Como Criar o Seu Porfolio Dev e Ter uma Renda Extra Ao Mesmo Tempo (Foi assim que eu fiz)
O que é um Micro-SaaS?
Fala Devs, Felipe Barcelos aqui, e hoje quero apresentar um ponto de vista que eu acabei desenvolvendo nos ultimos anos ao criar vários projetos de Micro-SaaS para o meu portfólio e para alguns clientes da minha agência.
Eu sei, muitas vezes nos frustramos por não saber como ampliar os nossos portfólios e atraiar a atenção dos recrutadores ou até mesmo, desenvolver as nossas habilidades.
E é exatamente por isso que estou trazendo este pequeno conteúdo para vocês que espero que faça uma real diferença em suas vidas.
Para começar vamos para a definição básica do que é um Micro-SaaS:
Micro-SaaS é um termo utilizado para descrever pequenos negócios de software como serviço que operam em nichos de mercado específicos. São caracterizados pela equipe enxuta, muitas vezes contando apenas com um fundador ou uma equipe mínima. Estas plataformas oferecem soluções focadas para problemas particulares, o que torna o desenvolvimento e a manutenção mais gerenciáveis em comparação com grandes softwares de serviço. Com baixo custo inicial e foco intenso no cliente, Micro-SaaS se torna uma alternativa atrativa para desenvolvedores buscando criar produtos valiosos com recursos limitados.
Sim, é muito parecido com os SaaS(Software as a Service), mas extremamente nichado, ou seja, focado em resolver uma dor, um problema bem especifico. Desta forma, na maioria das vezes, apenas um único desenvolvedor(como é o meu caso) dá conta do recado e não precisa de grandes investimentos.
Posso fazer um Micro-SaaS no meu tempo livre?
Lembre-se, a ideia é que isso seja uma renda extra para você ou uma forma de você aprimorar suas habilidaes ao mesmo tempo que gera valor para os seus clientes. Então sim, é perfeitamente possível fazer isso no seu tempo livre. Segue alguns conselhos de como você pode fazer isso:
-
Definir um cronograma de trabalho que se encaixe na sua rotina: comprometer-se com algumas horas por semana pode ser suficiente.
-
Aprender e aplicar novas habilidades em um ritmo confortável: o desenvolvimento gradual permite absorver conhecimentos sem pressão.
-
Implementar e testar sua ideia sem sacrificar suas obrigações principais: mantém a renda estável enquanto explora oportunidades paralelas.
-
Crescer o projeto conforme sua disponibilidade e interesse: pode aumentar o tempo dedicado conforme o Micro-SaaS ganha tração.
Assim, é viável desenvolver um portfólio e uma fonte de renda extra sem sobrecarregar seu cotidiano.
Onde encontro ideias de Micro-SaaS?
Para encontrar ideias de Micro-SaaS criativas e viáveis, desenvolvedores podem:
-
Explorar fóruns como Tabnews(É claro), Reddit, Product Hunt ou Hacker News, buscando por problemas comuns que os usuários enfrentem.
-
Analisar mercados de nicho específicos, como plataformas de e-commerce ou ferramentas de produtividade, e identificar necessidades não atendidas.
-
Usar plataformas de freelance, como Workana, para detectar serviços frequentemente solicitados que poderiam ser automatizados.
-
Conectar-se em comunidades de desenvolvimento, onde trocas de ideias podem inspirar soluções inovadoras.
-
Observar tendências emergentes de tecnologia, como inteligência artificial ou internet das coisas, que possam abrir espaço para novos micro serviços.
Eu fiz um artigo na minha newsletter com mais de 20 ideias de Micro-SaaS que qualquer desenvolvedor poderia criar e tenho certeza que poderia ser um excelente ponto de partida para você:
https://vibedev.com.br/20-ideias-de-micro-saas-que-qualquer-desenvolvedor-pode-criar-em-2024/
Como posso divulgar meu Micro-SaaS e começar fazer a tal da renda extra?
Se você quer divulgar um micro-saas que desenvolveu e não sabe por onde começar, segue alguns passos simples que já vai te dar o básico para começar:
-
Lance uma landing page atraente: Crie uma página de captura com informações essenciais do seu produto e um formulário para coletar e-mails.
-
Utilize as redes sociais: Promova seu Micro-SaaS em plataformas como LinkedIn, Twitter e grupos do Facebook relevantes para seu nicho.
-
Marketing de Conteúdo: Produza conteúdo valioso para atrair e engajar seu público-alvo, como blogs, e-books e webinars.
-
SEO: Otimize seu site e conteúdo para mecanismos de busca para atrair tráfego orgânico.
-
Parcerias e colaborações: Conecte-se com outros desenvolvedores e influenciadores que podem ajudar a promover seu Micro-SaaS.
-
Anúncios pagos: Se o orçamento permitir, invista em anúncios no Google AdWords ou em redes sociais para alcançar um público mais amplo.
Lembrando que é uma jornada, tenha calma, faça com calma. Micro-SaaS tem que ser um projeto paralelo que você faz para se aprimorar como desenvolvedor e ao mesmo tempo, entregar um produto que resolva o problema das pessoas.
Trate tudo isso como um laboratório, não tenha pressa e tenho certeza que você poderá tirar bom proveito de tudo isso.
Devo criar mais de um Micro-SaaS? Sim, esta é a ideia.
Criar múltiplos Micro-SaaS pode ser muito vantajoso. Imagine um portfólio diversificado de pequenos softwares, cada um atendendo nichos específicos e trazendo uma fonte de renda adicional. Aqui estão os motivos para apostar em mais de um Micro-SaaS:
Com certeza, Micro-SaaS devem ser softwares que você desenvolva com bastante velocidade e resolvam problemas únicos, ou seja, quanto mais destas pequenas ferramentas que você tiver, mais resultado pode gerar. Segue algumas vantagens:
-
Riscos Distribuídos: Com vários produtos, você não fica dependente do sucesso de um único SaaS.
-
Fluxo de Renda: Diversificar aumenta as chances de ter um fluxo de renda mais estável e crescente.
-
Aprendizado Contínuo: Cada Micro-SaaS é uma nova oportunidade para aprender e aperfeiçoar habilidades. Tenha certeza que os empregadores vão gostar disso :-)
-
Feedback Valioso: Você recebe feedbacks de diferentes mercados, refinando sua capacidade de atendimento e satisfação do cliente.
A cada novo Micro-SaaS que você entrar mais chances vocêm tem de sucesso e claro, o mais importante, você vai estar construindo um portfólio abrangente para a sua carreira e não apenas aqueles projetinhos que você fez em um Workshop ou Bootcamp. É seu, sua marca, você vai aprender do zero, no campo de batalha como é estar na linha de frente com o seu cliente final e isso, é muito atrativo para os recrutadores.
Tá, mas como eu sei que isso funciona:
Para não se resumir apenas a mim, que basicamente tenho conseguido me manter dos meus projetos nos últimos anos, vou compartilhar alguns cases rápidos de projeto que já geraram muito resultado para os seus criadores:
Steven Tey (Dub): Steven é bem conhecido no X(Finado Twitter) com os seus projetos e o que mais é evidente é o https://dub.co/ um Micro-SaaS de encurtar links que já gerou para ele clientes como Vercel, Prisma, Raycast e vários outros.
O projeto é 100% open-source, vale a pena conferir e já virou o negócio principal do Steven Tey gerando uma boa fonte de renda para ele.
Audiencon (Animstats): Ele criou um projetinho de Micro-SaaS que permite as pessoas criarem gifs animados e videos para divulgarem seus projetos e hoje, já faz quase 640 dolares por mês.
São dois exemplos simples, mas se você buscar no Twitter por MRR Micro-SaaS vai perceber quantos projetos simples trazem renda recorrente e claro, ter muitas ideias de como você pode traze-los para o Brasil. Quem sabe?
Quer aprender mais? Conheça a minha newsletter gratuita para devs que querem uma renda extra com Micro-SaaS
Nas últimas semans comecei a minha newsletter gratuita e um canal no YouTube dedicado para quem quer entrar neste mercado para criar uma renda extra, é muito bem-vindo ter qualquer um de vocês por lá:
Minha newsletter gratuita:
https://vibedev.com.br/
Este é o primeiro vídeo do meu canal, quase 2 horas onde te ensino como criar uma API para o seu Micro-SaaS:
https://www.youtube.com/watch?v=kEwQqGDBiDI&t=4319s
Nossa comunidade gratuita:
https://t.me/+Y9DRMWJJoi9mNGZh
E vocês? Já se aventuraram em criar algum projetinho de Micro-SaaS? Compartilha com a galera! Quem sabe não faço um estudo de caso para nós!