Executando verificação de segurança...
2

Trabalhar no setor privado ou público?

Minha formação é acadêmica, bacharelado, estou conluíndo o mestrado e irei fazer doutorado. As vezes penso em entrar de cabeça na área de ciência de dados para trabalhar no setor privado.

Minha outra opção seria trabalhar como professor no setor público através de concurso, ganhando menos mas teria a vantagem da estabilidade e outros benefícios.

O que vocês acham?

Carregando publicação patrocinada...
1

Trabalhei no setor público, não na educação diretamente, mas sempre gostei de ensinar/orientar. Com certeza Estabilidade financeira é um forte atrativo, com um certo nível de progressão dentro da carreira, se você se preocupar com isso, ou marcará passo por um bom tempo, mas tem que correr atrás dessa melhoria. Passar em um concurso público exige um certo sacrifício, mas acredito que não séria obstáculo pra você que parece gostar muito dos estudos. O setor privado tem muitos desafios, bem diferentes do público. Acredito que esses desafios são o combustível que te faria crescer em contrapartida à estabilidade que o público te daria.
Experimentar não te faria mal.

1

independente de trabalhar em setor privado ou publico oque vc precisa ter é uma habilidade rentavel para o mundo todo (nisso a programação e o ingles sao incriveis...) a primeira vista trabalhar em uma cia privada no exterior é a melhor opção levando em consideração os ganhos financeiros... aogora uma vaga de professor em alguma UF da vida seria mais "tranquilo" se é que vc me entende...

1

Essa é uma questão muito pessoal, você parece ja conhecer os tradeoffs de cada área.

Ser professor/pesquisador não é o único tipo de cargo público que alguém com doutorado pode ocupar. Eu chutaria que a propria ABIN teria algum concurso pra área de tecnologia.

Mas uma outra opção é aplicar pra pos-docs fora do país, talvez vc consiga uma vaga de pesquisador/docente numa universidade gringa.

1

Respondendo genericamente sua pergunta, isso vai depender do seu momento, tanto financeiro, quanto de carreira e objetivos. Hoje trabalho como desenvolvedor de software no setor privado, para um consultoria que atende diversos segmentos, posso dizer com clareza que amo o que faço e por ser uma consultoria, me traz ainda a libertade de transitar entre os segmentos(banking, lojas varejo e até o setor público). Ou seja me satisfaço intelectualmente e financeiramente.