre o link dos repositórios que usou e deixe eles bem documentados, para que quem estiver analisando consiga rapidamente entender sua aplicação.

1

Olha não sei se é digno mas esse é um projeto que eu fiz que considero um portifolio real:

https://comparadorjogos.netlify.app/pesquisa.html?jogo=the%20witcher%203

Esse site tem como objetivo pesquisar jogos em varias lojas (que vende jogos de PC) listando do mais barato ao mais caro. Uso c# fazendo web scraping em várias lojas. Tem opção de login caso queira salvar uma pesquisa em favoritos. Tem cache em memoria (6 horas) para melhorar o desempenho. Pretendo no futuro criar opção de notificar caso o jogo atinja um determinado valor (configurado pelo usuario).

Resumindo eu criei algo que resolvia uma dor (no caso uma dor minha), que queria comprar jogos mas ao invés de acessar vários sites queria pesquisar em um unico.

Quando você entrar em um empresa será para resolver um problema, então os seus projetos tem que ter um objetivo não apenas copiar algo.

Ai em uma entrevista tu pode falar sobre o projeto (porque criou, para que serve) e as tecnologias que usa, como está sendo feito o deploy etc.

Então crie algo mais complexo mas que tenha valor