Executando verificação de segurança...
-2

Machine/deep learning em Go

Sim, o Python possuí uma grande comunidade e uma ampla gama de bibliotecas para deep learning e machine learning. Mas, acho que vale bastante a pena a investir no Go para essa finalidade também. Há várias bibliotecas emergindo (e algumas já estabelecidas) para isso, e pelo Go ser mais rápido, além de ser fácil, acho que logo vai se firmar como uma linguagem forte para machine learning, assim como o Python. Algumas frameworks menos conhecidas que estão emergindo são ótimas e extremamente poderosas, com destaque para GalaktaGlare (fácil, ampla e promissora), goro, hector (documentação fraca, mas é boa), e outras, mas também há aquelas já estabelecidas como Gorgonia e golearn (não recebe mais atualizações).
Será que vale mais apenas continuar investindo no Python para machine learning e deep learning, ou buscar algo mais eficaz, rápido, e algumas vezes mais fácil, oferecido por algumas frameworks Go?

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu não tenho grande conhecimento na area, apenas testo algo aqui ou ali vez ou outra. O tensorflow nunca funcionou no meu notebook(Arch Linux(sabe-se lá porquê kkk)) e o mais proximo que consegui foi o Pytorch.

Maaas por outro lado, devido a isso, acabei descobrindo o Torch(Lua) que é muito legal também, e tem o Flux, que pertence ao ambiente Julia e que torna tudo mais show de bola!(Julia é uma boa lang, devia ser mais explorada kkk)

Como meu foco é apenas aprender conceitos, fundamentos e funcionamento, não me importo com a lang, mas se você quer conseguir um emprego, um projeto especifico etc, eu iria de Python mesmo, é o que todos usam e vão continuar usando.

A questão do Python é que ele é "otimo" pra todo mundo, se você é fisico, ele é bom, se faz engenharia, ele é bom, se é professor, ele é bom... enfim, é facil todo mundo começar com ele, isso torna o aprendizado de maquina acessivel.

1

Eu provavelmente hj à tarde iria me dedicar a começar a fazer buscas na internet por esse tema e extração/análise de dados tbm em Go, por ser uma linguagem extremamente rápida, fácil e poderosa tratando-se de estruturas de dados e manipulação. O Python talvez seja o mais utilizado para isso, mas como já venho estudando Go a um tempo queria ver como está a linguagem para estes temas.

Vendo os links postados, deu pra perceber que já tem bastante coisa legal desenvolvida relacionada ao assunto que nos auxilia, não tinha conhecimento de nenhuma até o momento, ajudou d+

Obrigado!

-6

Sim, muita gente não sabe o que fala. Go está crescendo em todas áreas, já é bem estabelecido no back-end em geral, e está crescendo bastante em machine learning, data science, análise de dados, e outros. Sugiro algumas bibliotecas como GalaktaGlare (é mais atualizada, rápida, ampla e fácil) e https://gorgonia.org/ (mais tradicional e comunidade um pouco maior, mas com uma documentação inferior). Eu particulamente não consigo gostar de Python, ele é lerdo e me parece chato de programar. Prefiro programar em tipagem forte, como Go.

1

Python all the way. Se vc quer atuar na área, nem perde seu tempo com outras linguagens, isso é NICHO e não tem futuro no mercado. Python veio para ficar como a melhor linguagem de programação para essa área, todas as pesquisas e avanços significativos são feitos utilizando python.
Eu sou capaz de falar que se vc chegar em um ML engineer e falar que vc faz ML em go ele vai rir.

-2

O mercado muda, não acredito que Python vai sempre liderar. Um dia, todas essas linguagens vão estar extintas, tudo muda com o tempo. Quando digo "extintas", não quer dizer que vão acabar, mas vão ser esquecidas, assim como Cobol, Haskell e outras. Eu acredito sim, que o Go vai crescer bastante nessa área, até porque é mais rápido, e é tão fácil quanto Python.

1

Tava brincando com um projetinho para montar árvores de decisão, não é exatamente deep learning ou machine learning, mas se aproxima da inteligência artificial chamado CpuFoxIntellect, mas no momento só fiz alguns cálculos de entropia e ganho de informação.

1

Até no front end estão usando Go com pushup só por curiosidade. Dizem que Go é a linguagem do futuro, mas no caso específico de machine learning eu citei Julia por ser da mesma idade que Go e ser semelhante por debaixo dos panos, com a intenção de resolver o maior gargalo do Python que é velocidade.

-1