Muito legal o post. Só tenho uma dúvida em relação a um dos exemplos que você deu, como um projeto pode ser open source e ainda gerar receita? O que impede as pessoas de pegarem o código e usarem o serviço sem precisar pagar?
De fato a pessoa pode subir uma VPS e instalar o serviço, mas ela dificilmente fará isso, pois ela perde a principal vantagem, suporte.
Quando ela o usa o serviço cloud do proprio desenvolvedor ela evita dores de cabeça com infra, tem sempre as ultimas atualizações, suporte e alguns outros beneficios.
E quando ela escolhe hospedar por conta propria, geralmente é um desenvolvedor que opta por isso, vem uma nova vantagem, sempre que ela precisar de algo a mais no sistema, ela pode fazer isso e compartilhar com o dono do codigo. Esta iteracoes no mundo open-source fazem muita diferenca para a carreira de um DEV.
Outra vantagem é que o dono da ferramenta open-source ganha uma grande visibilidade na comunidade e construindo uma comunidade em volta do produto.
Por exemplo, o Steven fez este produto e mais alguns outros, ganhou visibilidade e lançou mais um SaaS. Além de ter varias parcerias com a Vercel. Então, além de gerar renda, ganhou visibilidade e muito valor para a comunidade dev.
Quer um exemplo BR, veja o Felipe Dechamps e o TabNews, é uma escolha dele não monetizar, mas acredite o que não faltariam é pessoas dispostas a comprar publicidade aqui dentro e não apenas isso, olha a visibilidade que ele ganhou.
Então, no fim, não existe bala de prata, mas este tipo de decisão pode trazer vários efeitos positivos.