Uma dúvida que tenho em relação a estar envolvido em vários projetos pessoais, principalmente Micro-SaaS, onde se temos clientes a responsabilidade é maior para dar suporte e manutenção. O recrutador acha ruim que o desenvolvedor dedique tempo nesses outros projetos? Já aconteceu com alguém aqui do recrutador achar que o programador vai utilizar o expediente em que deveria atuar para a empresa, atuando em seus próprios projetos?
Excelente dúvida Michael! Vamos lá. Ao construir um Micro-SaaS a simplificidade deve ser o principal fator que você vai considerar, ou seja, tem que resolver a dor do cliente, ser simples para ele utilizar e o melhor, ser simples para você manter tudo de pé.
Ou seja, não necessariamente você precisa ter muitos chamados no suporte, por exemplo, eu tenho esta ferramenta com quase 800 usuários:
E tenho poucos chamados por mês, cerca de uns 3-5. Ou seja, não é algo que irá tomar muito tempo. Tenho um pouco mais agora, pois estou migrando para uma versão mais robusta.
Quando eu fiz entrevistas ao mesmo tempo que eu tinha os meus projetos rodando, isso era algo que eu deixava claro para os recrutadores e neste ponto, vai um compromisso que você irá fazer com a empresa.
Então, por mais que seja uma preocupação válida, geralmente os recrutadores percebem muito valor agregado em um desenvolvedor que conhece uma visão geral de negócio, conhecendo camadas mais profudas, como necessidades do cliente, visão estratégica de produto, marketing, branding, ui, ux e não apenas visa, "qual a melhor stack"? Entende? Vai além do código.
Você acaba conquistando muita experiência e isso acaba se tornando um forte diferencial. Principalmente no mercado de agora, que a concorrência está mais forte.